Strogonoff de cogumelo: receita vegetariana para minha segunda sem carne

Publicado por: Silvia Oliveira Cozinha da Matraca, Vegetariana

Eu gosto de strogonoff de qualquer jeito. Encontrar uma opção vegetariana para a minha segunda sem carne foi uma alegria.

O modo de fazer o Strogonoff de Cogumelo é basicamente o mesmo da receita tradicional com carne. O que deixa o sabor do prato com cogumelos especialmente saboroso é a inclusão de dois ingredientes muito usados na cozinha oriental: shoyo e gengibre.

Curiosidade: o strogonoff é um prato de origem russa. O nome talvez tenha vindo da família russa Stroganov, que teve seu auge nos séculos 15 e 16. Já a enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique acredita que o nome pode ser derivado do verbo strogat, que significa “cortar em pedaços” em russo, uma vez que a base da receita é justamente alguma proteína — como carne ou frango — cortada em tiras ou cubos.

RECEITA DE STROGONOFF DE COGUMELO

Rendimento: serve 4 pessoas
Preparo: 40 minutos
Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

  • 500 g de cogumelo paris (você pode misturar outros como shiitake e shimeji)
  • 100 g de creme de leite (fresco ou de caixinha)
  • ½ cebola média picada em meia-lua
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 pedaço de gengibre (2 cm)
  • 2 colheres (sopa) de shoyo (molho de soja)
  • 1 colher cheia (sopa) de extrato de tomate
  • azeite para refogar
  • sal a gosto

Dica da Matraca | Se você quiser uma Receita Vegana de Strogonoff de Cogumelo, pode substituir o creme de leite por leite de coco, por exemplo.

MODO DE PREPARO

1. Limpe os cogumelos com um pano úmido e limpo. Você não deve lavá-los porque o cogumelo absorve água e, nesse caso, poderá ficar borrachudo. Depois de limpos, você deve fatiá-los em lâminas. (Não se preocupe, porque o calor do cozimento vai matar qualquer micro-organismo indesejado.) 🙂

2. Leve uma panela ao fogo médio com duas colheres de azeite. Refogue o alho e a cebola por uns 5 minutinhos sem deixar queimar. (Dica: como o alho queima mais rápido, refogue sempre primeiro a cebola, depois o alho.)

3. Acrescente o cogumelo e o shoyo (molho de soja). Mexa bem e deixe refogar por mais uns três minutos. Prove e acerte o sal. (Lembrando que o shoyo é um tempero que já tem bastante sódio.)

4. Em seguida, coloque o extrato de tomate e gengibre cortado em pequenas lascas. Refogue mais uns dois minutos para incorporar bem.

5. Por fim, acrescente o creme de leite. Misture bem e deixe refogar por mais alguns minutos. Sirva quente com arroz ou purê de batata.

Dica da Matraca | Eu gosto do Strogonoff de Cogumelo com molho bem grosso. Então eu não coloco água. O detalhe é que do meu jeito a receita rende menos. Se você quiser que ela renda mais, assim que colocar o extrato de tomate e o gengibre (ver no nº 4) acrescente um copo de água e deixe reduzir um pouco. Caso o molho fique muito ralo, dissolva uma colher rasa (sopa) em mais meio copo de água fria e acrescente à receita para engrossar.

Sugestão: se você quiser apenas um acompanhamento de cogumelos com gengibre ao molho oriental, é só fazer a mesma receita sem o creme de leite e o extrato de tomate.

SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS

Posts relacionados

Huevos Rancheros: a minha receita mexicana preferida para a segunda sem carne

Guacamole: o delicioso aperitivo mexicano que fica pronto em 10 minutos

Brunch Árabe: cardápio simples e receitas fáceis para fazer em casa

3 ideias incríveis de tábuas de frios: como montar e servir

E ainda

Noite do Crepe Francês: receitas e montagem de crepes doces e salgados

Fondue de chocolate: receita simples e montagem criativa

Para ver mais dicas de receitas, festinhas, comes e bebes siga o meu Instagram. Lá eu sou a @matraqueando. Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS.

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. 

Compartilhe este a receita de Strogonoff de Cogumelo com os amigos, clicando nos botões abaixo! 😉



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2020 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar