-  Atualizado 15/10/2011

Palacete Provincial: obra de restauro recupera patrimônio histórico de Manaus e inaugura importante centro cultural na cidade

Publicado por: Silvia Oliveira Manaus

Era uma área degradada e totalmente desamparada pelo poder público. Com um pouco de vontade política, a antiga sede da polícia militar do Amazonas – que estava, literalmente, caindo aos pedaços – foi restaurada e voltou a ter o pomposo nome de origem: Palacete Provincial.


Foto da foto: tirada no salão que mostra o antes e o depois da reforma.

O local virou um extraordinário centro cultural que abriga uma pinacoteca e diversos museus, entre eles o da imagem, do som, de história, de arqueologia e o de numismática – com quase 18 mil moedas. Um dos salões mais interessantes, no entanto, é aquele que mostra o antes e o depois da reforma do palacete. É chocante ver o “antes”. É maravilhoso ver o “depois”. Uma cela-memória foi mantida nos fundos para mostrar onde ficavam alguns criminosos na época em que o prédio era um quartel.

A secular praça Heliodoro Balbi, que fica em frente ao palacete, também foi toda repaginada. Por aqui já passou boa parte da história de Manaus, assim como foi ponto de encontro para debates políticos, boêmios e intelectuais. Com o passar dos anos, e completamente abandonada, havia perdido o brilho e a importância. A revitalização encheu a área de flores, laguinhos e um design agradável para um passeio a qualquer hora do dia.

O tradicionalíssimo Café do Pina, um dos mais antigos da cidade, agora está dentro do Palacete Provincial e oferece iguarias regionais como o sanduíche de tucumã. Acabei não tirando foto do lugar, mas depois da visita ao palacete, o café é o lugar perfeito para relaxar observando a decoração da lanchonete – cheia de fotos da Manaus do século 19!


Detalhes da Praça Heliodoro Balbi ao anoitecer.

SERVIÇO

Local: Praça Heliodoro Balbi. s/n – (antiga Praça da Polícia) | Manaus
Tel.: (92) 3622-8387
Funcionamento: terça e quarta, 9h às 17h; quinta a sábado, 9h às 19h e domingo, 16h às 20h. Grátis. (As visitas guiadas também são grátis)

Leia também

O Encontro das Águas, Manaus | Parte 1
O Encontro das Águas, Manaus | Parte 2
As comidinhas de Manaus

Fotos: Sílvia Oliveira | Matraca’s Image Bank

—————————————-

Minha visita a Manaus faz parte da Expedição Brasil Express, by Matraqueando. Entenda o projeto. Para ver todas as reportagens da expedição, clique aqui.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


3 comentários

  1. Carmen
    Comentário do dia 02/10/2011 às 15:17

    Estou feliz!

    Parabéns pela restaurão do Palacete Provincial. Recuperar o patrimonio histôrico e cultural de uma cidade sempre é uma boa notícia. Bravo, Brasil!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Carmen, isso deve servir de incentivo, sempre! 🙂

    (Responder)

    Resposta de Millena

    É VERDA DE EU TENHO 9 ANOS

    (Responder)

  2. Comentário do dia 02/10/2011 às 17:17

    Assim como a Carmen, também fico muito feliz ao ver a valorização de nosso patrimônio. A restauração do Palacete é um exemplo a ser seguido em muitas cidades do Brasil. Ficou lindo!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Assino embaixo, Camila! 😀

    (Responder)

    Resposta de Edinir Luzia

    O meu nome é Edinir e preciso urgente de sua ajuda Camila! Sou do Rio de Janeiro e fui convidada a me envolver em um projeto de recuperação de um patrimônio que queremos restaurar, por isso preciso da sua ajuda urgente, me informando qual empresa ou o responsável da recuperação desse Palacete da sua cidade. Por favor me responda o mais rápido possível. Você e qualquer pessoa que puder me ajudar.Use meu e-mail para responder. OBRIGADA!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Edinir! Escreva diretamente ao estabelecimento. Não temos acesso a essas informações. Abs!

    (Responder)

  3. abraao araujo
    Comentário do dia 03/11/2011 às 21:06

    fiz uma visirta e achei muito bom para todos que vão lá…………

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar