Pixel Code
 -  Atualizado 10/04/2019

Santiago do Chile: bairro a bairro – 3º dia

Publicado por: Silvia Oliveira Santiago

4172624798_595cec4369_o copy

Largas avenidas com a cordilheira ao fundo: paisagem frequente. 

Muita gente dá a cidade de Santiago por vista em apenas dois dias. Se há um terceiro dia disponível, geralmente o turista parte para Viña del Mar ou Valparaíso, no litoral, a uma hora capital. Também tive essa dúvida. Vou ou não vou para a praia. Preferi ficar por aqui para tentar esmiuçar melhor o destino da moda para os brasileiros.


Colegiais: uniforme comportado. 

Olha, acho que me arrependi. Na verdade, esse terceiro dia, já era o meu quarto! (Lembra que no primeiro eu dei umas voltinhas e voltei ao hotel para dormir?) Bem feito para mim. Se tivesse feito a lição de casa, teria sobrado hoje para Valparaíso, por exemplo. Não tendo alternativa segui minha saga por outros bairros de Santiago.

E-book | O Barato de Santiago – 3ª edição, revista e ampliada —> Baixe o seu agora mesmo!

BAIRRO PROVIDÊNCIA


Providência: o bairro executivo da cidade. 

Acabei chegando aqui em busca do Sernatur, o centro de informações turísticas nacional. Queria tirar algumas dúvida sobre o Deserto do Atacama, para onde íamos no dia seguinte.

A estação do metrô Manuel Montt está quase em frente ao Sernatur. (Na Plaza de Armas tem um escritório de informações turísticas, mas é específico do município de Santiago).

O bairro é empresarial, com prédios altos, comércio e restaurantes. Sem charme, na minha opinião. Há quem recomende hospedagem aqui. Não estaria de todo mal, mas eu ainda prefiro o centro.

Depois de caminhar pelas largas avenidas da região conheça o Parque de Las Esculturas. Está às margens do Rio Mapocho. Tem 30 esculturas de artistas chilenos. Entrada grátis. Funciona todos os dias das 10h às 14 e das 15h às 20h. Fica entre as pontes Pedro de Valdivia e Nueva de Lyon.

DICA ESPERTA | Tá procurando carro barato para alugar no Chile? Eu conto minha experiência aqui! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. 🙂

BAIRRO LASTARRIA


Lastarria: ponto de encontro dos artistas descolados. 

Fica ao lado do bairro Bellavista, que a gente já visitou. Se der tempo é melhor emendar o Lastarria lá no segundo dia. Mas eu não consegui dar conta. Por aqui vale circular para conhecer uma nova geração de designers, suas lojinhas criativas e o Museo de Artes Visuales, o Mavi .

É minúsculo e uma deliciosa supresa. Abriga ainda o simpático Museo Arqueológico de Santiago. São quase 1500 obras – vídeos, esculturas, pinturas e fotografias – de artistas chilenos. Entrada a 1000 pesos (US$ 2,00), grátis aos domingos. Metrô: Bellas Artes ou Universidad Católica.

O Barato de Santiago: o guia de viagem definitivo e completo para você conhecer Santiago e arredores gastando beeeem menos, com conforto e sem perder a dignidade. Edição 2019, revista e ampliada! São mais de 110 páginas com roteiros inovadores e dicas de economia inteligente. Inclui Valparaíso, Viña del Mar e bate e volta a vinícolas e estações de esqui. E-book totalmente interativo, navegue pelo Google Maps!  Pegue o seu aqui agora mesmo!


Mote con Huesillos: bebida chilena tão popular quanto nosso caldo de cana. 

Já estou quase indo embora da cidade e não havia experimentado ainda o Mote com Huesillos, o caldo de cana chileno (nada similar na aparência ou gosto), mas tão popular quanto.

Em cada esquina há um carrinho vendendo a bebida: um suco caramelado com pedaços de pêssego em conserva e cheio de bolinhas de trigo desidratadas – os huesillos.

Toma-se primeiro o suco e com a colher que vem junto, você saca el mote… e come os trocinhos também. Um copo de 200 ml custa em média 400 pesos (US$ 1,00). Comer em Santiago não é tão caro, mas nem de  longe espere as pechinchas de Buenos Aires.

DICA DA MATRACA | Procurando hospedagem boa, bonita e barata com até 50% desconto no Chile? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!

BARRIO BRASIL

Está cheio de mansões, com fachadas que vão do neoclássico à art dèco. Ruas de paralelepípedos e um casario antigo iluminado por arandelas de luz amarela. No quarteirão Concha y Toro, aqui no Barrio Brasil, viveu o irmão de Don Melchor, o fundador da famosa vinícola. Para passear sem rumo. Metrô: La República.

BAIRRO LAS CONDES | Para compras e vitrines

Não visitei nenhum shopping. Mas os principais são o Parque Arauco , o maior da cidade e o Mall Alto Las Condes,  tão grande quanto, mas – dizem – frequentado pelos mais endinheirados. Nenhum dos dois é servido pelo metrô e ficam beeem longe do centro. Fiquei com preguiça de ir. Para lojas de grifes carérrimas siga para o bairro Vitacura e marque presença nas avenidas Alonso de Córdova e Nueva Costanera.

SANTIAGO

Santiago: como ir do aeroporto ao centro

Santiago: bairro a bairro – 1º dia

Santiago: bairro a bairro – 2º dia

Santiago: bairro a bairro – 3º dia

Como ir por conta à vinícola Concha y Toro

ATACAMA

Como chegar a San Pedro do Atacama, no Chile

Deserto do Atacama: roteiro de 5 dias

Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.

Política editorial | Pagamos todas as nossas contas de viagem. Não aceitamos convites nem cortesias. Sempre nos hospedamos anonimamente nos hotéis indicados. O Matraqueando não faz post patrocinado. Alguns posts contêm links para programas de afiliados, parceiros comerciais do blog, inseridos espontaneamente pela autora. Por questão de transparência, comunicamos que se você optar por comprar por meio destes links nós recebemos uma pequena comissão. Tudo o que você encontra aqui foi determinado unicamente pelo interesse do leitor, nosso gosto pessoal ou critério particular. Isso é transparência e credibilidade. Pode confiar! Para ajudar a manter o blog sempre com dicas fresquinhas adquira nossos guias na Loja Matraqueando. Desde já agradecemos a preferência! 😉


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


53 Comentários

  1. Marcia Cristina

    Mas você não falou se esse mote con “ossinhos” é bom ou não. E então?

    responder
    • Celio

      É tipo com fruta. Muito gostoso.

      responder
  2. Silvia, demorei a passar por aqui para deixar um comentário, pois ainda não tinha atualizado o meu RSS com o seu novo endereço. Essa sua série do Chile está ótima e as fotos do Raul são sensacionais! Estou aguardando os próximos capítulos.

    Parabéns também pelo layout novo, que ficou muito bom!

    bjs,

    responder
  3. Valeu, Alessandro! =)

    Marcia, posso pedir ajuda aos universitários? hehehehehe.

    responder
  4. O uniforme das meninas é igual a da maioria das escolas espanholas. Um pouco retrô, não?!
    Beijos

    responder
  5. Sabe que eu achei até bonitinho…
    Mas Santiago é totalmente “espanhola”, vi a Espanha ali em vários momentos… até os banheiros do hotel com aquele banheira e aquela ducha-móvel que insisti em cair na cabeça da gente! Rá rá rá!

    responder
  6. Já no Atacama, a cultura indígena (atacameña) é fortíssima!

    responder
  7. Oi Silvia,
    Estou com a mesma dúvida que a Márcia: o Mote con Huesillos tem gosto bom? 🙂
    Beijos, Angie

    responder
    • Silvia Oliveira

      Hahahaha, Angie! Eu diria que sim! É suco de pêssego. Mas eu tomei uma vez e já tá bom! 🙂

      responder
  8. Jana

    Ai, que saudade do Chile…
    Estou adorando seus posts.

    responder
  9. Thiago

    Olá;
    Vou ao Chile em janeiro… Primeira vez que vou!!!
    Nao tenho passaporte, gostaria de saber se ao desenbarcar no aeroporto de Santiago, eu tenho que buscar algum documento com as autoridades locais para a minha circulação no Chile???

    responder
    • Não, é só apresentar a identidade (documento recente, em que a foto realmente se pareça com você!)

      responder
      • Thiago

        Obrigado, Silvia.
        Sem querer abusar…
        Só mais duas perguntinhas… rs
        No aeroporto de Santiago, voçê sabe se eu tenho que pegar algum documento que me de permissão para andar no território chileno?
        E a outra é quanto ao certificado internacional de vacinação e profilaxias. É obrigado levar?
        Eu ja tomei as vacinas para hepatite e para febre amarela, mais eu nao tenho este cartão.

        responder
  10. iara

    Olá!
    Adorei tuas dicas.
    Estamos indo para Santiago em janeiro e vou aproveitar tudo que vc disse.
    Meu 3º dia será em Valparaído e Vinã del Mar.
    Depois quero visitar os lagos.
    Abraço
    Iara

    responder
  11. Fabio

    Silvia, o Parque Arauco não fica tão longe assim do metrô, pelo menos pra mim.
    Descendo na estação Manquehue, sair pela Rosario Norte e caminhar por ela cerca de 1.5 km.
    Levei uns 20 minutos, passando no meio do pequeno mas simpático Parque Araucano.
    O shopping em si não tem nada de especial. Boas opções para comprar roupas a preços mais baixos que no Brasil e vários restaurantes, a maioria com “cara de shopping”.

