Noite Mexicana: cardápio, receitas e dicas de como montar tacos e burritos

Publicado por: Silvia Oliveira Comida Mexicana, Festa Temática

A gastronomia tradicional do México foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. É uma culinária tão antiga que foram encontrados resquícios dos pratos mais conhecidos nas populações pré-colombianas. Não à toa, preparar uma Noite Mexicana em casa, além de ser simples, eleva até a nossa autoestima viajante! 🙂

As técnicas milenares e a preservação de ingredientes simples como milho, feijão e pimentas transformaram a comida mexicana num sucesso mundial. Associada a temperos de sabor marcante como coentro e cominho, é o tipo de gastronomia que surpreende até que tem um paladar mais restrito.

A primeira vez, aliás, que eu comi abacate como comida salgada — o tradicional Guacamole — foi no México, no ano de 2000. Amor à primeira vista. Provei de tudo, de Mole Poblano (frango com calda de chocolate salgada) até os tradicionais Burritos, uma espécie de sanduíche enrolado numa tortilla de trigo, que leva diversos tipos de recheio. Não escapei nem do Chapolín Frito (grilos fritinhos, lembram camarão crocante).

COMO PREPARAR UM JANTAR MEXICANO EM CASA

Preparativos: testando as tábuas e louças para montar a Noite Mexicana

Para preparar um Jantar Mexicano você não precisa se complicar. Nada que uma panelada de Chilli Beans com Tortillas e Sour Cream não resolvam seu problema. Se quiser incrementar, o facílimo Guacamole com Nachos (tortillas chips) fecham o cardápio com chave de ouro. Dessa vez, eu ainda preparei as deliciosas Quesadillas, um tipo de queijo quente mexicano.

CARDÁPIO PARA NOITE MEXICANA

  • Chilli Beans
  • Guacamole
  • Sour Cream
  • Quesadilla
  • Burritos
  • Tacos
  • Nachos
  • Molho de pimentas Tabasco® para acompanhar

Sugestão de bebidas: cerveja Sol ou Corona (típicas mexicanas) e Margarita, um coquetel feito com tequila, sal, suco de limão e licor de laranja.

RECEITA DE CHILLI COM CARNE MOÍDA E FEIJÃO

Se você pretende fazer uma Noite Mexicana com sustância, o Chilli pode ser considerado o prato principal. Vai ser recheio para Burritos e Tacos e, ainda, pode ser degustado com os Nachos. Existem muitas formas de prepará-lo. Há quem acrescente até canela e cacau. Mas na base do molho não podem faltar cominho e pimenta.

INGREDIENTES PARA O CHILLI

  • 500 g de carne moída
  • 2 xícaras de feijão cozido (não deve estar desmanchando)
  • 2 tomates maduros picados em cubos
  • 1 cebola média picada em cubinhos
  • 2 dentes de alhos picadinhos ou amassados
  • ½ pimentão vermelho cortado em cubos (mais ou menos meia xícara)
  • 800 ml de água fervente (ou quanto bastar para cobrir o refogado)
  • azeite para refogar
  • sal, cominho e pimenta a gosto

Dica 01 | Muitas pessoas não se sentem bem com pimentão. Você pode trocar por pimenta biquinho, que não tem ardência, mas oferece a textura do pimentão. Ou até mesmo retirar o ingrediente, se for do seu agrado.

Dica 02 | O cominho e a pimenta são os temperos chaves da receita de Chilli Beans. Originalmente, os mexicanos costumam usar a própria pimenta chilli (daí o nome do prato), que é extremamente ardida. No Brasil, chamamos de pimenta cumari. Nesta receita, eu coloco uma colher de sobremesa do molho de pimenta tabasco vermelha e acrescento uma colher (café) de páprica defumada.

Dica 03 | Já o cominho tem sabor marcante, assim como o coentro. Vá colocando aos poucos e provando. Eu gosto do sabor de cominho suave, então coloco meia colher (café) do tempero.

MODO DE PREPARO DO CHILLI

1. Leve ao fogo médio uma panela grande com azeite. Quando esquentar, refogue a cebola e o alho por uns três minutinhos sem deixar queimar.

2. Acrescente a carne moída e misture bem. Deixe refogar por uns 5 minutos desfazendo com a colher os grumos de carne moída. A ideia é que ela fique bem soltinha.

3. Quando a carne estiver bem soltinha, coloque os temperos (sal, cominho e pimenta) e volte a mexer. Deixe cozinhar em fogo baixo mais uns cinco minutinhos.

4. Coloque na panela os tomates e o pimentão picado. Misture bem. (Os tomates vão soltar um pouquinho de água, mas se a panela estiver secando muito coloque só um fiozinho de água quente para continuar refogando.)

5. Por último, você vai colocar a água fervente e os feijões já cozidos. Misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio por uns 20 minutos para a água dar uma reduzida e o molho encorpar mais. Vá conferindo o feijão porque ele não deve desmanchar, os grãos devem estar macios, mas inteiros.

6. Sirva quente acompanhando de tacos e tortillas para preparar os burritos. Se gostar, jogue queijo cheddar ralado por cima.

Dica 01 | Para ganhar tempo, você pode preparar o Chilli no dia anterior e armazená-lo na geladeira. É só esquentar na hora de servir.

RECEITA DO SOUR CREAM (CREME AZEDO)

Se você gosta de comida mexicana já deve ter provado o Sour Cream. É um molho delicado e cremoso feito, originalmente, com creme de leite fresco e limão. Por isso, recebe também o nome de Creme Azedo.

E é justamente esse sabor que faz um contrabalanço com o picante da comida mexicana. O detalhe é que você vai encontrar muitas receitas de sour cream: algumas levam iogurte ou cream cheese. A minha preferida é com cream cheese.

INGREDIENTES DO SOUR CREAM

  • 300 g de cream cheese (pote grande)
  • 100 g de creme de leite (sem soro, pode ser o de caixinha, mas se for o fresco é melhor pois o teor de gordura dele é um pouco menor)
  • suco de 1 limão
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO DO SOUR CREAM

1. Coloque todos os ingredientes em uma travessa e vá misturando até obter um creme bem homogêneo.

2. Atenção aqui: dependendo do tipo de creme de leite que você usar, o molho fica muito líquido. Então vá colocando o creme de leite aos poucos e vá mexendo. O Sour Cream não deve ficar líquido e, sim, cremoso.

3. Leve o Sour Cream à geladeira até na hora de servir. Ao gelar, ele deve ficar um pouquinho mais consistente.

Dica 01 | Se quiser fazer com iogurte natural é só substituir o cream cheese por dois potes de iogurte (sem o soro). Com o iogurte o azedinho se destaca mais. Coloque menos limão, porque ele pode ficar muito líquido.

Dica 02 | O Sour Cream é um molho tão maravilhoso que você pode usar em saladas, peixes e até como cobertura das Batatas Hasselback ou dos tradicionais Huevos Rancheros Mexicanos. (Clique nos links para ver as receitas.)

RECEITA DE QUESADILLA

Aprendi a fazer a Quesadilla com a Perla, minha querida amiga mexicana com quem dividi a residência universitária durante o meu mestrado na Espanha. É tão simples e saborosa que você nunca mais vai ficar sem.

INGREDIENTES DA QUESADILLA

  • Tortillas de farinha de trigo (a mesma que se usa para fazer o Burritos)
  • Queijo mozzarella ou outro tipo que fique bom derretido

Dica 01 | Apesar de se chamar “quesadilla”, que vem da palavra queso (queijo) em espanhol, esse prato pode levar outros tipos de recheios como presunto, bacon, tomate ou frango.

MODO DE PREPARO DA QUESADILLA

1. Leve uma frigideira ao fogo baixo. Não precisa esperar esquentar. Coloque a tortilla e distribua o queijo por cima da metade.

2. Dobre a tortilla ao meio e tampe a frigideira até o queijo derreter. Mantenha sempre o fogo baixo, porque a tortilla não deve queimar. Se usar o queijo mozzarella, que derrete bem rápido, em dois ou três minutos você tem sua Quesadilla pronta!

RECEITA DE GUACAMOLE

O aperitivo mexicano mais famoso do mundo à base de abacate (ou avocado) leva poucos ingredientes e fica pronto em menos de 10 minutos. Veja aqui meu post completo com a receitinha do Guacamole.

COMO MONTAR OS BURRITOS

1. Aqueça a tortilla no micro-ondas por 30 segundos. Esse passo é importante, pois a tortilla (de trigo ou de milho) precisa estar quente para enrolar, se não a massa quebra. Acrescente o recheio desejado. No caso, coloquei uma camada de Sour Cream, o Chilli, alface picado e pimenta biquinho cortada em rodelinhas. (A saladinha poderia ser também o Pico de Gallo, uma espécie de vinagrete mexicano que leva pimenta e coentro).

2. Dobre as duas abas laterais (esquerda e direita) da tortillas, mas não feche muito, essa dobra não deve cobrir o recheio.

3. Dobre a parte inferior sobre o recheio. E agora você vai começar a enrolar o Burritos.

4. Com delicadeza vá enrolando com o cuidado para que as pontas superiores não se abram.

5. Depois de pronto você tanto pode cortá-lo ao meio (o que fica mais fácil para comer) ou abocanhá-lo assim mesmo.

6. Caso prepare os Burritos com antecedência você pode enrolá-lo no papel alumínio para manter a temperatura.

COMO MONTAR OS TACOS

1. Aqueça os tacos no forno por 5 minutos. Eu coloco 30 segundos no micro-ondas (ele não perde a crocância).

2. Acrescente alface e tomate picadinho (poderia ser também o Pico de Gallo, uma espécie de vinagrete mexicano que leva pimenta e coentro).

3. Coloque o sour cream por cima da salada.

4. Se quiser, acrescente mais Chilli (é sempre bom colocar menos na base para não vazar pelos lados).

ONDE ENCONTRAR TACOS, NACHOS E TORTILLAS

Se você mora num centro maior é provável que tenha nos hipermercados uma seção de produtos dedicada à comida mexicana. A marca Frontera costuma oferecer uma boa variedade no varejo, incluindo as pimentas que imitam as da marca Tabasco®, mas que custam a metade do preço.

Já a Garytos (do grupo Sequóia) atende no varejo em algumas cidades. Onde a marca não chega ainda aos supermercados, eles vendem pelo site www.tortillas.com.br e fazem entregas em todo brasil. O que eu gostei da Garytos é que os produtos chegam inteiros e você aproveita 100% dos nachos e tacos (que são frágeis e crocantes e podem quebrar durante o transporte ou armazenamento). A Garytos tem fazenda e produção própria, além de não trabalhar com milho transgênico.

Se você não tiver acesso a nenhuma dessas opções, é possível improvisar com muita dignidade. Os nachos podem ser os Doritos (de preferência o do pacote azul que tem tempero beeem suave, como deve ser uma tortilla chips original).

Já para fazer o burrito, uma das opções é comprar os tradicionais wraps. Eu gosto do wrap da marca Wickbold. Mas já provei o sem glúten da Casa Rigani e é muito bom também!

DICAS DE DECORAÇÃO PARA JANTAR MEXICANO

Aqui vai uma dica do que eu não fiz, mas gostaria de ter feito se a quarentena não me impedisse de circular pela cidade atrás de coisinhas fofas.

Eu queria ter comprado, pelo menos, uns vasinhos de cactos. Daí era só amarrá-los com linhas coloridas, lembrando bem a alegria mexicana. Mas o marido quando foi ao mercado não encontrou cactos, só as suculentas. Então, fica para a próxima.

Aproveito para perguntar: você tem alguma receitinha mexicana especial para compartilhar? A caixa de comentários é toda ouvidos! 😉

SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS!

Posts relacionados

Huevos Rancheros: a minha receita mexicana preferida para a segunda sem carne

Guacamole: o delicioso aperitivo mexicano que fica pronto em 10 minutos

Brunch Árabe: cardápio simples e receitas fáceis para fazer em casa

3 ideias incríveis de tábuas de frios: como montar e servir

E ainda

Noite do Crepe Francês: receitas e montagem de crepes doces e salgados

Fondue de chocolate: receita simples e montagem criativa

Para ver mais dicas de receitas, festinhas, comes e bebes siga o meu Instagram. Lá eu sou a @matraqueando. Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS.

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. 

Compartilhe este post da Noite Mexicana com os amigos, clicando nos botões abaixo! 😉



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


4 Comentários

  1. Giordana

    Que delicia! Adorei a ideia. Valeu matraca! Bjs!

    responder
    • Silvia Oliveira

      De nada! 🙂

      responder
  2. Adriana

    Eu amei as receitas, vou favoritar a página pra tentar fazer! Adoro restaurante mexicano, mas sigo em isolamento, não me sinto confortável de ir em mesmo que muita coisa já esteja aberta, o que não é motivo para deixar de comer a comida, se posso fazer em casa! P.S: Você monta a mesa de modo tão bonito!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Obrigada, querida! Faça em casa, sim! Não são receitas difíceis e fica tudo tão gostoso quanto num restaurante! 😉

      responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2020 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar