-  Atualizado 30/08/2010

Itaipu: iluminação monumental da barragem

Publicado por: Silvia Oliveira Foz do Iguaçu
 
É um trem bonito de se ver. Toda sexta e sábado, ao anoitecer,  um espetáculo de luzes e música engrandece ainda mais a barragem da Itaipu. São 112 luminárias e 519 refletores – conectados por 60 quilômetros de fios, cabos e eletrodutos. O que parecia grande fica ainda maior. 

De repente apagam-se as luzes do mirante, uma escuridão só. Em sincronia com uma trilha sonora produzida especialmente para o show os refletores da barragem começam a piscar e acender progressivamente. Aos poucos, as luminárias dão forma ao enorme paredão de concreto.A coisa é tão grande que a energia consumida na apresentação seria suficiente para iluminar uma cidade com 15 mil habitantes.

O camarote é a Estação Mirante Central (aquela que tem o painel em azulejos do Poty). Antes do show começar um documentário é exibido em enormes telões e uma dupla de apresentadores conta um pouco da história da usina, ele em português, ela em inglês.   

Não existe melhor formar de selar seu passeio por aqui. Há inclusive uma Visita Combinada Panorâmica-Iluminação. Fica até mais barato se comprar os dois ingressos juntos. Embrenhar-se no meu roteiro, no entanto, tem que ter disposição. Fiz o circuito especial, no último horário – às 16h. Dura duas horas e meia o trajeto. Depois esperei mais uma hora para assistir ao espetáculo noturno. Saí de lá quase nove e meia da noite. Mas alguém aí tem dúvida de que não valeu a pena?
Fotos: Raul Mattar
SERVIÇO:

Iluminação Monumental
Quando: sexta e sábado, às 20h (21h no horário de verão)
Quanto: R$ 12,00. Pessoas de 7 a 16 anos e acima de 60 anos pagam metade.

Atenção: para ver horários e preços atualizados visite o site Itaipu Turismo.

Posts relacionados:



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


15 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi sílvia! nossa, parece sensacional! não sabia que existia este espetáculo… gde dica! bjs, querida!!!

    responder
  2. Joaninha Bacana

    Que show esse passeio! Tô planejando ir visitar Foz do Iguacu & Itaipu com namorido, e vou incluir esse roteiro!!! Muito legal, Sílvia! Eu conheco Itaipu de dia, mas nao sabia desse show de luzes!
    Beijos, Angie

    responder
  3. SÍLVIA OLIVEIRA

    Claudia: eu também só descobri o passeio pesquisando no site deles, antes de ir para lá! Muita gente deve chegar desconhecendo o espatáculo! Bjs!

    Angie: então, se você já conhece de dia… aproveite para ir ao Ecomuseu de lá (bastante interativo) e conhecer a iluminação monumental. É para ser inesquecível! 🙂

    responder
  4. Patricia Paggiossi

    Oi Silvia, tudo bom? aqui quem escreve é uma ex aluna sua, eu vi uma publicidade argentina, que é uma fofura e lembrei de você, mamãe 2009. http://www.youtube.com/watch?v=0P8-m0Xr1q0&feature=related
    bjs

    responder
  5. Priscila Goldman

    Silvinha, indiquei para meu cunhado esse passeio, ela esta indo neste fim de semana para Foz! E nem sabia da iluminação! valeu mais uma vez. Beijus!

    responder
  6. Cris Caetano

    Menina, que fotos!!! Parece obra de artista plástico! Grande artista o Raul.

    Beijos

    responder
  7. Leonardo Marzullo

    Se tivesse que escolher so um desses, qual voce recomendaria?

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Leonardo! Se tivesse que escolher só um desses o que, passeios?

      responder
  8. Oi. Nós do D&D Mundo Afora fizemos um post superbacana com 37 atrações sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

    Para ilustrar algumas atrações que não tivemos oportunidade de visitar, citamos alguns blogs que já tinham publicado posts sobre os assuntos.

    Entre eles, indicamos alguns posts do Matraqueando. Quando puder, dê uma olhadinha lá!!!!
    http://www.dedmundoafora.com.br/2016/08/37-atracoes-foz-do-iguacu-puerto-iguazu-ciudad-del-este.html

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar