-  Atualizado 01/08/2017

Feijoada da Matraca: dicas de decoração, cardápio e receitas

Publicado por: Silvia Oliveira Festa Adulto, Receitas

Sou uma cozinheira tão mequetrefe que para aprender a preparar feijoada tive até que fazer curso. Depois desembesto a testar daqui e dali até a hora em que eu acho que, sim, ficou bom!

Sem contar que na minha casa existe um problema: eu gosto da feijoada completa (com direito a pé, rabo e orelha do porco) e meu marido só come com as carnes “nobres” do prato.

Assim, meio que me viro nos 30 para fazer duas panelas, cada uma com os ingredientes favoritos de cada um. Há algumas semanas, preparando mais uma feijoada familiar resolvi incrementar na apresentação. Cêis sabem, né… se não for para fazer evento nem me chame para preparar o almoço! Rá! 🙂

FEIJOADA PARA RECEBER AMIGOS EM CASA

Com todos os ingredientes comprados (eu cozinho a feijoada um dia antes) comecei a montar o buffet. A ideia é só mostrar para você que com muito pouco e usando as peças de casa mesmo podemos deixar aquele almoço mais festivo e agradável.

Usei estas louças marrons da Oxford, uma linha do anos 90. Eram da minha mãe que acabou repassando o jogo completo para mim. O que percebi quando publiquei algumas fotos no meu instagram é que  a humanidade inteira já teve estes pratos!

Acho que ficam ótimos em festinhas rústicas. A feijoada e todos os acompanhamentos (arroz, couve refogada, laranjas descascadas, farofa e vinagrete) foram servidos ali, um do ladinho do outro.

As plaquinhas para colocar os nomes das comidas eu comprei numa loja da Rua 25 de Março, em São Paulo. Elas lembram os quadros do tipo lousa e vêm num minicavalete. Um charminho!

Não que você precise de placas indicativas para mostrar ao seu convidado o que é “couve” ou o que é “farofa”. É só pela firula estética mesmo! Você pode escrever nas plaquinhas com giz escolar ou imprimir em uma folha à parte e colar por cima (minha opção!).

Usei a fonte Chalk Hand Lettering Shaded que você pode baixar gratuitamente aqui. Só um detalhe: esta fonte não aceita acentos. Então eu os colocava à mão com o giz escolar. 🙂

A plaquinha preta eu fiz no programa adobe ilustrator, mas depois eu vi que um monte de site oferece modelos variados e gratuitos. Veja no Montando a Minha Festa  e no Fazendo a Minha Festa. Eu imprimi em impressora jato de tinta usando um papel adesivo do tipo A4, recortei e colei nas plaquinhas.

Num aparador lateral coloquei as bebidas e as taças com haste de vime, um jogo maravilhoso que ganhei de casamento e que acompanha esta jarra revestida com o mesmo material.

Na suqueira (comprada no bairro da Liberdade, em São Paulo) fiz uma água aromatizada (maçã, laranja, limão, morangos e  folhas de hortelã, tudo cortado em pedaços, 1,5 litro de água e gelo).

E para receber os copinhos do caldinho de feijão usei esta “bolacha” de tronco de árvore maravilhosa que combina com qualquer coisa que você vá fazer em casa, desde um festival de sopas ou uma noite de founde.

Observe que eu não gastei quase nada com flores. Comprei um vaso de girassol e uns ramos de astromélias, pinóquio e tango (tipos de flores) para montar dois pequenos arranjos em garrafinhas de cerveja.

Se fosse uma festa mais elaborada eu procuraria por garrafas com aqueles rótulos importados, mais ou menos como estas que a querida Bonfa usou em uma degustação de cervejas!

CARDÁPIO

Entradinhas

Caldinho de feijão

Torresmo (opcional, eu não fiz porque já tem bacon na feijoada e na farofa que faço)

Principal

Feijoada

Arroz branco

Couve refogada

Farofa à la Matraca

Vinagrete

Laranjas descascadas

Sobremesas

Doce de abóbora

Goiaba cascão cremosa (eu compro da marca Zélia)

Doce de Leite

Queijo Minas

Frutas frescas (manga, kiwi, morango e abacaxi — tudo cortado em pedaços)

Bebidas

Água saborizada

Suco de uva integral

Suco de laranja natural

(Nós não bebemos álcool, mas é claro que cerveja e caipirinhas são os acompanhamentos perfeitos para uma feijoada.)

FEIJOADA PARA FESTA DE ANIVERSÁRIO

Além dessa possibilidade de fazer uma boa feijoada em casa para receber poucos amigos, você pode usar a ideia para um evento de porte maior.

Meus irmãos e eu resolvemos comemorar o aniversário da minha mãe com o mesmo prato! E toca a Matraca preparar uma receita para 25 pessoas. #socorro

A incumbência me tirou o sono, até porque eu moro em Curitiba e o almoço ia ser em Londrina. Tudo naquela correria de sempre, já que eu poderia chegar somente um dia antes do evento.

Ah, na plaquinha aparece “Feijoada da Sílvia”, porque minha mãe também se chama… Sílvia. =D

O cardápio do aniversário dela foi praticamente o mesmo, incluindo os doces caseiros, apenas acrescentamos um bolo para os parabéns (maravilhoso, feito pela confeiteira Sandra Cristina)  e as cervejas.

Também não gastamos com flores. Apenas comprei uns vasinhos simples de margaridinhas amarelas. Para os centros de mesa, usei esses saquinhos de juta para simular um mini saco de feijão (também usado na decoração que fiz em casa).

Enchi até a metade com areia e a outra metade completava com o feijão. Importante: a areia tem que ser colocada dentro de um saco plástico se não ela vaza pelos buraquinhos da juta.

 

De lembrancinha, molho de pimenta. Comprei as garrafinhas (vazias) no Armazém das Embalagens em Curitiba. Um kit com 10 custa em torno de R$ 15.

Distribuí o suco de laranja natural em garrafinhas dessas de leite de coco e finalizei com canudinhos vintage de papel listrado preto e branco. Já as plaquinhas foram todas impressas em papel adesivo também. (Veja outra forma de decorar esta garrafinha no aniversário de uma sobrinha)

Observe que os tons usados recaem no preto e branco, então muita coisa pode ser criada e desenvolvida a partir daí. Para deixar o almoço de aniversário mais personalizado, pedi ao desenhista Jackson dos Santos para fazer uma caricatura da minha mãe. (É o mesmo profissional que fez a caricatura de cangaceiro do meu pai e a do aniversário junino da minha filha, a Mariana).

Tendo este elemento em mãos (a caricatura) você pode usar em vários detalhes como num convite, etiquetas, toppers e onde mais a criatividade permitir.

Peça seu orçamento ao Jackson pelo e-mail caricatura.santos@hotmail.com. O investimento é baixo e rende muito. Sem contar que é uma lembrança pro resto da vida!

RECEITA DE FEIJOADA PARA 25 PESSOAS

  • 2 kg de feijão preto
  • 250g de bacon
  • 1 kg de carne seca (geralmente vem em pacotes de 500 g)
  • 1 kg de lombo defumado
  • 500 g de calabresa
  • 500 kg de paio
  • 1 kg de costela suína defumada
  • 500 g de rabo de porco salgado
  • 500 g de orelha de porco salgado
  • 1 kg de pé de porco
  • Folha de louro
  • Pimenta do reino
  • Cebola e alho a gosto

(Se quiser fazer a receita para 10/12 pessoas é só cortar tudo pela metade.)

Modo de preparo

1. Importante dizer que você deve providenciar duas panelas grandes, uma para acomodar a feijoada sem frescura (completa) e outra para a feijoada com frescura (só com as linguiças e defumados). Mas isso é se precisar separar. Dessalgue a carne seca e as outras peças que vierem já salgadas (como orelha e rabo, por exemplo). A costelinha e o lombo defumados eu dou uma fervida para tirar um pouco do sal também.

2. Não dá para cozinhar tudo de uma vez (pelo menos eu não consigo), o volume de ingredientes é muito grande. Então, eu vou cozinhando a feijoada por porções na panela de pressão e transferindo para a panelona gigante.

3. Refogue a cebola e o alho com a calabresa e o paio (cortado em meia lua para diferenciar da outra linguiça) e em seguida acrescente um pouco de cada tipo de carne, um pouco do feijão e água. Louro e pimenta do reino a gosto. Deixe na pressão por uns 25 minutos. Repito a operação umas duas ou três vezes, usando duas panelas de pressão para ir mais rápido.

4. Daqui para frente você vai provando e corrigindo o sal (quase nunca é necessário colocar sal). O perigo, aliás, é ficar muito salgado. Neste caso, cozinhe mais feijão (sem tempero) e acrescente à feijoada.

5. Esta quantidade de feijoada deu, todo mundo repetiu, teve gente que ficou até à noite, jantou — e ainda sobrou muito. Se sua trupe não é de comer pratadas, talvez seja o caso de diminuir a quantidade de ingredientes! Lembrando que a feijoada pode ser congelada!

Farofa à la Matraca

  • 2 pacotes de 500 g farofa (eu compro da marca Yoki sem sabor)
  • 150 g de bacon
  • 200 g de manteiga (uma barra inteira). Reforçando, é manteiga, não margarina!
  • 3 bananas caturra (nanica). Tipo, boa para comer, nem verde nem madura.
  • Cebolinha e sal a gosto

Modo de preparo

Corte o bacon em cubinhos pequenos e frite-os até ficarem bem douradinhos. Em seguida, acrescenta a manteiga até derreter bem e incorporar com o bacon. Depois, vá despejando a farofa e mexendo delicadamente para que o sabor do bacon e da manteiga pegue bem. Quando a farofa já estiver bem misturada coloque a banana em pedacinhos (eu corto a banana em cruz para que os tamanhos fiquem menores) e a cebolinha picada beeem fininha. Se achar que precise de sal, ajuste o ingrediente. Misture delicadamente e está pronta!

Vinagrete à la Matraca

  • 2 tomates
  • 2 cebolas médias
  • 1 pimentão amarelo
  • ½ pimentão verde (opcional, só para dar uma corzinha. Eu não coloquei por restrição de vários convidados que eu já sei que não gostam.)
  • 6 pimentas dedo de moça sem semente
  • 50 ml vinagre de maçã (é menos ácido)
  • 100 ml de caldo do vidro de azeitona (ingrediente secreto, dica da minha Tia Naiá!) 😀
  • 1 pitada de açúcar
  • Salsinha a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

Corte todos os ingredientes em quadradinhos bem pequenos. Quanto menores os pedacinhos, mais bonita fica a apresentação. Misture tudo e acrescente o vinagre, o caldinho da azeitona e o azeite quanto bastar. Sal a gosto e uma pitada de açúcar para diminuir a acidez! Eu também preparo o vinagrete no dia anterior e deixo na geladeira. Primeiro que dá trabalho e leva tempo picar bem miudinho. Segundo que eu acho que o gosto ficar melhor depois de passar 24 horas “curando” na geladeira.

E bora nóis ficar um mês na esteira para dar conta de gastar essas maravilhosas calorias! 😀

Posts relacionados

Festa Bailarina 

Festa Junina

Festa Nordestina

Festas Anos 60

Festa do Sanduba

Festa de Batizado

Leia também

Como fazer toppers personalizados

Dicas de como fazer água decorada e personalizada

Check list Festa Infantil: roteiro para seu evento sair nos trinques

Receber bem: 10 dicas para você organizar um evento em casa

Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS

_____________________________

Fotos: Sílvia Oliveira e Raul Mattar | Todos os direitos reservados. ©



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


3 comentários

  1. Cristiane
    Comentário do dia 31/7/2017 às 07:39

    Como sempre… ARRASANDO. Tudo muito lindo.

    (Responder)

  2. Juliana
    Comentário do dia 01/8/2017 às 13:20

    Adorei! Já quero testar a farofa!

    (Responder)

  3. Comentário do dia 07/8/2017 às 00:25

    Deu água na boca 🙂

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar