-  Atualizado 06/10/2014

Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador: a obra máxima do barroco na Bahia

Publicado por: Silvia Oliveira Salvador

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 06

Museu ou igreja? Dependendo, tô passando reto. Quando você vai algumas vezes para a Europa – e visita toooodos os museus do caminho – ou quando passa por Ouro Preto – e conhece toooodas as igrejas da cidade – seus critérios (e prioridades) talvez mudem um pouco no quesito arte sacra ou picassiana. (Sendo você uma pessoa normal como eu, obviamente). Tratando-se de templos católicos ou de centros culturais, minha ideia, há tempos, é buscar o inusitado, o diferente e por que não, o original.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 05

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 02

A Igreja e Convento de São Francisco da capital baiana não chega a ser, assim,  inusitada  (lembrando que esta referência é para quem conhece seus pares em Minas Gerais, por exemplo). Mas este complexo é o maior e principal representante da arte barroca do estado. A fachada não é tão impactante, mas o interior da construção faz jus à sua importância artística, arquitetônica e histórica de Salvador.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos restauro

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 07

A obra foi erguida entre os séculos 17 e 18. Ganhou título de Patrimônio Nacional e está no centro histórico da cidade, considerado Patrimônio da Humanidade. O convento foi eleito, ainda, uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo (veja as outras seis aqui). Pena que minha maquininha-tômática-mequetrefe não consegue captar a beleza interna da construção.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos 03

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos Azulejos 1

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos Azulejos

Todo o complexo passa por restauração. É visível a deterioração de paredes e painéis. Tanto na capela quanto no claustro você poderá observar pinturas em mais de 50 mil azulejos, retratando a vida de São Francisco e cenas do cotidiano pagão.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos Ouro

Ouro? Rapaiiiz, inacreditável a quantidade de ouro que os caras investiam em igrejas do tipo. A visita não é guiada e por mais que eu tenha lido sobre o local, fiquei boiando ao olhar para teto, altar e santos. A impressão que dá é que tudo ali, cada detalhe, tem uma história para contar.

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos Teto 1

Tentativa de tirar foto do teto da igreja.

O teto, aliás, é uma homenagem à Imaculada Conceição e a pintura faz aquele célebre jogo de contraste e profundidade de deixar qualquer um boquiaberto e com torcicolo. Perguntei à senhora que recebia os ingressos para entrar no templo por que não havia visitas guiadas. Ela me respondeu que é difícil encontrar alguém que realmente entenda a complexidade da igreja. Oi?

Igreja Sao Francisco Salvador Pontos Turísticos santos

Eu fiz minha visita em 40 minutos. Mas para os aficionados do gênero, um dia seria pouco para decifrar uma das principais atrações arquitetônicas e artísticas do Brasil.

SERVIÇO

Igreja e Convento de São Francisco
Local: Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho | Salvador –BA
Tel.: (79) 3322-6430
Funcionamento: segunda, 8h30 às 17h30, terça, 9h às 14h30; quarta a sábado, 9h às 17h30 e domingo, 13h às 17h30.
Ingresso: R$ 5 (gratuito nos horários de missa, segunda – 7h; terça – 7h, 8h, 16h e 18h; quarta a sexta, 7h; sábado – 7h30 e domingo, 8h. Mas, atenção, nestes horários você não pode entrar na capela e claustros)

Posts relacionados

Igreja de Sã0 Francisco | Ouro Preto

Basílica do Bom Jesus de Matosinhos | Congonhas

Matriz de Santo Antônio | Tiradentes

Leia também

Feira de São Joaquim, em Salvador: onde você encontra a Bahia de verdade

Fotos: Sílvia Oliveira



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


11 comentários

  1. Comentário do dia 01/5/2013 às 12:02

    Essa igreja é fantástica, uma das minhas prediletas. Meus critérios também andaram mudando quanto a museus e igrejas. Por vezes, seria melhor, assim como em uma exposição de arte, que todas as igrejas sacras, por exemplo, fossem reunidas em uma viagem só. Mas não, às vezes separadas em viagens diferentes, em anos diferentes, em estados de espírito diferentes, fica mais difícil comparar umas com as outras, para analisar sua arte e arquitetura. Mas é assim mesmo, esses lugares têm o poder de nos deslumbrar, não importa se dentro ou fora de seus pares. Lindas fotos, como de costume.

    (Responder)

  2. Gustavo Bueno
    Comentário do dia 01/5/2013 às 20:36

    Esta Igreja é simplesmente fantástica! Para mim é a mais linda do Brasil, apesar de não conhecer Ouro Preto. Quando fui, não podia acreditar na riqueza dos detalhes e na quantidade de ouro investido. A riqueza é impressionante! Foi bom saber que estão reformando, porque é realmente uma pena ver a pintura das paredes do convento e dos azulejos descascando. Mais bonito que ver ela de dia, é melhor ainda passear por aquele centrinho a noite. A iluminação é bem legal. Ali do ladinho desta igreja tem um restaurante que a noite exibe um show folclórico contando a história dos orixás. Recomendo!!

    (Responder)

  3. Carmen L.
    Comentário do dia 05/5/2013 às 06:07

    He tenido la suerte de visitar hace años a Igreja e o Convento de São Francisco. Hicimos una visita guiada por el convento y la iglesia. Desde luego, para nosotros fue un momento mágico. Nos impresionó la fuerza que desprende tanto dorado y esa puesta en escena tan peculiar y teatral del Barroco. Nos encantó el lugar.

    (Responder)

  4. Adri Lima
    Comentário do dia 06/5/2013 às 18:37

    Adoro visitar o complexo de São Francisco, Sílvia!
    E ainda tem a Ordem Terceira, do outro lado da Igreja, muito linda também.
    Vale a visita!
    Já teve visita guiada no passado, não sabia que estavam sem… 🙁

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Pois é, havia lido que havia a tal visita guiada, sim! Que coisa, né?

    (Responder)

  5. Luci
    Comentário do dia 17/7/2013 às 11:28

    A visita guiada existe, a igreja é que não dispõe de guias.No entorno da igreja sempre há guias disponíveis.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Luci! Foi isso que eu quis reforçar, que a igreja não oferece visitas guiadas (o que seria mínimo e básico, tratando-se de um monumento deste porte). Agora, guias espalhados pela cidade é o que não faltam em Salvador. Resta saber quem realmente está preparado para o serviço! 😉

    (Responder)

  6. Comentário do dia 15/5/2014 às 19:32

    Olá. Gostei muito do seu site e suas dicas de viagem. Você já conhece Bom Jesus da Lapa? Se não, seria uma boa conhecer o lugar onde abriga uma das maravilhas do Brasil: a gruta do Bom Jesus. Passam pela cidade mais de 1,5 milhões de pessoas por ano para participar da romaria, pagar (ou fazer) promessas, entre outras coisas. Se pintar a curiosidade de conhecer a cidade, não deixe de visitar essa página especial contendo todos os hotéis e pousadas de Bom Jesus da Lapa: http://centraldalapa.com/cat/hoteis-moteis-pousadas-dormitorios-bom-jesus-da-lapa/

    Continue com suas postagens de qualidade! 🙂

    (Responder)

  7. Ana Paula Sá
    Comentário do dia 27/8/2014 às 05:48

    Q linda sua matéria, e é isso mesmo e tudo q vc disse cada elemento desenhado, esculpido diz algo referido do sec. o catolicismo.. na igreja se apoiava o poder, isso faz com q as igrejas fossem tão ricas em artes… A igreja e convento de São Francisco é uma fonte de reflexão, eu sou guia de turismo e no pelourinho na frente da da igreja tem monitores com crachá acompanhando turista.. quando voltar nos procure.. na mesma praça tem serviço de atendimento ao turista. Chame um guia e seja vem vinda sempre!

    (Responder)

  8. Janne Chipelo
    Comentário do dia 18/10/2014 às 15:20

    Olá Silvia, não preciso nem dizer o quanto sou fá de seu Blog , adoooooooooooro !!!
    E cá estou eu mais uma vez pegando suas dicas, desta vez vou para Salvador, e pelo que li sobre a Igreja de São Francisco ( o qual sou fã incondicional ) na Bahia , terei um dia de beleza e emoção para meus olhos 😉 Amiga, fui na Ordem de São Francisco no Porto,lá tive uma piripac que minha amiga descreveu como um “choque de beleza ” ao entrar na Igreja tocava um orgão ao fundo, e conforme fui olhando, foi dando uma emoção, engasguei e as lágrimas rolavam incontroláveis, meus olhos não acreditavam que poderia haver tanta beleza e arte reunidas em um só lugar ! IMPERDÍVEL !!! Depois que for visitar Chico em Salvador , volto aqui para contar . Bjs e obrigada pelas dicas maravilhosas que vc dá.

    (Responder)

  9. José Roberto Leone
    Comentário do dia 27/5/2015 às 21:29

    Visitei a Igreja adorei, tirei varias fotos, porem perdi uma foto muito importante para mim, pois estou fazendo uma pesquisa, e gostaria se alguém puder me ajudar.
    Descrição: Dentro da igreja, lado esquerdo tem uma porta que da para uns jazigos, preciso saber o nome do jazigo que esta no chão o terceiro é de um frei, preciso do Nome, Data Nascimento e Morte, agradeço se puderem enviar uma foto.

    (Responder)

  10. Comentário do dia 12/9/2015 às 21:49

    lembro que fiz a visita guiada, pena que está sem… onde estão os guias de turismo para divulgar a historia e arte deste Brasilzão??

    (Responder)

  11. Comentário do dia 03/10/2016 às 22:28

    Olá Sílvia!

    Realmente, o turismo em Salvador estava em uma fase meio complicada, mas a cidade está se reestruturando, e tem muita coisa nova por aqui! Convidamos você e sua equipe para um passeio incrível pela cidade, dessa vez acompanhada por guias experientes e que conhecem muito sobre as inúmeras igrejas e museus aqui da capital baiana.

    Você é nossa convidada!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar