quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017

Arautos do Evangelho: a impressionante basílica neogótica em Cotia

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Geral

Ao voltar de uma peregrinação a Aparecida na semana passada dormimos uma noite na região de Embu das Artes, conhecida mundialmente pelas galerias e feira de artesanato.

Percorremos o fofo casario histórico e suas lojinhas coloridas, mas foi nos arredores da cidade que tivemos a experiência estética mais deslumbrante da viagem.

A 10 quilômetros do centro de Embu das Artes, já no município de Cotia, fica a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também chamada de Igreja dos Arautos do Evangelho.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Detalhes

O Arautos do Evangelho é uma associação religiosa católica com características bem curiosas, principalmente nas vestimentas. O rito das missas — apostólico romano — é o mesmo ao qual os fiéis estão acostumados no Brasil.

O código de conduta também é baseado na obediência, pobreza e castidade a exemplo da muitas ordens religiosas cristãs católicas. Mas só pela roupa que usam, de longe você identifica um arauto.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Ogivasmatraqueando-instagram1

Toda a simbologia da ordem faz referências aos cavaleiros medievais. Usam botas de cano longo e um hábito ocre ou marrom com uma enorme cruz inspirada na Cruz de Santiago de Compostela bordada na frente.

Os movimentos e genuflexão dentro da igreja são rígidos e concentrados, lembram os de um combatente militar. Na cintura, um enorme rosário para mostrar que são consagrados a Maria. Veja aqui os significados das vestimentas e dos acessórios dos arautos.

Nós não sabíamos o que íamos encontrar. Eu havia visto uma pequena foto do interior da basílica no site de turismo de Embu das Artes. Parecia bonita, mas não dava a dimensão da coisa. Só decidimos visitá-la porque começou a chover muito e tínhamos que procurar uma atividade interna.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Fachada

Ao chegar à Igreja dos Arautos já ficamos impactados com a parte externa. Parecia um castelo. Mas nada, NADA poderia ter me preparado para aquela visão do éden que viria em seguida.

Construída em estilo neogótico, o templo é esplendoroso. Uma manifestação de beleza que eu não me lembro de ter visto em outro lugar do mundo. Volte para a primeira a foto e entenda melhor! :)

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Entrada

Na hora não identificamos, mas tivemos — durante e depois da visita — a Síndrome de Stendhal, uma demência passageira que provoca taquicardia, vertigens e falta de ar, sempre quando a pessoa se expõe em demasia a obras de artes majestosas e perfeitas. 😀

Sério, eu já falei sobre isso aqui. É comum acontecer em Florença, na Itália, onde o quadro foi identificado pela primeira vez.

É certo que na Igreja dos Arautos você não vai encontrar obras de Michelangelo, Caravaggio ou Botticelli. A proposta é outra. Muitas cores milimetricamente coordenadas com grandes ogivas, rosáceas e vitrais, características contundentes da arte gótica. E, im-pres-sio-nan-te, tudo feito pelos próprios arautos.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Altar

Se as fotos já assombram, pessoalmente você fica atordoado. “Nosso carisma é evangelizar pela perfeição e beleza”, diz Renan, o simpático arauto que nos guiou e deu todas as informações durante nossa visita. Em tempo: há diversos detalhes que não mostro aqui. Conhecemos o sacristia, a capela do santíssimo e as imagens restauradas do lugar.

Existe algo que deixa a basílica ainda mais espetacular: as missas com canto gregoriano aos finais de semana. Veja como visitar a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Igreja dos Arautos:

– A basílica fica na Rua dos Agrimensores, 183, Cotia-SP. Chegamos fácil lá com o GPS. Está aberta à visitação todos os dias, das 8h30 às 13h e das 14h30 às 18h. Não é necessário agendar. O telefone é (11) 4614-8827. No nosso caso, ligamos ali de Embu das Artes para confirmar se estavam abertos mesmo e fomos para lá. A visita guiada é gratuita e dura uns 20 minutos. Pode tirar fotos à vontade.

– As celebrações com canto gregoriano acontecem aos sábados, 12h e 17h, e aos domingos, 8h, 10h, 17h e 19h. De segunda a sexta, a liturgia acontece às 19h30 e contém pelo menos um canto gregoriano. (Informações atualizadas em fevereiro de 2017. Confirme antes de ir.)

– A Igreja dos Arautos do Evangelho de Cotia fica a 35 quilômetros de São Paulo e a 8 quilômetros (15 minutos) do centro de Embu das Artes. Há outra basílica dos arautos que fica na Serra da Cantareira, na cidade de Caieiras, a 40 quilômetros da capital. Pelas fotos é tão magnífica quanto esta.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Vitrais

Dica da Matraca | Na mesma rua da basílica está o Templo Budista Tibetando Odsal Ling. O templo tem arquitetura típica oriental e oferece retiros, ensinamentos e cerimônias.  Abre para visitação aos fins de semana e feriados, das 11h às 16h (menos quando há retiros, ligue antes para confirmar.) Tel. (11) 4703-4099.

ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE | PINTEREST

Posts relacionados

Santuário Nacional de Aparecida: guia completo para visitar o maior complexo mariano do mundo

Cinco atrações grátis e estreladas em São Paulo

O bairro da Liberdade  em São Paulo

Compras em São Paulo: pechinchas e lojinhas legais

Rua Oscar Freire: muquiranas também têm vez na rua mais luxuosa do Brasil

Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.

Share