quarta-feira, 01 de maio de 2013

Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador: a obra máxima do barroco na Bahia

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 06

Museu ou igreja? Dependendo, tô passando reto. Quando você vai algumas vezes para a Europa – e visita toooodos os museus do caminho – ou quando passa por Ouro Preto – e conhece toooodas as igrejas da cidade – seus critérios (e prioridades) talvez mudem um pouco no quesito arte sacra ou picassiana. (Sendo você uma pessoa normal como eu, obviamente). Tratando-se de templos católicos ou de centros culturais, minha ideia, há tempos, é buscar o inusitado, o diferente e por que não, o original.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 05

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 02

A Igreja e Convento de São Francisco da capital baiana não chega a ser, assim,  inusitada  (lembrando que esta referência é para quem conhece seus pares em Minas Gerais, por exemplo). Mas este complexo é o maior e principal representante da arte barroca do estado. A fachada não é tão impactante, mas o interior da construção faz jus à sua importância artística, arquitetônica e histórica de Salvador.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos restauro

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 07

A obra foi erguida entre os séculos 17 e 18. Ganhou título de Patrimônio Nacional e está no centro histórico da cidade, considerado Patrimônio da Humanidade. O convento foi eleito, ainda, uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo (veja as outras seis aqui). Pena que minha maquininha-tômática-mequetrefe não consegue captar a beleza interna da construção.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 03

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos Azulejos 1

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos Azulejos

Todo o complexo passa por restauração. É visível a deterioração de paredes e painéis. Tanto na capela quanto no claustro você poderá observar pinturas em mais de 50 mil azulejos, retratando a vida de São Francisco e cenas do cotidiano pagão.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos Ouro

Ouro? Rapaiiiz, inacreditável a quantidade de ouro que os caras investiam em igrejas do tipo. A visita não é guiada e por mais que eu tenha lido sobre o local, fiquei boiando ao olhar para teto, altar e santos. A impressão que dá é que tudo ali, cada detalhe, tem uma história para contar.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos Teto 1

Tentativa de tirar foto do teto da igreja.

O teto, aliás, é uma homenagem à Imaculada Conceição e a pintura faz aquele célebre jogo de contraste e profundidade de deixar qualquer um boquiaberto e com torcicolo. Perguntei à senhora que recebia os ingressos para entrar no templo por que não havia visitas guiadas. Ela me respondeu que é difícil encontrar alguém que realmente entenda a complexidade da igreja. Oi?

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos santos

Eu fiz minha visita em 40 minutos. Mas para os aficionados do gênero, um dia seria pouco para decifrar uma das principais atrações arquitetônicas e artísticas do Brasil.

SERVIÇO

Igreja e Convento de São Francisco
Local: Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho | Salvador –BA
Tel.: (79) 3322-6430
Funcionamento: segunda, 8h30 às 17h30, terça, 9h às 14h30; quarta a sábado, 9h às 17h30 e domingo, 13h às 17h30.
Ingresso: R$ 5 (gratuito nos horários de missa, segunda – 7h; terça – 7h, 8h, 16h e 18h; quarta a sexta, 7h; sábado – 7h30 e domingo, 8h. Mas, atenção, nestes horários você não pode entrar na capela e claustros)

Posts relacionados

Igreja de Sã0 Francisco | Ouro Preto

Basílica do Bom Jesus de Matosinhos | Congonhas

Matriz de Santo Antônio | Tiradentes

Leia também

Feira de São Joaquim, em Salvador: onde você encontra a Bahia de verdade

Fotos: Sílvia Oliveira

Share