Pixel Code
 -  Atualizado 14/02/2023

#MatracaDrops | 10 passeios incríveis com crianças e adolescentes em São Paulo

Publicado por: Silvia Oliveira Matraca Drops, São Paulo Capital

Catavento Cultural

Em São Paulo, existem muitos passeios e atividades que envolvem toda a família. Vou destacar apenas 10 deles:

1. Catavento Cultural | Fica no antigo Palácio das Indústrias, construção de 1924. O Catavento é um espaço interativo de ciências e tecnologia com mais de 250 instalações, divididas em quatro seções: 0 Universo, o Engenho, a Vida e a Sociedade. Para mim, é o melhor passeio com crianças e adolescentes em São Paulo. (Off topic: a Rua Santa Rosa, em frente ao Catavento, faz parte da zona cerealista da cidade. É um excelente lugar para você encontrar toda a sorte de queijos, castanhas, cereais e temperos baratos.)

2. Museu da Língua Portuguesa | O melhor e maior museu do mundo sobre a nossa língua. Lúdico, interativo e imersivo. Conecta de forma emocionante as nossas origens ao idioma, à história, às influências e as formas que a língua assume no cotidiano das pessoas. E ainda fica no histórico edifício da Estação da Luz, um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao Brasil.

3. Parque da Mônica | São mais de 20 atrações educativas e interativas. Além dos tradicionais brinquedos como Roda Gigante da Turma, Casa da Mônica, Piscina de Bolinhas do Cascão, Montanha Russa do Astronauta e Escalada do Piteco, há diversos atrativos temáticos. Um deles é o Horacic Park, onde o visitante percorre ambientes pré-históricos, dentro de um barquinho que, ao final, cai na água. Diversão para toda a família. Fica pertinho da estação Jurubatuba da CPTM.

4. iFly | Uma espécie de paraquedismo indoor. Tem um túnel de vento com alta tecnologia que simula uma queda livre com paraquedas. Podem participar crianças a partir de 3 anos.

5. Museu das Ilusões | Uma divertida experiência de ilusão de ótica com mais de 60 atrações. As fotos ficam muito engraçadas. Está no Shopping Eldorado de São Paulo.

6. Museu do Futebol | Nem eu nem meu marido somos fãs de futebol. Quando fomos ao museu, minha filha era pequena e, mesmo assim, gostamos muito do aprendizado da visita. O museu fica embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, um dos mais antigos do Brasil. São 15 salas interativas com objetos, painéis para assistir aos melhores gols, fotografias e projeções dos grandes craques da história do esporte.

7. Action Park | Maior parque indoor de São Paulo, está voltado às crianças e adolescente mais aventureiros.

8. Aquário de São Paulo | É o maior oceanário do estado. O espaço de 15 mil m² e 4 milhões de litros de água abriga centenas de espécies, sendo referência no tratamento, bem-estar e manejo desses animais. Reproduz ambientes de lugares como Amazônia, Pantanal,  Patagônia, África, Indonésia e Austrália. Tem até pinguim e urso polar. Não é uma visita barata (ingresso para crianças de 02 a 12 anos sai por R$ 80 – valores de fevereiro de 2023). Mas é uma visita única que pode atender interesses particulares da família.  Fica perto da estação Santos-Imigrantes (linha verde do metrô).

9. Fazendinha Estação da Natureza | Criada em 1995, a fazendinha foi o primeiro espaço rural pedagógico criado e dirigido por profissionais da educação. É impactante encontrar um lugar com tanta familiaridade com a natureza em São Paulo. A área – de aproximadamente 10 mil metros quadrados – tem lago, pomar, jardins, instalações para animais, lojinha e restaurantes. Grátis para crianças abaixo de 2 anos completos e adultos a partir de 65 anos. Meia-entrada para crianças e adultos com necessidades especiais, Síndrome de Down e autismo e seu acompanhante, mediante apresentação de documentação na bilheteria. Funciona sábados, domingos e feriados. Fica no Brooklin.

10. Parque Villa Lobos | Construído em homenagem ao centenário do maestro Heitor Villa-Lobos, a área de 730 mil metros quadrados conta com ciclovia, playground, bosques com remanescentes da Mata Atlântica, pista de cooper, aparelhos de ginástica, orquidário e uma ótima biblioteca. O percurso “Vai pela Sombra” (540 metros) mostra as diversas espécies de árvores do local. Já o “Circuito das “Árvores” (230 metros) é um caminho de madeira suspenso, onde você pode observar pássaros e as copas das árvores. No local tem empresas que alugam bicicletas. É permitido fazer piqueniques. A entrada principal do parque está na avenida Professor Fonseca Rodrigues. A entrada é gratuita.

Matraca Drops é uma série de perguntas e respostas curtas no Instagram do @matraqueando, com várias temporadas atualizadas diariamente. As questões, dúvidas e reflexões que aparecem com mais frequência por lá são trazidas para o blog. Veja todos os drops aqui.

Leia também:

O que fazer no bairro da Liberdade

As comidinhas de São Paulo

Compras em São Paulo: penchinchas e lojinhas legais

Embu das Artes: o que fazer no maior polo artístico de São Paulo

Foto: Catavento Cultural | Joca Duarte


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Viagens e Comidinhas | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2024 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar