domingo, 02 de outubro de 2011

Palacete Provincial: obra de restauro recupera patrimônio histórico de Manaus e inaugura importante centro cultural na cidade

Era uma área degradada e totalmente desamparada pelo poder público. Com um pouco de vontade política, a antiga sede da polícia militar do Amazonas – que estava, literalmente, caindo aos pedaços – foi restaurada e voltou a ter o pomposo nome de origem: Palacete Provincial.


Foto da foto: tirada no salão que mostra o antes e o depois da reforma.

O local virou um extraordinário centro cultural que abriga uma pinacoteca e diversos museus, entre eles o da imagem, do som, de história, de arqueologia e o de numismática – com quase 18 mil moedas. Um dos salões mais interessantes, no entanto, é aquele que mostra o antes e o depois da reforma do palacete. É chocante ver o “antes”. É maravilhoso ver o “depois”. Uma cela-memória foi mantida nos fundos para mostrar onde ficavam alguns criminosos na época em que o prédio era um quartel.

A secular praça Heliodoro Balbi, que fica em frente ao palacete, também foi toda repaginada. Por aqui já passou boa parte da história de Manaus, assim como foi ponto de encontro para debates políticos, boêmios e intelectuais. Com o passar dos anos, e completamente abandonada, havia perdido o brilho e a importância. A revitalização encheu a área de flores, laguinhos e um design agradável para um passeio a qualquer hora do dia.

O tradicionalíssimo Café do Pina, um dos mais antigos da cidade, agora está dentro do Palacete Provincial e oferece iguarias regionais como o sanduíche de tucumã. Acabei não tirando foto do lugar, mas depois da visita ao palacete, o café é o lugar perfeito para relaxar observando a decoração da lanchonete – cheia de fotos da Manaus do século 19!


Detalhes da Praça Heliodoro Balbi ao anoitecer.

SERVIÇO

Local: Praça Heliodoro Balbi. s/n – (antiga Praça da Polícia) | Manaus
Tel.: (92) 3622-8387
Funcionamento: terça e quarta, 9h às 17h; quinta a sábado, 9h às 19h e domingo, 16h às 20h. Grátis. (As visitas guiadas também são grátis)

Leia também

O Encontro das Águas, Manaus | Parte 1
O Encontro das Águas, Manaus | Parte 2
As comidinhas de Manaus

Fotos: Sílvia Oliveira | Matraca’s Image Bank

—————————————-

Minha visita a Manaus faz parte da Expedição Brasil Express, by Matraqueando. Entenda o projeto. Para ver todas as reportagens da expedição, clique aqui.

Share