-  Atualizado 07/12/2009

Europa a 50 euros por dia

Publicado por: Silvia Oliveira Europa
 
Não existe milagre, pegadinha nem letrinha pequena no rodapé da página. Vai ter que evitar táxi, optar por hospedagens franciscanas, comer o menu do dia, ir ao supermercado, não comprar bugiganga e, preferencialmente, viajar na baixa temporada.
.
Entenda nossos 50 euros por dia: neles estão incluídos gastos em hotéis econômicos, albergues da juventude, pousadas ou pensões, mais as refeições em restaurantes populares, desfrutando do cardápio turístico. De lambuja, você leva dezenas de atrações turísticas que não vão custar nenhum centavinho a mais. Mesmo assim – aviso – você deve ir à falência de qualquer jeito.
.
Sem truques. Matemática é uma ciência exata. Viajar custa caro. Pedir a concordata depois de um passeio dessa natureza deve ser encarado como condição sine qua non. Nada muito rigoroso se você pensar que estamos falando de uma viagem à Europa, destino que povoa seus sonhos e devaneios há muito tempo.
.
Se esse não é o seu perfil de viajante, não desista. Apesar da nossa veia mão-de-vaca-muquirana teremos alguns momentos de extravagância. Você pode aproveitar todas as dicas para economizar e, por exemplo, fazer um up grade no hotel, caso a cama onde vai desmaiar no fim do dia seja tão importante quanto o seu roteiro.
.
Todas as dicas de hospedagem e alimentação foram avaliadas sob os olhos da autora – euzinha. O seu grau de exigência para conforto e baixa gastronomia pode ser inversamente proporcional ao meu. O que quer dizer: não espere pratos meticulosamente enfeitados por 10 euros nem lençol de fio egípcio nos albergues e pensões que cobram pouco mais do que isso por pessoa.
.
A exigência mínima para um restaurante deve ser comida saborosa e ambiente decente. Já para dormir quero uma cama confortável com lençóis limpos. Se ainda por cima forem brancos, tiramos a sorte grande.
.
Na série Europa a 50 euros por dia vamos reviver a fase áurea dos guias Frommer´s que no século passado – literalmente – lançaram o Europa a 5 (cinco!) dólares por dia. Depois veio o que prometia gastos de 50 dólares diários.
.
Os nossos muquiranas 50 euros equivalem, hoje, a 70 dólares por um dia no velho continente. Aproveite a ideia: viajar aproveitando o máximo, gastando pouco e trazendo muito na volta. Nem que sejam algumas fotos e boas histórias para contar.
.
Acompanhe nosso roteiro. Vamos passar pela Europa essencial: ALEMANHA, ESPANHA, FRANÇA, GRÉCIA, HOLANDA, INGLATERRA, ITÁLIA E PORTUGAL. Com dignidade e mala de rodinhas.
.
Foto: Canais de Veneza. (Raul Mattar)
.
Posts relacionados:
.
.
.
.
.
.
.
.
.


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


30 comentários

  1. Gabi
    Comentário do dia 16/7/2009 às 16:56
  2. Cris Caetano
    Comentário do dia 16/7/2009 às 17:57

    Amei!

    E eu consegui há anos atrás ser econômica em Paris, é possível sim, mas é por aí, fazer uma análise das prioridades e nao gastar em tudo o que vê pela frente, mas é uma tentação. 🙂

    Beijinhos

    (Responder)

  3. Cecilia
    Comentário do dia 16/7/2009 às 18:07

    Olá, Silvia. Tudo bem? Meu nome é Cecília e trabalho na Edelman, que é a agência de comunicação da Jorge Zahar Editor. Passo por aqui pra te contar de um livro que acabou de ser lançado, acho que você vai gostar de conhecer – República Gastrômica da China, uma viagem salteada pela culinária chinesa. Um jornalista norte-america, mas de família chinesa, muda-se para Pequim para estudar a culinária do país e também é crítica de gastronomia. Os relatos são bastante interessantes porque ela explica o que se come em cada região do país e conta por todos os cantos que passou e nos passa informações sobre a China que normalmente não temos.
    Espero que goste da minha dica!
    Abraços

    (Responder)

  4. Malu Bueno - Florida
    Comentário do dia 16/7/2009 às 19:14

    Essa eu quero acompanhar! Em março de 2010 estamos querendo fazer um tour pela Toscana na Italia ou pela Provence, na Franca!

    (Responder)

  5. Margareth Bastos
    Comentário do dia 16/7/2009 às 19:29

    Oba! Conheço 6 garotos de 18 anos que farão quase isso em janeiro: França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, República Tcheca, Aústria, Itália e Espanha.
    Algumas dicas sobres esses outros lugares?
    bjs

    (Responder)

  6. Claudia Pimenta
    Comentário do dia 16/7/2009 às 19:38

    oi sílvia! oba, vou acompanhar… que venham as dicas! bjs, querida!

    (Responder)

  7. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 16/7/2009 às 20:16

    CECÍLIA: gostei da dica, sim! Aparentemente reúne tudo de que gosto, viagem e gastronomia. Vou conhecer o livro! Abs!

    (Responder)

  8. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 16/7/2009 às 20:18

    MALU: Provence e Toscana entram no meu rol de momento extravagância. São rotas muito específicas, que exigem hospedagem mais interessantes e um ritmo menos estilo mochilão. Na nossa série nos concentraremos na Europa essencial, aquele basiquinho mesmo! Bjs!

    (Responder)

  9. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 16/7/2009 às 20:30

    MARGARETH: quanto tempo, menina!!! Bem, na nossa série vou me concentrar na Europa essencial. Eu não incluiria numa primeira viagem para lá, por exemplo, Áustria e Rep. Tcheca. (Infelizmente não tenho muitas dicas sobre esses destinos). Leste Europeu é outra coisa! E Bélgica??? Bem, a capital Bruxelas e agradável, romântica e seu monumento principal, uma estátua de um menino mijão. Eu só manteria esse roteiro se eles forem ficar 45 ou mais dias! Caso contrário, trocaria Rep Tcheca e Áustria (imperdíveis, mas as colocaria em outra viagem ao lado de Hungria e Polônia) e ia para a GRÉCIA, finalizando com um tour por Mikonos e Santorini. Bélgica, nem incluiria, a não ser que o avião vindo do Brasil fizesse um pit-stop em Bruxelas e olha lá!Beijão!

    (Responder)

  10. Camila
    Comentário do dia 16/7/2009 às 21:17

    Sílvia, vou acompanhar passo a passo! Eu sou bem muquirana, vou me encontrar nesses posts! hehehe

    Beijos!

    (Responder)

  11. Anonymous
    Comentário do dia 17/7/2009 às 00:20

    vou acompanhar, tb!!!
    Estou indo para a minha primeira mochilada, mas, meus cálculos são de 70 a 100 E por dia… rs

    Ah! e, depois de tanto pesquisar, optei por uma mochila cutle, 60 + 15L…vMas, quero saber como vai rolar com as rodinhas!!!

    bjs

    (Responder)

  12. Joaninha Bacana
    Comentário do dia 17/7/2009 às 05:52

    Que legal!!! Tô louquinha pra acompanhar a viagem que vocês fizeram 🙂
    Beijos, Angie

    (Responder)

  13. Anonymous
    Comentário do dia 17/7/2009 às 09:20

    Siliva

    Hoje em dia, pelo menos na Holanda onde estive recentemente, não da para viver com 50 Euros, pois so um hotel, ou albergue ja são no minimo 25/30. Some alguma atração, comida e transporte, que voce chega no minimo em 70.

    Ernesto

    (Responder)

  14. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 17/7/2009 às 10:11

    Ernesto:

    A proposta é, conforme diz o post: nos 50 euros "… estão incluídos gastos em hotéis econômicos, albergues da juventude, pousadas ou pensões, mais as refeições em restaurantes populares, desfrutando do cardápio turístico." Ou seja, hospedagem e alimentação. NÃO SE ESTÁ CONTABILIZANDO TRANSPORTE NEM ATRAÇÕES PAGAS! Exatamente como os guias Frommer´s que trabalham nessa linha. Além do que, Europa a 50 euros por dia acho que não faz parte mais dos meus – nem dos seus! – planos (eu já necessito de hotelzinho com banheiro no quarto – hehehe) e, sim, de quem encara aventura ou está indo pela primeira vez fazer um mochilão!

    Ou seja, milagre não existe, mas é uma conta viável para quem está disposto a enfrentar algumas "restrições", como comer uma baguete com queijo (em vez de almoçar) nos parques de Paris. 🙂

    Ah, então anota aí hospedagem barata em AMSTERDÃ:

    Hostel Sphinx (no centro e com banheiro no quarto!) – 14 euros p/p
    http://www.sphinxhotel.nl/

    Youth Hostel Meetingpoint – 16 euros p/p
    http://www.hostel-meetingpoint.nl/

    Amsterdam Hostel Centre (café da manhã incluído, como na maioria, aliás!) – 19 euros p/p
    http://www.amsterdamhostelcentre.com/

    Flying Pig Downtown – 19 euros p/p
    http://www.flyingpig.nl/

    Hotel Annemarie – 21 euros p/p
    http://www.annemarie.hostel.com/

    The White Tulip Hostel (no centro!) – 18 euros p/p

    Quando eu falar da Holanda discorro mais sobre eles.

    BEIJÃO E OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO!

    (Responder)

  15. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 17/7/2009 às 10:17

    Angie:

    Essa série não se refere a nenhuma viagem específica que nós fizemos. Aliás, a última vez na Europa (com meus pais e esposo) a conta ficou beeeem acima dos 50 euros por dia, porque ficamos em hoteis melhores e comemos em alguns restaurantes que fogem ao padrão muquirana. Mas foi uma opção nossa naquele momento. A idéia da série nasce para tentar ajudar a democratizar o roteiro europeu e deixá-lo acessível a qualquer brasileiro disposto e bem humorado! Bjs!

    (Responder)

  16. Priscila Goldman
    Comentário do dia 17/7/2009 às 16:37

    Silvinha, como já falei minha lua de mel vai ser para Grécia. Quando você accha que entra a matéria da Grécia no ar? beijos e obrigada.

    (Responder)

  17. Anonymous
    Comentário do dia 18/7/2009 às 10:24

    Silvia

    14 Euros, com banheiro no quarto, deve ser algum tipo de erro, ou omissão (tipo o quarto é para 8 pessoas e tem banheiro). Em Hostel, faz tempo que não fico, mas em Hotel simples, agora em junho, SEM banheiro no quarto (o que eu não vejo muito problema para 1 noite), a diária minima foi de 60 Euros em Gouda agora em 2009. No Hostel, com pia no quarto (mas sem banheiro), paguei por casal 80 Euros em Harlem, em 2003.

    É possivel que esta diaria não inclua vários extras como locker, cafe da manha, toalha, e lençol…Ou ainda que tenha alguma pegadinha do tipo raynair, onde há taxa de reserva, de cobrança pelo cartão, etc… Acho meio temerário viajar sem ter pelo menos 100 Euros por dia, para ter alguma reserva, pagar o onibus /trem do aeroporto até a cidade, pagar uma lembrncinha,etc… pagar um museu, ou alguma atração, etc, enfim viajar para se divertir, e não para sobreviver…..

    Como voce tem credibilidae, e quem for no seu palpite, com 50 Euros por dia vai passar muito aperto… Para aproveitar, acho que o minimo são ums 70/80 Euros por dia (como despesas totais) , pelo menos na Holanda, a não ser que voce vá com tudo reservado, e se certifique de que realmente não haverá outras despesas.

    Ernesto

    (Responder)

  18. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 18/7/2009 às 17:16

    Ernesto… é claro que um albergue de 14 euros é com quarto compartilhado, não há omissão. É só entrar nos sites (citei todos) e ver se a sugestão agrada ao cliente. Neste mesmo Hostel Sphinx o quarto de casal com banheiro no corredor está 28 euros p/p. E, pasme, está incluído café da manhã e tem wi-fi grátis nos quartos! Nenhuma taxa a mais e super bem localizado. Mas, mesmo assim, ninguém é obrigado a ficar nele.

    Existem outras opções de 40 a 90 euros como você falou! Cada um gasta o que pode e como pode! E tem suas regalias e restrições por conta disso.

    Em nenhum momento disse que as pessoas devem levar um máximo de 50euros por dia. Isso não seria temerário, seria mentira. Mas reforço o que está no primeiro post, são 50 euros em hotel e comida. Vou dar dicas de atraçoes grátis e passes econômicos.

    Entendo sua preocupaçõa (ou susto!). É que para nós – o que hoje seria um "sofrimento", para muitos estreantes na Europa seria vivência pura! É uma questão de ponto de vista!

    Mas já tenho preparado um post sobre como entender nosso guia, deixando claro como otimizar esses 50 euros diarios. Vai utilizar nossas dicas quem achar conveniente e estiver disposto!

    Um grande beijo e obrigada mais uma vez!

    (Responder)

  19. Anonymous
    Comentário do dia 18/7/2009 às 18:44

    Silvia

    A ideia é justamente esta. Orientar a moçada a viajar economicamente, e mostrar que isto não tem nada de ser rico!

    Eu até hoje faço lanche na Euriopa, ou como as coisas típicas,é gostoso e economico.

    Mais uma dica: ficar atento ao blog do rodrigo http://www.aquelapassagem.com.br

    e pescar as boas oprtunidades de ptomoções aéreas.

    Ernesto

    (Responder)

  20. Muricando
    Comentário do dia 18/7/2009 às 19:06

    Acho totalmente viável os 50 euros por dia, incluidno transporte! Fiz uma viagem econômica em 2002. Fiquei em albergues/pensões por uma média de 18 euros por pessoa. Almoço a 12 euros, em média e à noite faziamos lanche. Ficáva muito barato. Compravamos pão, queijo, presunto, suco, refrigerante, bolo e tudo ficava uns 13 euros (para duas pessoas) por tanto o lanche saia por uns 6 euros. Com isso, são 43 euros, ainda sobram 7 euros para o passe do metrô. Nas atrações pagas, enhtra quem quer. Porque existe muito museu grátis, parque aberto ao público, etc,etc. Fiz uma extravagancia ou outra, fiquei em hotel melhor, comi em restaurante legal. mas na média ficou isso mesmo uns 50/60 euros, comendo e dormindo bem. .Quem quiser trocar idéias ou receber dicas pode me escrever: murilomeca@gmail.com
    Abraço. Murilo

    (Responder)

  21. Muricando
    Comentário do dia 18/7/2009 às 19:12

    Corrigindo: hospedagem, almoço elanche ficavam em torno de 36 euros por pessoa. Ainda sobravam QUATORZE euros para transporte ou alguma atração. Abs. Murilo
    murilomeca@gmail.com

    (Responder)

  22. eliello
    Comentário do dia 19/7/2009 às 20:39

    Silvia,

    Vc deve ter lido meus pensamentos!!! Estou tentanto economizar para fazer a tão sonhada viagem à Europa (Espanha, França e Inglaterra.
    Logo que comecei a materializar a ideia pensei que seria mto bom ter dicas suas…
    Estou aguardando pelos próximos capítulos!!! rss

    bjs

    Eliane – Londrina

    (Responder)

  23. Cecília
    Comentário do dia 27/7/2009 às 11:24

    Oi, Silvia. Que bom que gostou da dica! Um abraço.

    (Responder)

  24. carol m
    Comentário do dia 04/11/2009 às 11:32

    Lendo essas ótimas dicas lembrei da minha viagem 50 euros por dia… E posso garantir que não deixei de aproveitar nada e ainda foi uma das melhores experiências da minha vida!
    Virei fã do blog! Parabéns!

    (Responder)

  25. Mônica Sousa
    Comentário do dia 04/11/2009 às 18:17

    Nossa, descobri o blog por acaso lendo o Ricardo Freire. Amei! Viajo sempre com o mínimo e me divirto o máximo. Fiz a Europa em 25 dias (abril) com 700 euros e 700dolares (comida, hospedagem, transporte…ou seja, tudo)Mas de mochila…rs. Entâo vou ler a série e gostaria de saber se posso linkar no meu blog http://www.batendo-perna.blogspot.com (Alma de Viajante num bolso de jornalista)
    Bjs
    Mônica Sousa

    (Responder)

  26. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 04/11/2009 às 18:54

    Oi Mônica, pode linkar, sim! Beijos!

    (Responder)

  27. Maicon
    Comentário do dia 04/11/2009 às 22:55

    Ótimo blog !!
    Confesso que meu mochilão rendeu dias muito bem servidos com justos 50 euros. O bom da Europa é que sempre aparece algo que te induz a muquiranagem, como uma carona, um santo que vai embora e lhe doa seus vales transportes, uma noitada na estação de trem que economiza um dia de albergue, os free tours, um novo amigo extrangeiro para rachar uma diária no hostel e os muito bem vindos cafés da manhã inclusos nas estadas. Consegui vários descontos com o bom papo brasileiro e uma lembrancinha deixada a eles aqui de casa, rsrs !!
    Abraços !!

    (Responder)

  28. Vitor Rocha
    Comentário do dia 19/7/2010 às 17:50

    Viajarei durante 20 dias pela Espanha. Serão visitadas 5 cidades e o meio de transporte principal será um carro alugado. O que você me sugere: mochilão ou mala de rodinha?

    Abraço!

    Vitor

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Eu usaria mala de rodinha PEQUENA… mas depende muito do seu estilo! tem gente que não abre mão de um mochilão…

    (Responder)

  29. WILSON MIRANDA
    Comentário do dia 10/12/2010 às 21:46

    Menina. Tinha que ter conhecido teu Blog há mais tempo. Cheguei a pagar 6 euros numa latinha de coca cola, em Paris. Pode? Continue com seu Blog Maravilhoso. Abraços!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Aaah, todo mundo passa por isso uma vez na vida… agora se quiser dicas econômicas (sem nunca perder a dignidade) volte sempre aqui! 🙂

    (Responder)

  30. Fernando
    Comentário do dia 03/1/2013 às 13:37

    Oi Silivia!! Fomos seus alunos de espanhol e este ano eu e o Francisco vamos fazer um Euro Tur! Adorei as dicas! O blog é um Lujo!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Fernaaaando!!! hahahaha! Saudades de vocês! Lujo total! 🙂

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar