sexta-feira, 09 de dezembro de 2011

Bobó de Camarão na mini moranga: delícia baiana

Na festinha de comemoração dos cinco anos do Matraqueando o prato principal foi Bobó de Camarão. Prato, aliás, que eu fiz duas vezes na minha vida. Mas é tão fácil que eu não errei em nenhuma delas. Segue a receitinha (para quatro pessoas):

INGREDIENTES

½ kg de mandioca
300 g de camarão médio. Prefira camarão fresco.
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
1 pimentão verde picadinho em cubos
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 vidro de leite de coco
1 lata de massa de tomate
Suco de 1 limão
Uma xícara (chá) de cheiro verde picado
Sal, pimenta e coentro a gosto
4 mini morangas
Azeite de oliva

MODO DE PREPARO

Lave os camarões e deixe-os marinando em sal, alho, pimenta e suco de limão. Cozinhe a mandioca cortada em pedaços na panela de pressão com água e uma colher rasa (sopa) de sal até ficar bem amolecida. Acrescente o vidro de leite de coco à mandioca já cozida. Deixe amornar e bata no liquidificador até formar um purê.

Enquanto isso, corte a tampinha da mini moranga, retire cuidadosamente as sementes com uma colher (tomando cuidado para não furar a casca) e acrescente um fio de azeite em cada uma delas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe assar por 30 minutos.

Numa frigideira, esquente o azeite de oliva e doure a cebola. Junte os camarões e frite delicadamente. Acrescente o pimentão, a massa de tomate, o cheiro verde, o coentro (em pó ou fresco) e o purê de mandioca. Mexa bem e acrescente, por último, o azeite de dendê. Deixe cozinhar em fogo médio por uns cinco minutinhos. Desligue o fogo e coloque uma porção do bobó dentro da mini moranga. Sirva com arroz branco!

Posts relacionados

Espetinho gourmet com tomate cereja e manjericão
Verrine de Salada Tropical

Fotos: Raul Mattar

Share