-  Atualizado 09/07/2020

Espaguete à Carbonara: receita com dica certeira para você nunca mais errar

Publicado por: Silvia Oliveira Cozinha da Matraca, Massas

O Espaguete à Carbonara é uma das receitas mais clássicas da culinária italiana. O molho leva basicamente queijo parmesão (ou pecorino), ovos, bacon e pimenta do reino preta para finalizar.

Na Cozinha de Araque da Matraca, eu acrescento um pouco de creme de leite fresco. É um artifício de quem não tem muita técnica (presente!). Portanto, opcional.

O grande segredo  — que vale para quando você for preparar qualquer massa  — é reservar uma xícara da água do cozimento para acertar o ponto do creme e deixá-lo bem aveludado.

Antes de fazer a receita, leia atentamente todo o processo para entender o modus operandi do spaghetti alla carbonara. Não é difícil, mas tem que ter um jeitinho na hora de acrescentar a massa ao creme de ovos para chegar ao ponto ideal.

RECEITA DE ESPAGUETE À CARBONARA

Rendimento: 3 porções
Preparo: 30 a 40 minutos
Dificuldade: relativamente fácil

INGREDIENTES

  • 250 g de espaguete grano duro (ou outra massa longa, na foto é massa linguine)
  • 1 xícara (chá) de bacon cortado em cubinhos
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 1 xícara (chá) de parmesão ralado
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco (ou de caixinha) – opcional
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Dica 01 | Se você usar ovos caipiras o creme carbonara ficará com uma cor bem amarelinha, linda, linda!

Dica 02 | A título de informação: o creme de leite de caixinha contém maior teor de gordura e é considerado um alimento processado. O creme de leite fresco tem menor teor de gordura e é considerado comida de verdade.

Dica 03 | Os 250 g de macarrão equivalem a meio pacote. Se quiser preparar com rendimento maior é só fazer o pacote inteiro, dobrando os ingredientes da receita.

Dica 04 | Se você não pode comer ou evita o glúten, existem várias marcas de macarrão sem glúten à venda nos supermercados. O resultado final é idêntico.

MODO DE PREPARO

1. Coloque 3 litros de água numa panela média e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione uma colher rasa (sopa) de sal. Acrescente o macarrão. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem, mas vá provando para não passar muito. A textura deve ficar al dente. Nem cru, nem molenga demais.

2. Enquanto isso, comece a preparar o molho carbonara. Mistures os ovos (lembrando, são 2 ovos inteiros + 2 gemas; você pode congelar as claras para usar em outra receita) ao queijo parmesão, ao creme de leite fresco e misture com um garfo. Reserve.

3. Aqueça uma frigideira e doure o bacon. Ele deve soltar uma gordurinha natural. Mas se começar a grudar muito coloque uma colherzinha (café) de manteiga e mexa bem.

4. Importante: antes de escorrer o macarrão reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. Isso vale para todos os tipos de macarrão que você fizer.

5. Atenção nesse ponto, porque é necessário ter uma certa agilidade para incorporar o creme carbonara à massa e não parecer que você está fazendo um prato de macarrão com ovos mexidos. Depois de escorrer a água, coloque o macarrão na frigideira ainda quente com o bacon, mas com o fogo desligado. Mexa bem.

6. Adicione o creme de ovos à massa e vá mexendo rápido e delicadamente. O calor da massa deve cozinhar os ovos. Nessa hora, você liga o fogo baixo novamente e acrescenta aos poucos a xícara de água do cozimento até formar um creme aveludado. Isso leva uns dois, três minutos. Não cozinhe demais.

7. Salpique pimenta do reino por cima e sirva quente!

Dica 01 | Lembrando que o molho carbonara tradicional leva basicamente queijo, ovos e bacon. Algumas receitas, como esta, acrescentam o creme de leite porque deixam o creme mais encorpado e com menos chances de virar “ovo mexido” para quem não tem muita habilidade na cozinha.

Dica 02 | Se depois de esfriar o macarrão a massa ressecar muito na panela é só colocar um pouco de água quente (não fervendo) quando for esquentá-lo novamente, mexendo delicadamente.

SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS

Posts relacionados

Fondue de Chocolate: receita simples e montagem criativa

Bobó de camarão na minimoranga

Guacamole: o delicioso aperitivo mexicano que fica pronto em 10 minutos

Café Dalgona: receita e origem do café cremoso que virou modinha na internet

Ossobuco suculento ao vinho na panela de pressão com polenta cremosa

Leia também

Risoto de Pinhão: um prato com a cara do frio brasileiro

Receita de Escondidinho de Camarão com Queijo Coalho

Feijoada da Matraca: dicas de decoração, cardápio e receita

Para ver mais dicas de receitas, festinhas, comes e bebes siga o meu Instagram. Lá eu sou a @matraqueando. Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS.

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. 

Leve a receita de Espaguete à Carbona para os amigos, compartilhando este artigo nos botões abaixo! 😉



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2020 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar