quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Gran Parrilla del Plata: o nome já entrega onde encontrar a mais suculenta carne de San Telmo

Ao melhor estilo bodegón boa-praça, o restaurante Gran Parrilla del Plata preserva as paredes de azulejos e o piso quadriculado em branco e preto da década de 20. Localizado em San Telmo, o bairro tangueiro, o restaurante pode ser uma boa opção – caso sua preferência seja uma suculenta carne – para o almoço de domingo, dia de visitar a feira de antiguidades mais conhecida de Buenos Aires. A Feria de San Telmo está a quatro quadras dali.

A lista de opções no cardápio é grande. Além da tradicional parrilla, a casa também tem tradição em oferecer massas e vinhos com rótulos econômicos. Indicado por vários portenhos e com 91% de aprovação no TripAdvisor – site com alguns milhões de resenhas sobre diversos lugares feitas pelo próprio consumidor – é obrigatório reservar.

Pedimos, para dividir, um Ojo de Bife (o miolo do nosso contrafilé), Bondiola de Cerdo (um corte da nuca do porco) e uma salada de rúcula com enormes lascas de parmesão. O Raul havia solicitado a carne “al punto”, mas ela veio sangrando e voltou para passar um pouco mais na brasa.


Ojo de Bife: o suculento miolo do nosso conhecido contra-filé.

Como já era nosso segundo bodegón começamos a entender que quando você pede “al punto” a carne vem mal passada. Então, se você quiser uma carne ao ponto brasileiro, peça “bien cocida” ou “bien hecha”. Caso peça “jugosa” (mal-passada) vai vir quase crua por dentro. Já minha Bondiola de Cerdo estava uma delícia. É uma carne gordurosa sem ser enjoativa e a porção dá para duas pessoas. Eles preparam o prato de forma bem tradicional, à la bistecão de porco, completamente diferente da cozinha de autor do Crizia, onde provavelmente é servida a mais saborosa bondiola de cerdo de Buenos Aires.


Bondiola de Cerdo: corte da nuca do porco, prato típico da região do Río de la Plata.

De sobremesa, os clássicos cheesecake com frutas vermelhas, petit gateau e torta-mousse com sorvete estão entre os mais pedidos. Acabei esquecendo de anotar os valores individuais dos pratos, mas a conta final saiu em torno de 200 pesos, algo como R$ 27 para cada – incluindo água, suco, refrigerante e gorjeta!

Diquinha extra: justamente na esquina da calle Chile com a Defensa , a 200 metros do restaurante, está a fofíssima escultura da Mafalda, a famosa personagem do cartunista argentino Quino. Mafalda – uma criança que não gostava de sopa, mas adorava o desenho do Pica-Pau –  sempre estava preocupada com o mundo e a injustiça social. Acabou se transformando em um ícone do incoformismo na América Latina. A escolha do bairro para colocar a estátua, que tem o tamanho de uma criança de 8 anos,  não foi mero acaso. Quino viveu ali, no nº 371 da rua Chile. Vale a foto-jacu! 🙂

SERVIÇO

Gran Parrilla del Plata
Local: Calle Chile, 594 (esq. com C/ Peru) | San Telmo | Buenos Aires
Tel.: 4300.8848
Funcionamento: todos os dias, 12h às 16h e 20h à 1h.
Reservas: info@granparrilladelplata.com
Importante: a conversão do Peso para o Real é aproximada. Na Argentina há inflação. Consulte valores antes de ir!

Fotos: Raul Mattar

Share