quarta-feira, 01 de fevereiro de 2012

Escondidinho de camarão com queijo coalho

Mais uma da minha série de receitas com frutos do mar ou da minha lista de Escondinhos. Rá! A primeira vez que comi este prato foi na Costa do Sauípe, a 70 quilômetros de Salvador, na Bahia, há quase oito anos. Paixão à primeira vista. Já fiz várias vezes e realmente fica daqui, ó! No Ano Novo, o Escondidinho de Camarão com Queijo Coalho foi um dos acecipes da nossa ceia lá na praia.

Ingredientes

1 kg de mandioca cozida
500 g de camarão médio
200 g de queijo coalho
1 vidro de leite de coco
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho picadinhos
1 xícara (chá) de tomate picado
Queijo parmesão ralado para gratinar
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva

Modo de Preparo

Deixe o camarão marinando no suco de limão com uma colherzinha (de café) rasa de sal. Enquanto isso, cozinhe a mandioca na panela de pressão com água e um pouco de sal. Quando estiver amolecida deixe amornar e bata no liquidificador junto com meio vidro do leite de coco até virar um purê bem cremoso. Reserve. Numa panela, doure o alho e a cebola no azeite de oliva. Acrescente o camarão, o tomate e o restante do leite de coco. Acerte o sal e acrescente a pimenta. Refogue por dez minutos.

Montagem do prato

Despeje o azeite em uma travessa refratária até cobrir o fundo. Acrescente uma camada de purê de mandioca. Espalhe sobre o purê o queijo coalho cortado em quadradinhos de um centímetro. Em seguida, despeje uma camada do molho de camarão. E vá repetindo a sequência até terminar com o purê. Espalhe o queijo parmesão ralado por último e leve para gratinar por 15 minutos. Sirva quente!

Ah, no meu blog-mulherzinha, o SilviaOliveira.com.br você encontra uma dica de como servir Escondidinho de Bacalhau em minicaçarola, dica de prato volante. Aqui!

Posts relacionados

Escondidinho de Bacalhau
Bobó de Camarão na Mini Moranga
Salada de Frutos do Mar

Leia também

Picadinho de carne ao molho de cerveja preta
Mini Cuscuz Paulista: entradinha-chic

Fotos: Sílvia Oliveira

Share