Buenos Aires bairro a bairro: Abasto
O Abasto é uma espécie de bairro temático. Talvez não tenha tantas atrações como Palermo e Recoleta, mas é referência para quem gosta de tango e sua história. Carlos Gardel era figurinha fácil no Mercado Abasto, hoje transformado no maior shopping da cidade. Dentro do centro comercial estão o Museo de los Niños e algumas das principais lojas da capital portenha. Já a casa onde viveu o maior cantor de tango da Argentina virou um charmoso museu.
É um bairro modesto, sem grandes corredores comerciais. Com incentivo da prefeitura muitas viviendas, na altura da Calle Zelaya, passaram a pintar suas fachadas com letras de música, caricaturas ou usaram o fileteado, técnica artística portenha. Ainda acho San Telmo o bairro genuinamente tangueiro de Buenos Aires. Mas o Abasto fica como opção para um passeio agradável e cheio de bossa. Digo, de tango.
O QUE FAZER
Museo de los Niños | Uma proposta criativa para introduzir as crianças de forma lúdica no mundo profissional dos adultos. É uma cidade em escala reduzida. Aqui, os niños podem ser professores, médicos e até sacar dinheiro de um banco de mentirinha.
Pasaje Zelaya | Entre as calles (ruas) Anchorena e Jean Jaurés está um dos pedaços mais sedutores do Abasto. Quase todas as casas receberam alguma intervenção artística que lembra o tango. São fileteados, trechos de tango e desenhos estilizados de Gardel – o grande homenageado e embaixador do bairro.
Paseo del Tango | Um pequeno calçadão na rua Carlos Gardel cheio de árvores e faróis antigos. Tem alguns bares temáticos com referências ao tango, incluindo a luxuosa casa Esquina de Gardel. Nos finais de semana há feirinha temática e shows de rua.
Museo Carlos Gardel | A casa onde Carlos Gardel viveu foi transformada num pequeno e instrutivo museu. Abriga fotos, documentos e objetos pessoais do cantor, incluindo a cama de bronze onde dormia. A arquitetura da casa – chamada de chorizo (salsicha) – é típica portenha: comprida e com frente estreita.
ONDE COMER
Siceramente, não sei indicar um local bacana. Nas duas vezes em que estive aqui acabei caindo na Praça de Alimentação do Shopping Abasto. Tem vários restaurantes lá, incluindo comida chinesa e paella a partir de 30 pesos (R$ 12) o prato. Ao lado do shopping tem uma enorme filial do supermercado Coto.
ONDE COMPRAR
Shopping Abasto | O antigo mercado municipal de Buenos Aires se transformou num shopping gigante. São quase 240 marcas – nacionais e importadas.
COMO CHEGAR
Ônibus: 12, 29, 34, 41, 64, 111, 118, 152, 194. Metrô: Estação Carlos Gardel (Linha B). Táxi do centro até aqui: 30 pesos ou R$ 12,00.
Buenos Aires bairro a bairro
Post relacionado
Buenos Aires com crianças: Museo de los Niños
Fotos: Raul Mattar e Sílvia Oliveira
Sílvia, este é com certeza um dos mais sedutores blogs sobre turismo que já vi. Seus textos são muitos bons e as fotos maravilhosas. Parabéns!
http://www.casatemporadasc.com.br
Showwww
Este site e muito bom! Parabens!muito atualizado! Tb acompanho o Tudo Viagem! Que tb e muito atualizado!
Tudo Viagem – passagens, viagem
Valeu, Sandra! Obrigada! 🙂
Um post alegre e colorido. Gostei dele. A menina, a pequenha da casa, está feliz com ônibus do Museo de los niños!!! . Linda idéia pra os mais pequenhos da casa.
Sílvia, é super interessante você comentar sobre cada bairro em Buenos Aires!
😀
Este site e muito bom! Parabens!muito atualizado! Tb acompanho o Tudo Viagem! Que tb e muito atualizado!
Tudo Viagem – passagens, viagem
Muito bom o post! As imagens estão lindas. Na verdade, muito bom o blog inteiro! Devorando!
Beijos
Muito legal esta série!!!! Excelente!! ótimo texto, ótimas fotos (parabéns Raul!!) e dicas excelentes!! Gracias!!! Abração!
Oi Silvia!
Obrigada pela força na divulgação do nosso “incidente venezuelano”.
Mas já estou correndo atrás das suas dicas de BsAs. Tínhamos viagem marcada já para semana que vem. Depois do ocorrido, pensei em desistir, mas acabei percebendo que Caracas não merece tanta atenção assim.
Adorei suas dicas de Tiradentes. Fizemos uma viagem bastante proveitosa em razão delas. Agora estou aqui de cliente de novo, confiante nas suas ótimas dicas de Buenos Aires.
Abraço,
Anna
Que barato esse post, posso complementar com uma dica de hospedagem???
Indico o QuickHome.com para aluguel por temporada
Eu adorei Buenos Aires, mas saíd e lá com gostinho de quero mais pois em 2 anos seguidos´visitei a capital portenha em escalas de cruzeiros. Quero voltar com calma e vou levar suas dicas comigo. Feliz 2012.
Vale à pena voltar, sim, Silmara! Feliz 2012 para você também! 🙂
Oi Silvia, adorei tudo por aqui!Aproveito para perguntar, o shopping Abastoé bom para compras?