    responder
  12. Carla Ellis

    Silvia,
    Queria agradecer pelo blog! Que delícia… Saí do Brasil com a sensação de que já conhecia tudo em Santiago e chegando lá tudo foi tão mais fácil. Meu amigos até falavam: ” De onde vc conhece tão bem Santiago?” Nunca nem tinha feito qualquer viagem internacional…rs
    Enfim, adorei as dicas, foram muitíssimo úteis e estou repassando o site do blog para todo mundo que quer visitar Santiago. Bjos, Carla

    responder
    • Silvia Oliveira

      Uêba, fico feliz que você tenha aproveitado muito, Carla! 🙂

      responder
  13. Cheguei ao seu blog pelas dicas chilenas e estou adorando tudo!

    Estou morando no Chile e tentando conhecer tudo de legal por aqui este ano. Estou gostando tanto que comecei a fazer um blog também, mas voltado para passeios com crianças por aqui.

    Dicas anotadíssimas!

    obrigada
    Cinthia

    responder
    • Silvia Oliveira

      Muito bacana a iniciativa! 🙂

      responder
  14. Tatiana

    Muito legal as dicas e comentários sobre o Chile, gostei mesmo!!!
    Só uma correção os huesillos são parecidos pêssegos e as bolinhas são o Mote ou trigo em grãos.
    Até!!!

    responder
  15. Josy

    Ola Silvia !! Primeiro parabens pelo site !!! 😉 Estou indo ao Chile em Julho agora de 2012 por 15 dias, pretendo Santiago e patagonia, fiquei na duvida de Atacama, o que vc sugere ? Ah e Val Paraiso vale ir no inverno ? kkk
    Bjs

    responder
    • Silvia Oliveira

      Sim, Valparaíso, apesar de ser litorânea, vale ir no inverno, é bem bonitinha, cheia de história. Em 15 dias eu sugiro OU ir ao Atacama OU à Patagônia. Fazer os dois juntos, mais Santiago fica muito corrido! Abs! 🙂

      responder
  16. Paulo

    Parabéns pelo relato! Muito bem escrito, com fotos legais e muitas dicas úteis.

    responder
  17. Ana Gabriela von

    Silvia, qual é a voltagem do Chile ? (Santiago). Tenho um secador de cabelos e queria levar. Elé é pequeno e prático. Que sugere ? Abraços e meus parabéns pelas dicas e relatos. São maravilhosos e estou planejando a viagem seguindo suas orientações preciosas

    responder
    • Silvia Oliveira

      A voltagem é 220 volts! Abs!

      responder
  18. Ludmila

    Oi Silvia, estou indo com meu filho para Santiago, seguindo pelos lagos andinos até Bariloche. Sou jornalista e adoro me cerca de todas as informações antes de partir. Posso dizer com toda certeza que as informações postadas por vocês são de longe as melhores que li. Pontual, direta e clara. Sinto-me super a vontade para partir pra esse destino. Mas terei uma tarde livre e pensei em ir a Concha y Toro. Devo fazer a reserva ainda do Brasil ou e’ tranquilo fazer qdo chegar lá? Pena que vc seguiu destino diferente e foi para o Atacama… Queria sua impressão sobre os Lagos Andinos.

    Abraços,

    Ludmila

    responder
  19. Alessandra Monteiro de Lima

    Ola Silvia, parabens pelo site, excelente.

    Nao encontrei informaçoes sobre o Valle Nevado, voce sabe me dizer se eh possivel apenas visitar?

    responder
  20. Margareth

    Oi Silvia
    Parabéns pelo site, está me ajudando bastante.
    Estou into para Santiago 1/8 e em 7/8 vou para o Atacama.
    É necessário a vacina contra febre amarela para entrar no Chile ou em especial no deserto?
    Que tipo de roupa usar nos passeios durante o dia nessa época do ano?
    Um abraço
    Margareth

    responder
    • Silvia Oliveira

      Não é necessário vacina para entrar no Chile. Faz frio em Santiago e no deserto é calor de dia e frio à noite! Abs!

      responder
  21. Denise Gama Moreschi

    Meu marido e eu estamos pensando em ir a Santigo-Chile. Fiquei encantada com sua narração. Usarei suas dicas, nada como a experiencia. Gostaria de saber que hotel ficou e qual indicaria hoje? Amei seu site. Obrigada

    responder
  22. Andrea

    Oi Silvia, Muito bom o blog. Só uma coisa, o mote é o trigo e o huesillo é pêssego seco re-hidratado, não em conserva. Se llama Mote com Huesillos porque o pêssego tem o caroço (o huesillo=ossinho) e porque sempre tem mais de dois ou tres.

    responder
  23. Muito legal suas dicas. Vou com meu filho para Santiago no início de Novembro 20,ia contratar um pacote e coisa e tal ,tipo turista. Mudei de ideia ,gosto mais de ser viajante. Comprei passagem,vou alugar um apto no centro da cidade e lá vamos nós…

    Só um detalhe, serviço de táxi é caro? Aeroporto centro fica mais ou menos em quanto?

    Um fraterno abraço

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Zélia! Aeroporto-centro deve ficar uns US$ 30 – o preço é tabelado saindo do aeroporto! Abs!

      responder
  24. Marcos

    Olá Silvia,Tudo bem??
    Endosso os elogios quanto ao seu blog da viagem para o deserto de Atacama.
    Gostaria de fazer uma pergunta:
    Dá para ir em San Pedro no inverno(no mês de julho) e curtir os passeios que vocês fizeram??
    Obrigado,
    Marcos.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Dá, sim, Marcos! Mas durante o inverno, à noite, a temperatura pode chegar a -15ºC e o passeio aos Gêiseres (começa na madrugada) – que já é congelante no verão – piora muito no inverno! Resta saber se você está disposto a enfrentar isso! 😉

      responder
  25. Mari

    Olá!! Estou amando suas dica… e caí de amores por vc! rs Porque vc me faz sentir normal qdo diz que não fez isso e arrependeu, ou que não teve tempo e não foi.. ou seja, vc é normal rsrs Não é uma daquelas perfeçôes que fez tudo, viu tudo e sabe tudo rsrs Assim consigo curtir suas dicas sem me sentir deslocada cm em outros blogs. Beijãooo!

    responder
  26. Marina

    Oi Sílvia
    Gostaria de algumas dicas.
    Estou indo p/ Santiago em final de abril e gostaria de saber como será o clima. Frio? quente? Época de chuva? Levar agasalhos? Alugaremos um apartamento no centro. Achei uma boa opção e + barata. Vi todos os comentários e todos acharam o ap. maravilhoso. Tenho que desconfiar???
    Estou anotando todas as suas dicas! Seu blog é 10!
    Obrigada e fico te aguardando!
    Marina

    responder
  27. Juliana

    Olá, Silvia,
    Estou programando uma viagem ao Chile e pensei em ficar 10 dias, mas pelo que vi é muito.
    Aceito sugestões???

    responder
  28. Na verdade, atualmente, o maior shopping de Santiago (dizem que da América Latina) é o Costanera Center. Embora sempre coloquem o Cerro San Cristóbal em primeiro lugar, considero o Cerro Santa Lucia muito mais charmoso, além de ficar bem perto do Centro do do bairro Bellas Artes. Outra atração que considero imperdível é Pueblito Los Dominicos onde se concentram uma série infindável de lojas e artesões. Fugindo das indicações óbvias o restaurante Aji Seco, ao lado na Plaza de Armas, é barato e tem porções mais que generosas (come bem por menos de R$ 30,00). Também recomendo o Metropolitan Santiago Apartments (Monjitas 744) ao lado da Plaza de Armas e Metro Bellas Artes.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Valeu pelas dicas, Wilson! 😉

      responder
  29. Cristiane Pinto

    Oi Silvia, vc percebeu se é seguro viajar pelo Chile? Vou sozinha (Atacama, Santiago)… Obrigada

    responder
    • Silvia Oliveira

      Sim, é seguro, Cristiane. Mas devemos tomar todos os cuidados que tomaríamos em qualquer lugar do mundo! Abs!

      responder
  30. Roberto

    Olá Silvia, gostei muito dos seus posts!! Eu e minha esposa vamos em maio para Santiago e vamos ficar no bairro las condes, será que fizemos uma boa opção???? E também vamos levar nossos passaportes ,pois gostaríamos que fossem carimbados, vc sabe me dizer se carimbam nossos passaportes ao chegar no Chile????

    responder
  31. Débora

    Aonde passar o Natal e o Final de Ano em Santiago?

    responder
  32. Fernando Seabra Guimarães

    Boa tarde, Silvia, em primeiro lugar, parabéns pelo excelente site. Esse link do 3o dia não está correto na página do Chile. Quando se clica no “3o dia”, o link leva à página do 2o. Como percebi qual era a URL, apenas alterei para acessar a informação. Abraços,

    responder
  33. PATRICIA OLIVEIRA

    Sempre muito válido a leitura de suas dicas!
    Antes de qualquer embarque a consulta prévia no seu site é uma dica mais que certa!
    Obrigada mesmo!

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Viagens e Comidinhas | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2024 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar