-  Atualizado 15/10/2011

Manaus: Teatro Amazonas

Publicado por: Silvia Oliveira Amazonas, Manaus

Com minha mega-top-de-linha máquina comprada na zona franca de Manaus (uma canonzinha de meia-tigela) saí fotografando tudo pela cidade. Mas eu não tinha tripé e as fotos internas do teatro só prestaram para eu poder olhar sempre meu álbum e querer voltar. (De preferência com o Raul e a máquina dele.) Antes de falar do teatro que mais me impressionou nos últimos anos é bom saber: Manaus completou em outubro 339 anos. São mais de três séculos de contrastes. No princípio foram os embates entre índios e colonizadores europeus. Hoje, a floresta amazônica resiste ao lado de um grande polo industrial. A cidade é uma das maiores exportadoras de produtos eletrônicos do mundo.

Nesse meio tempo calhou de surgir o momento fru-fru de Manaus. O  Ciclo da Borracha foi um período em que a capital entrou para o rol das cidades mais prósperas da Terra. O látex retirado das seringueiras era uma mercadoria muito visada na Europa e Estados Unidos. Para consagrar essa época foram construídos vários prédios e casarões em estilo belle époque. O Teatro Amazonas, do século 19, foi o maior deles com capacidade para 700 pessoas e três andares de camarotes. O salão nobre tem características barrocas. Destaque para a pintura de teto chamada A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia, de 1889, feita pelo artista italiano Domenico de Angelis.

É a construção histórica mais importante da cidade. Tem telas pintadas em Paris, lustres trazidos de Veneza e a pintura do pano de boca do palco – idéia do cenógrafo Crispim do Amaral – faz referência ao Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões. Tinha tudo para ser cafona, démodé, fora de propósito. Se fosse uma pessoa, o Teatro Amazonas poderia até ser chamado de convencido e vaidoso. Mas é modesto e acanhado: sobreviveu ao fim dos tempos áureos e se manteve entre os mais bonitos e bacanas do Brasil.

SERVIÇO

Teatro Amazonas
Local: Praça São Sebastião, s/nº | Centro | Manaus
Tel.: (92) 3232.1768
Funcionamento: segunda à sábado, 9h às 17h.
Entrada: R$ 10 (a visita é guiada).

Fotos: Sílvia Oliveira | Matraca´s Image Bank


Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


17 Comentários

  1. Anonymous

    Oi Silvia ! Que bom ver seu blog fervendo outra vez. Não sei se lembra de mim… fui sua aluna até abril deste ano, antes do nascimento da sua filha…e pretendo voltar a ser em breve. Gostei muito do visual novo do blog. A propósito, você tem razão a respeito do Teatro Amazonas. Estive em Manaus ha uns 8 anos e ainda guardo comigo o sentimento de gradiosidade que tive ao entrar nesse teatro. É belíssimo.
    Super beijo! Rilza.

    responder
  2. Silvia Oliveira

    ô, Rilza! Claro que me lembro de você! Eu também estive lá há 8 anos, foi em junho de 2000. Quero muito voltar para ficar, pelo menos, uma semana. Mas nada de hotel-selva por enquanto. hohoho!

    responder
  3. Claudia Pimenta

    oi sílvia! que fotos lindas! o brasil tem tesouros tão inexplorados… que bom que vc nos mostra este teatro maravilhoso! bjs!!!

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Claudia! Lindo é o teatro… já as fotos… foi uma sessão-salvação no photoshop… ou estavam escuras, ou tremidas ou desfocadas! hahahaha!
    Bjs!

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Silvinha, escrevo para te contar que já tenho o domínio do Turomaquia, e que o endereço ficou assim:
    http://www.turomaquia.com
    Muitos beijos

    responder
  6. SÍLVIA OLIVEIRA

    Uhu! Chiquitíssima, você! Fica facílimo de memorizar, Pati. Parabéns!

    responder
  7. Olá,
    Lindas fotos!
    Pude presenciar isso também!

    visite meu site:
    http://www.verdejava.com.br

    responder
  8. Oi, Silvia

    Poxa, nenhuma palavrinha sobre o hostel..

    Magoou

    Fechamos por 10 dias para reforma e reabrimos hj. O ambiente tá renovado, tudo novinho para nossos hóspedes.

    Paula

    responder
    • Silvia Oliveira

      Paula, não tenho data marcada para falar do hostel onde fiquei. Antes de escrever sobre Manaus tenho que concluir matérias sobre Recife, Inhotim, Maceió, Natal… Além do que, o site é só mais um dos meus dezenas de afazeres! Abs! 🙂

      responder
      • Silvia Oliveira

        Ah, não sei se você percebeu, mas este post sobre o Teatro Amazonas é de 2008 – referente a uma viagem que fiz para lá em 2000… não tem nada atualizado ainda no Matraqueando sobre Manaus 2010.

        responder
  9. Antonia

    Bom dia minha linda, adoooro os seus comentários, é como se estivesse participando da viagem.

    Dia 17/08 vou conhecer Manaus (eu, meu marido e meus pais), ficaremos até o dia 22/08, gostaria de algumas dicas sobre hospedagem bacana e barata, restaurantes, e se é mesmo verdade que vale a pena comprar relógios e importados lá, etc.

    Antecipadamente agradeço. Sucesso…..

    responder
    • Silvia Oliveira

      Olá Antônia! É difícil encontrar hospedagem barata em Manaus. Quando fui, fiquei no Hostal de lá! Abs! http://www.manaushostel.com.br/albergue.php

      responder
      • Antonia

        Muito obrigada, se eu encontrar algo interessante, posto aqui depois….
        Dia 10/08 vou para Natal, já anotei todas as dicas da sua estada por lá.
        Um abração

        responder
    • Silvia Oliveira

      Ah, sobre compras… eu não comprei nada significativo por lá! Mas dizem que a Zona Franca de lá não vale mais á pena!

      responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar