terça-feira, 07 de maio de 2013

Risoto de Pinhão: um prato com a cara do frio brasileiro

Risoto de Pinhao Receita

Aprendi esta receita com minha prima Adriana que, aliás, é craque em risotos! O pinhão é uma espécie de “castanha” típica do sul do país. Mas aparece também em regiões serranas de outras partes do Brasil justamente porque ele adora um friozinho.

Muita gente pensa que é um fruto, mas trata-se de uma semente de pinheiros, entre eles, a Araucária — símbolo do Paraná! (Olha, isso foi o que entendi lá na Wikipédia, se algo estiver errado, avise-me!)

Como fazer Risoto de Pinhao

Preparei este prato especialmente para o concurso do blog  Casos e Coisas da Bonfa que reuniu mais de 40 receitas de risotos, uma mais suculenta do que a outra.

Para vocês eu deixo aqui a receitinha!

INGREDIENTES

2 xícaras de arroz arbóreo
300 g de pinhão picado
2 colheres de margarina (ou manteiga)
2 colheres de creme de ricota (parece um cream cheese)
25 g (meio pacote) de queijo parmesão ralado (grosso)
1 cebola pequena
1  tablete de caldo de legumes
800 ml (4 copos) copos de água
1/2 xícara de vinho branco seco (pode ser de marca baratinha)
sal a gosto

Risoto de Pinhao - Matraqueando

MODO DE PREPARO

Cozinhe o pinhão numa panela de pressão por 40 minutos (após começar a chiar) em fogo baixo. Dica: para descascar o pinhão mais facilmente ele tem que estar quente. Aperte a base mais gordinha do pinhão com o cabo de uma faca para o pinhão sair.

Numa frigideira funda (ou panela de borda alta) derreta a margarina e doure a cebola picadinha. Em seguida acrescente o arroz e frite ligeiramente. Coloque o vinho e mexa até evaporar. Acrescente uma porção dos pinhões (deixe o resto para colocar só no final)e refogue mais um pouco. Acrescente pouco a pouco o caldo de legumes dissolvido na água quente. Vá mexendo em fogo médio até a água evaporar.

Antes de colocar todo o caldo de legumes, salpique o queijo ralado, acrescente o creme de ricota e o restante de pinhão. Acerte o sal. Vá mexendo até o arroz ficar cremoso e al dente. Prontinho!

Posts relacionados

Escondidinho de camarão com queijo coalho

Sobremesa

Petit Verre: bombom de morango no copinho

Fotos: Sílvia Oliveira

Share