-  Atualizado 04/06/2019

Restaurante Zea Maïs: o melhor contemporâneo

Publicado por: Silvia Oliveira Curitiba

[ESTE RESTAURANTE ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO]

O premiado chef Celso Freire investiu numa combinação curiosa e acertou mais uma vez: comida contemporânea e um casarão de 1917. O antigo prédio de Curitiba já abrigou o famoso Hotel Johnscher – que fez muita história no século passado. Escolhido pela Revista Veja como um dos três melhores restaurantes da capital, o Zea Maïs oferece alta gastronomia sem o constrangimento que esse tipo de cozinha pode causar em jacus com eu.

O local é pequeno, mas aconchegante. Um gigante painel de fotos na parede do fundo é a marca registrada do lugar. Retratam artisticamente o centro de Curitiba. No meio do salão há um bar para quem quiser ficar só na bebidinha. O mobiliário é o charme da decoração. Cadeiras de madeira Cimo – um clássico dos anos 50 – convivem harmoniosamente com móbiles de varetas de pinho presos no teto por arame de construção.

A luz é indireta. Há mesas de bistrôs com cadeiras altas. Os pratos são desenhados, saborosos e, por incrível que pareça, com preços bem acessíveis por tratar-se do chef que tem e do ambiente que oferece. O Mignon Sur Ton é galante: medalhões de mignon entrelaçados com purê de grão-de-bico, cebolas carameladas e patê de foie gras. Sai por R$ 35,80.

Outra opção é o Filé de Peixe Grelhado com Vinagrete de Tequila e Guisado de Banana da Terra. Só o tamanho do nome do prato já é uma história para contar. Este vale um pouquinho mais: R$ 39,80. O cardápio, elaborado por Freire, é executado por Joy Perine, eleita a Chef do Ano. Joy está na casa desde a inauguração, há quatro anos. O lugar é perfeito para casais – ainda que mulheres solteiras façam parte da freqüente clientela.

Neste mês, a Revista Playboy – numa reportagem sobre os melhores restaurantes do Brasil – também elegeu o Zea Maïs como o bambambam da cidade. A Editora Abril contratou o nosso fotógrafo oficial, Raul Mattar, para produzir as fotos da publicação. Eu, na condição que me cabe, não posso fazer nenhum comentário a respeito do resultado final. Hoho.

Fotos: Raul Mattar

[ESTE RESTAURANTE ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO]



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


15 Comentários

  1. Anonymous

    Ai-ai… Esse post eu preciso ser a primeira a comentar (já que ando tão atrasada!)e sem nenhuma crítica ao trabalho do fotógrafo, pois as fotos estão perfeitasss, (esperta a Editora Abril), o melhor do Zea Mais, é EXPERIMENTAR cada "sabor". A-DO-REI o lugar, a equipe, a comida, a hospitalidade, o perfume, o sorriso dos q te atendem… Putzzz… Achei íncrivel! Fazia tempo que eu não me impressionava tanto com um lugar. E olha que em seguida, mandei um e-mail formalizando minha satisfação e eles me responderam elegantemente. Ou seja ainda por cima, fazem "Marketing de relacionamento"… hehehe!
    Achei também ideal para casais e logo vou levar minha cara-metade, pois dessa vez eu estava em Curitiba com uma amiga, trabalhando! Enfim: Arrasam!!
    Bjs
    Nair

    responder
  2. malu bueno - florida

    Em dezembro vou para o Brasil passar as festas de fim de ano com a famliia. Vou passar em Curitiba com o maridao. Já tenho dois compromissos confirmados: conhecer a "sede" do Matraqueando e o Zea Mais! Concordo com a Nair, Raul, você foi perfeito. Com todo o respeito ao texto delicioso da Silvinha, só as fotos já venderiam o lugar! Abraços!

    responder
  3. Muricando

    Você me salvou. Hoje completo 10 anos de casamento. Vou levar a patroa lá… Liguei para fazer reserva, mas ninguém atendeu agorta de manhã. Vou tentar mais tarde… O lugar parece muito bacana mesmo… e os praots… huuuummm, espero que o Raul não esteja enganando a gente! hahaha…

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Owww, Nair! Eu até imaginei que você tivesse ido lá. Porque numa caixa de comentários de algumas semanas atrás você disse que tinha conhecido um restaurante charmoso na Rua Barão do Rio Branco. Eu até perguntei lá nos comentários se era o Zea Maïs… mas você, chuif, não respondeu! hahahahahaha. Brigada pelo relato. Beijos querida!

    responder
  5. SÍLVIA OLIVEIRA

    Malu: você vem a Curitiba??? Uêba! Passe-me todo a programação… quem sabe não vamos todos juntos (você, maridão, raul e eu lá ao Zea Maïs?!. Dessa vez eu quero comer o nhoque de raízes! 😛
    Bjs!

    responder
  6. SÍLVIA OLIVEIRA

    Murica: só consegui responder os comentários agora, às dez e meia da noite! Talvez você já tenha até jantado… caso tenha conseguido lugar! ¡Ojalá lo hayas pasado muy bien! 🙂

    responder
  7. Claudia Pimenta

    oi sílvia! agradeço os elogios (fico até corada… risos) – vc é mesmo uma graça! se vc quiser um ray-ban, procure pelos tamanhos menores (basta olhar na haste); o meu aviator é large! tenho certeza que ficarão super bem! ah, aproveito p/lhe convidar a conhecer as viagens do pepperinfashion (o link tá lá no blog) – é uma compilação de dicas e posts de viagens… um projeto futuro! ele ainda está começando, mas espero que seja um espaço p/dividir com os amigos o que vi/conheci/aprendi viajando… lhe espero!!! depois me conta o que vc achou, tá? bjs!!!

    responder
  8. Luisa

    Silvia, que excelente dica para levar o namorado italiano! Nao sei pq, mas eu nem me lembrava mais da existencia desse restaurante. Valeu pela lembranca!

    Bjs

    responder
  9. SÍLVIA OLIVEIRA

    Claudia! Tô colocando minha leitura em dia lá no Pepper In Fashion! Bjs.

    responder
  10. SÍLVIA OLIVEIRA

    Luisa! É um restaurante relativamente novo (4 anos!). Mesmo com o exigente paladar dos italianos, com certeza vai fazer sucesso se você levá-lo lá! beijos!

    responder
  11. Marcia

    Esse restaurante é realmente MARAVILHOSO! E se quiser dar uma esticada depois do jantar, tem o VOX ali do lado, que é uma das melhores baladas da cidade tbm (anos 80)!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Obrigada pela dica! 🙂

      responder
  12. Carolina

    Esse restaurante fechou em 2016.

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar