-  Atualizado 24/08/2010

Carnaval de Antonina | 2010

Publicado por: Silvia Oliveira Antonina

Ao trocar um e-mail com uma amiga que mora em Minas Gerais disse a ela que iria para Antonina ver o carnaval mais famoso do Paraná. Quando me respondeu – surpresa – disse que sabia quase nada de lá e nem imaginava que nosso estado tinha tradição carnavalesca.

De fato, as cidades históricas do Paraná não têm o apelo das mineiras e a tradição carnavalesca não é bem nossa vocação. Mas o baile de carnaval de Antonina é um clássico. Atualmente, cinco agremiações vão para a avenida da minúscula cidade, que já foi um dos principais portos do Paraná.

São elas: Batuqueiros do Samba, Brinca Pra Não Chorar, Escola de Samba do Batel, Filhos da Capela e Leões de Ouro. Desde 2000 não há mais concurso oficial de escolas de samba na cidade O desfile local tem caráter folclórico e não prevê competição.

A folia é completa no Carnaval de Antonina: além dos desfiles de escola de samba, há bailes públicos e blocos carnavalescos. A Rua Carlos Gomes da Costa, que se transforma no sambódromo, fica coalhada de foliões. É recomendável chegar cedo para conseguir um bom lugar para assistir ao evento.

Não sou assim, uma foliona da gema, mas queria ver de perto a festa paranaense que atrai milhares de turistas todos os anos. É o evento mais soft que já vi. Sim, você vai encontrar alguns bebuns caídos na calçada, mas, de maneira geral, a plateia (assim como a passarela do samba) é formada por famílias de todas as gerações.

Tenho a impressão de que o dia mais legal para ir é segunda-feira de carnaval (fui no domingo). Neste dia acontece, há 20 anos, o desfile das Escandalosas – homens vestidos de mulher com fantasias caprichadas e criativas.

Do desfile das escolas, não espere carros alegóricos à la Marquês de Sapucaí. A tônica do Carnaval de Antonina não é o luxo, nem o desbunde das rainhas de bateria. É o encontro marcado com pessoas dispostas a se divertir – gastando pouco – num ambiente histórico que vai entrar para a sua biografia.

Fotos: Raul Mattar

Posts relacionados:
Antonina: cidade histórica do Paraná
Morretes: cidade histórica do Paraná
Estrada da Graciosa
De trem pela Serra do Mar



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


10 Comentários

  1. Realmente é o único lugar do estado com um canarval de tradição (ao menos que eu conheça!). Fui uma vez e adorei. As fotos como sempre de categoria luxo! Quanto tempo vocês levaram na Graciosa? O Tony deve estar por ai também!
    Beijos

    responder
    • Saí às 17h da minha casa e cheguei a Morretes às 19h30 – só que não parei em lugar nenhum da Estrada(somente no portal paramos para comprar pastel e seguimos viagem, direto). Quando a gente vai parando muuuito pelos quiosques, demora menos! hahahaha!

      responder
  2. E eu estive lá no reveillón!

    responder
    • Meo Deos! Só agora que vi seu blog, recheado de Paraná! Credo, nem para fazer uma visitinha! hohohoho!

      responder
  3. Nair

    Putzzz…. eu tava pensando em como o Matraqueando ia ficar lindo (se é que possível!) com umas fotos do carnaval paranaense, que tem sim sua graça! Arrasou Silvia!
    Saudades de vocês! Beijos.

    responder
  4. Anna Carolina

    Também fui pra Antonina no domingo.
    Realmente não é uma festa super glamurosa, mas é divertido e tranquilo. Inclusive vi seu fotografo desfilando (fotografando) na passarela…

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi Anna! Brigada pelo “meu” fotógrafo! hohohohoho! =)

      responder
  5. Gostei do desfile de Carnaval versao família!!! Muito mais descansado de assistir, e com fantasias lindas também!!!
    As fotos, como sempre, maravilhosas 🙂
    Beijos, Angie

    responder
  6. nahuany dos passos de castro

    ola pessoal o carnaval de antonina é o melhor carnaval paranaense mesmo em!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! abraços

    responder
  7. Paulo

    Vou conhecer Antonina. Surpreendente e bonito carnaval.

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar