-  Atualizado 01/02/2019

Arautos do Evangelho: a impressionante basílica neogótica em Cotia

Publicado por: Silvia Oliveira Cotia, Cunha, Embu das Artes

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Geral

Ao voltar de uma peregrinação a Aparecida na semana passada dormimos uma noite na região de Embu das Artes, conhecida mundialmente pelas galerias e feira de artesanato.

Percorremos o fofo casario histórico e suas lojinhas coloridas, mas foi nos arredores da cidade que tivemos a experiência estética mais deslumbrante da viagem.

A 10 quilômetros do centro de Embu das Artes, já no município de Cotia, fica a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também chamada de Igreja dos Arautos do Evangelho.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Detalhes

O Arautos do Evangelho é uma associação religiosa católica com características bem curiosas, principalmente nas vestimentas. O rito das missas — apostólico romano — é o mesmo ao qual os fiéis estão acostumados no Brasil.

O código de conduta também é baseado na obediência, pobreza e castidade a exemplo da muitas ordens religiosas cristãs católicas. Mas só pela roupa que usam, de longe você identifica um arauto.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Ogivasmatraqueando-instagram1

Toda a simbologia da ordem faz referências aos cavaleiros medievais. Usam botas de cano longo e um hábito ocre ou marrom com uma enorme cruz inspirada na Cruz de Santiago de Compostela bordada na frente.

Os movimentos e genuflexão dentro da igreja são rígidos e concentrados, lembram os de um combatente militar. Na cintura, um enorme rosário para mostrar que são consagrados a Maria. Veja aqui os significados das vestimentas e dos acessórios dos arautos.

Nós não sabíamos o que íamos encontrar. Eu havia visto uma pequena foto do interior da basílica no site de turismo de Embu das Artes. Parecia bonita, mas não dava a dimensão da coisa. Só decidimos visitá-la porque começou a chover muito e tínhamos que procurar uma atividade interna.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Fachada

Ao chegar à Igreja dos Arautos já ficamos impactados com a parte externa. Parecia um castelo. Mas nada, NADA poderia ter me preparado para aquela visão do éden que viria em seguida.

Construída em estilo neogótico, o templo é esplendoroso. Uma manifestação de beleza que eu não me lembro de ter visto em outro lugar do mundo. Volte para a primeira a foto e entenda melhor! 🙂

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Entrada

Na hora não identificamos, mas tivemos — durante e depois da visita — a Síndrome de Stendhal, uma demência passageira que provoca taquicardia, vertigens e falta de ar, sempre quando a pessoa se expõe em demasia a obras de artes majestosas e perfeitas. 😀

Sério, eu já falei sobre isso aqui. É comum acontecer em Florença, na Itália, onde o quadro foi identificado pela primeira vez.

É certo que na Igreja dos Arautos você não vai encontrar obras de Michelangelo, Caravaggio ou Botticelli. A proposta é outra. Muitas cores milimetricamente coordenadas com grandes ogivas, rosáceas e vitrais, características contundentes da arte gótica. E, im-pres-sio-nan-te, tudo feito pelos próprios arautos.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Altar

Se as fotos já assombram, pessoalmente você fica atordoado. “Nosso carisma é evangelizar pela perfeição e beleza”, diz Renan, o simpático arauto que nos guiou e deu todas as informações durante nossa visita. Em tempo: há diversos detalhes que não mostro aqui. Conhecemos o sacristia, a capela do santíssimo e as imagens restauradas do lugar.

Existe algo que deixa a basílica ainda mais espetacular: as missas com canto gregoriano aos finais de semana. Veja como visitar a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Igreja dos Arautos:

– A basílica fica na Rua dos Agrimensores, 183, Cotia-SP. Chegamos fácil lá com o GPS. Está aberta à visitação todos os dias, das 8h30 às 13h e das 14h30 às 18h. Não é necessário agendar. O telefone é (11) 4614-8827. No nosso caso, ligamos ali de Embu das Artes para confirmar se estavam abertos mesmo e fomos para lá. A visita guiada é gratuita e dura uns 20 minutos. Pode tirar fotos à vontade.

– As celebrações com canto gregoriano acontecem aos sábados, 12h e 17h, e aos domingos, 8h, 10h, 17h e 19h. De segunda a sexta, a liturgia acontece às 19h30 e contém pelo menos um canto gregoriano. (Informações atualizadas em fevereiro de 2017. Confirme antes de ir.)

– A Igreja dos Arautos do Evangelho de Cotia fica a 35 quilômetros de São Paulo e a 8 quilômetros (15 minutos) do centro de Embu das Artes. Há outra basílica dos arautos que fica na Serra da Cantareira, na cidade de Caieiras, a 40 quilômetros da capital. Pelas fotos é tão magnífica quanto esta.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Vitrais

Dica da Matraca | Na mesma rua da basílica está o Templo Budista Tibetando Odsal Ling. O templo tem arquitetura típica oriental e oferece retiros, ensinamentos e cerimônias.  Abre para visitação aos fins de semana e feriados, das 11h às 16h (menos quando há retiros, ligue antes para confirmar.) Tel. (11) 4703-4099.

ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE | PINTEREST

Posts relacionados

Santuário Nacional de Aparecida: guia completo para visitar o maior complexo mariano do mundo

Cinco atrações grátis e estreladas em São Paulo

O bairro da Liberdade  em São Paulo

Compras em São Paulo: pechinchas e lojinhas legais

Rua Oscar Freire: muquiranas também têm vez na rua mais luxuosa do Brasil

Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


13 comentários

  1. Thiago
    Comentário do dia 09/2/2017 às 10:14

    Os arautos fazem um trabalho muito bom de evangelização. Igrejas assim nos enchem de reverência e piedade a Deus. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Amém! 😉

    (Responder)

  2. Patricia Molina
    Comentário do dia 09/2/2017 às 15:28

    Lindissima, obrigada pela dica. Moro em São Paulo e nunca ouvi falar! 😀

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Não só você, meio mundo nunca havia ouvido falar! Eu, inclusive! =D

    (Responder)

  3. Comentário do dia 09/2/2017 às 17:57

    É maravilhosa, impressionante mesmo!! Dá muita vontade de ir conhecer!!
    Moro perto (Osasco) e nunca tinha ouvido falar. Obrigada.
    Na região tem também outro templo budista, o Templo Zu Lai, com cerimônias, visitas, cursos, palestras etc. Fica na Estrada Fernando Nobre 1461, altura do km. 28,5 da Raposo Tavares, sentido interior.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Ediléia! O templo Zu Lai é o mais conhecido da região mesmo. Por isso até comentei deste que fica na mesma rua da igreja dos Arautos, porque ninguém conhece. Todo mundo só vai ao Zu Lai! 🙂

    (Responder)

    Resposta de Ediléia

    Oi Silvia! Vim contar que fui conhecer a igreja e assisti a uma missa. A igreja é maravilhosa e a missa foi linda! Obrigada!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Jura! Que legal! Vamos voltar em julho! Bjs!

    Resposta de Beatriz

    Em Parelheiros há dois templos chineses maravilhosos também. Bem mais antigos que o Zu Lai em Cotia. Vale a pena conhecê-los. Taiwaneses o frequentam.

    (Responder)

    Resposta de Ricardo

    o endereco esta correto da igreja? essa nao fica em caieiras?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Essa é a de Cotia!

    (Responder)

  4. Kamila
    Comentário do dia 09/2/2017 às 18:34

    Uma palavra: boquiaberta!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Até hoje a gente tá de queixo caído!

    (Responder)

  5. Comentário do dia 21/2/2017 às 11:23

    Eu quase tive a Síndrome de Stendhal só de acompanhar as fotos de vocês no instagram! Que coisa linda! E aparentemente tão pouco conhecida, né? Fiquei assim boquiaberta e sem reação na Sinagoga Espanhola de Praga.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Também fiquei bem impressionada com a Sinagoga Espanhola. Mas essa igreja dos arautos me impactou muito mais! Bjs!

    (Responder)

    Resposta de Beatriz

    Maravilhoso o interior da igreja. Acredito que o interior da igreja Nossa Senhora da Lapa, na Lapa em SP, também tem este tipo de pintura interna. Mas, esta é bem mais deslumbrante. Iremos conhecer primeiramente a Basílica que fica na Serra da Cantareira amanhã.

    (Responder)

  6. Marcelo
    Comentário do dia 17/4/2017 às 17:50

    Seguindo a dica deste site, resolvi ir lá conhecer. Sem dúvida uma coisa magnífica, o lugar é de uma paz total e revigorante. Assisti a uma missa (que estava lotada, com gente para fora), e o padre fez um sermão maravilhoso, muito didático e fácil de entender. Voltarei mais vezes com certeza!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Que bacana! 🙂

    (Responder)

  7. Marcelo Rodrigues
    Comentário do dia 29/6/2017 às 04:43

    Impressionante!!!
    As fotos estão muito boas! Você mesma tirou?
    E se elas não dão idéia do que é…vou neste fim de semana conhecer. Já ouvi falar muito bem dos Arautos.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Marcelo! As fotos foram tiradas pelo meu marido, Raul Mattar. A maioria com o celular mesmo! 😉

    (Responder)

  8. Comentário do dia 10/7/2017 às 11:55

    Excelentes fotos, ótima postagem, mas de fato… não dão ideia do que é na realidade. As maquinas e os fotógrafos são bons, mas não há o que registre a sensação presencial.

    (Responder)

  9. Jaqueline
    Comentário do dia 02/8/2017 às 17:25

    Olá Silvia.
    Que bacana!
    Onde você se hospedou em Embu?
    Abraço

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Jaqueline! No Ibis Osasco, que fica a 20 minutos de Embu. Abs!

    (Responder)

  10. Comentário do dia 27/9/2017 às 07:02

    BOM DIA A TODOS DO ARAUTOS ACHEI MUITO LINDA ESSA BASILICA EU AINDA NÃO TINHA CONHECIDA MAIS IREI CONHECELA E TB PARTICIPAR DA STA MISSA ATÉ PQ EU MORO PRÓXIMO A COTIA.LINDA DE MAIS

    (Responder)

  11. jamil edison biasin
    Comentário do dia 26/3/2018 às 01:35

    freqüento o arautos do evangelho em caieiras, a cada 15 dias. local maravilhoso, muita paz, muita emoção com o santíssimo, turibulo com seu incensário,omilia muito bem explicada, disciplina dos que ajudam na missa,canticos gregorianos que enobrecem nosso espirito, se chora em muitos momentos, vale a pena conhecer e acompanhar as missas. vou conhecer a de cotia e já vi pelas fotos, que também é grandiosa.divulguem.

    (Responder)

  12. paulo julio ramos
    Comentário do dia 12/12/2018 às 22:23

    Boa noite, gostei muito de conhecer a igreja Arautos do Evangelho, qual o horário do presépio por favor?
    Quero voltar mais vezes pra assistir a missa muito lindo o canto gregoriano nunca tinha visto algo tão espiritual Deus seja louvado para sempre e sempre.
    Aguardo resposta obrigada.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Não saberia informar, Paulo! Tente entrar em contato diretamente com os Arautos! 🙂

    (Responder)

  13. Otavio Ferreira
    Comentário do dia 16/12/2018 às 14:28

    Estive hoje, 16/12/2018, 14:00 horas, no local do templo, fui informado por um segurança no portão de entrada que não é mais permitida visitação do público, não fui autorizado a entrar. O segurança informou que há cerca de um ano não há mais visitação. Voltei para casa frustrado, mas, o que posso fazer?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Puxa, que pena! O jeito é conhecer o templo durante as missas, todas abertas ao público! De qualquer maneira, obrigada por avisar!

    (Responder)

Um Trackback

  1. […] Arautos do Evangelho: a impressionante basílica neogótica em Cotia  […]

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar