-  Atualizado 18/12/2009

Escondidinho de bacalhau

Publicado por: Silvia Oliveira Cozinha da Matraca

Você já deve ter ouvido falar de outras variedades deste prato como escondidinho de carne seca e escondidinho de camarão. Mas o de bacalhau… nem os portugueses imaginaram uma receita assim: fácil, saborosa, econômica, relativamente rápida de preparar e bem brasileira!

Em todos anos a história é a mesma. Existe uma comida tradicional na sexta-feira da paixão – a bacalhoada – que não cabe no bolso de muita gente. Algumas variedades de bacalhau chegam a custar mais de R$ 60,00 o quilo! Detalhe: como quase sempre é servido em família, o investimento, por menor que seja, significa a bancarrota de toda nossa estirpe genealógica.

Arrá! Mas não contava com as astúcias do Matraca na Cozinha, nosso Momento Ofélia mão-de-vaca-muquirana. Com base de aipim (mandioca ou macaxeira, como quiser chamar), o prato leva bacalhau desfiado. Assim, você pode comprar um sem tanto pedigree porque não serão necessários aqueles megapedaços à vista de ninguém. Como o próprio nome diz, fica tudo escondidinho. Anote aí:

.

Para o purê de aipim:

1 kg de mandioca cozida e espremida quente
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/2 xícara de leite de coco
Sal a gosto
Para o bacalhau
1/2 kg de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente. (Eu comprei o tipo Saithe – R$ 13,50 o quilo)
1/2 xícara (chá) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola fatiada
3 tomates sem sementes picados
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO

Purê de aipim
Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de manteiga e refogue 1 kg de mandioca cozida e espremida quente. Acrescente o creme de leite e o leite de coco, misturando bem. Mantenha o fogo médio, prestando atenção para não deixar queimar o fundo. Evite o excesso de sal no purê. Reserve.
Bacalhau
Numa panela com 1/2 xícara (chá) de azeite, refogue a cebola e o alho. Acrescente o bacalhau desfiado e misture bem. Em seguida, coloque o tomate. Refogue todos os ingredientes e corrija o sal e a pimenta.
Montagem
Unte uma travessa de vidro refratário com azeite de oliva. Coloque metade do creme de mandioca e distribua o bacalhau sobre o purê. Coloque a outra metade do creme de mandioca e leve ao forno para gratinar.

Sirva com arroz branco e salada verde. Simplesmente um luxo! E rende pra dedéu.
.
Fotos: Raul Mattar


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


9 Comentários

  1. Anonymous

    O comentário perfeito aqui é: huuummmmmmmm…..

    Boa Páscoa e bom descanso.
    bjs
    Nair

    responder
  2. SÍLVIA OLIVEIRA

    Procê também, Nair! 😉

    responder
  3. Anonymous

    Por favor, gosto muito de bacalhau mas, este prato confecionado com mandioca que é um farináceo( muito bom por sinal) e ser acompanhado com arroz é que não está nada bem que me desculpem mas numa gastronomia nunca se deve misturar.
    De uma portuguesa que gosta muito de bacalhau

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Cuma, Dona Portuguesa que gosta muito de bacalhau? Em gastronomia não se mistura? Ow, de que planeta você veio? Eu, hein!

    responder
  5. Cris Caetano

    Salivei só de olhar. Vou fazer, deve ficar bom que se farta! 😉

    Beijinhos

    responder
  6. ana

    hummm

    responder
  7. andre freyesleben

    Hum delicia! Da pra fazer com batata baroa também! Tudo que é com bacalhau é bom!!!
    Uma dica de prato de bacalhau: colocar bacalhau dessalgado em postas em uma terrina, cobrir com azeite de oliva, levar ao forno. quando estiver pronto comer com arroz feito na hora! obs: só o bacalhau puro com azeite (sem cebola,pimentoes, batatas, nada…) experimente! O peixe é tão bom, que come-lo puro com arroz é um arraso para sentir o VERDADEIRO SABOR DO BACALHAU!!!
    Ah, e tem uma receita que vou experimentar essa semana: colocar o bacalhau no forno coberto por azeite de oliva e deixa-lo por 6hs (isso mesmo, seis horas) em uma temperatura que não ferva o azeite – DEVE FICAR SOLTANDO APENAS UMA BOLHA do fundo da terrina até a superficie, lentamente, SEM FERVER O AZEITE!!! Diz que fica maravilhoso!!!! Vou experimentar….
    Grande abraço! Adorei seu blog!!! Parabéns e obrigado pelas dicas…

    responder
    • Silvia Oliveira

      Uia, adorei a dicas, Andre! 😀

      responder
  8. Eliane Hoffmann

    Adorei a receita mas sera que da para fazer tambem com batata.É que estou aprendendo a cozinhar e não mando bem na cozinha.

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar