-  Atualizado 15/11/2016

10 coisas que você não sabia sobre a Matraca #matraqueando10anos

Publicado por: Silvia Oliveira Matraqueando 10 anos

silvia-oliveira-matraqueando-10-anos

1. Eu não existo até o meio-dia. E isso não é força de expressão. Quando os primeiros raios de sol começam a aparecer eu me pergunto se é só o dia amanhecendo ou o Apocalipse chegando.

2. Estou há 20 anos com meu marido. Casada há 10. Dessa história nasceu a Mariana, hoje com 8 anos. Das poucas crianças que conheço que gostam mais de Buenos Aires do que da Disney. Moramos num apartamento pequeno, fofo e organizado. Sempre que pensamos em comprar um imóvel maior, desistimos quando nos damos conta do tanto de chão e vidro que teremos que limpar. Não somos de luxos. Gostamos de comida caseira. Toda quinta-feira, tem sessão cinema em casa.

3. Fui bailarina por 12 anos, daquelas que fazem parte do corpo de baile e viajam o Brasil com apresentações. Percorri o Nordeste com o premiado espetáculo de balé A Casa de Bernarda Alba, baseado na obra de Federico García Lorca, representando a personagem Adela. Eu não tinha nem 20 anos.

4. Sou católica. Rezo o terço. Acredito na fé e na obra. Não assisto a filmes de terror. Confundo lado esquerdo com o direito. Apaixonada por pastel frito, doce de abóbora de coração e qualquer cidade que tenha casa caiada e vasinhos na janela. Não bebo.

5. Durmo tarde, detesto ervilha e me afasto fácil de gente pessimista. Apesar do meu bom humor irônico, tenho natureza impaciente e antipática. Sou velha desde criança. Minha mãe diz que eu nasci com 40 anos. Mantenho um grupo restrito e heterogêneo de mais ou menos 500 amigos no perfil pessoal do Facebook. Quando quero/preciso acrescentar uma pessoa, desfaço amizade com outra. Geralmente com aquela que deixei de seguir há algum tempo. Não é nada pessoal. É TOC mesmo.

6. Tenho caráter empreendedor. Há 16 anos, quando ainda trabalhava como apresentadora de TV, abri uma empresa especializada em café da manhã e coffee break institucional. Foi sucesso. Com a mudança de cidade passei o negócio para frente.

7. Morei na Espanha em duas oportunidades difrentes, onde fiz mestrado em turismo (2002) e doutorado em comunicação (2006). Sem bolsa de estudo. Estudava em universidade pública. Trabalhava de garçonete nos fins de semana para me manter. A dona do restaurante não repassava a gorjeta para mim. Motivo? Eu era a única estrangeira. Minhas colegas espanholas de bandeja nunca concordaram com isso e sempre dividiram os valores comigo. Embora os cursos tenham me trazido um aporte profissional extraordinário, dos títulos mesmo não levo muita coisa. Foram as pessoas do caminho que fizeram a diferença.

8. Fundei um instituto que leva aulas de espanhol gratuitamente a pessoas de baixa renda. Mais de cinco mil pessoas já passaram por lá! Fui professora de espanhol neste projeto durante 13 anos. Parei há dois anos quando decidi/precisei me dedicar totalmente à minha empresa e aos guias que escrevo.

9. Não faço rapel, rafting, tirolesa e nem desço rio em cima de boia. Trilha só se for plana e com menos de um quilômetro. Se o destino exige repelente, repenso. Passo longe de montanha russa. Tenho medo de água, barco e mar. Por decisão familiar, não visitamos mais zoológicos ou qualquer atração que trabalhe com os animais.

10. Tenho poucas vaidades. Gosto de fazer a unha e uso alguma maquiagem. Corto cabelo em salão popular. Repito roupas. Viajo somente com mala de bordo. Uso a mesma botinha o tempo todo e em todo lugar. Só ostento brinco pequeno. Tenho dois para revezar. O patrimônio que eu busco, isso você sabe, nenhuma moeda pode comprar.

banner-post-matraqueando-10-anos

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | LOJA MATRAQUEANDO


Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


63 Comentários

  1. Que legal Silvia! Acompanho sempre o seu blog e adoro! Gostei muito de saber um pouco mais sobre você!

    responder
  2. Cynthia

    Amei. Simples e verdadeira. Sigo sempre o seu site porque me identifico com o seu jeito de ser, de viajar. Te desejo sucesso sempre.

    responder
  3. Anna

    Detesto ervilha, me identifico… Rsrsrsrs… já te admirava pelo site, os fatos só vem a comprovar o quanto gente boa vc é! Te desejo muitos anos de felicidade e viagens por aí… já perdi a conta de quantas dicas eu segui daqui, desde Witmarsum aos guias excelentes. Parabéns!

    responder
    • Ah, que legal saber, Anna! Sabe que muitos paranaenses ainda desconhecem Witmarsum? O local está melhorando a estrutura e tem tudo para se tornar um dos principais passeios da região! Abração!

      responder
  4. Muto legal conhecer um pouco mais sobre você Silvia!

    responder
    • Valeu, Ludmila! Que legal ver você por aqui, volte sempre para matraquear com a gente! Bjs!

      responder
  5. Gosto muito dos seus artigos e da maneira como escreve: humorada e sincera.
    Legal saber mais sobre você e sua história.
    Abraço,

    responder
  6. Cláudia Henriwurs

    Queria saber mais sobre a malinha de bordo. Estou tentando mudar e viajar mais leve e sem despachar.

    responder
    • Thais Ribeiro Semprebom

      Olá! Eu também tenho interesse nesse tópico!
      Parabéns pelo trabalho, Silvia! Conheci o Matraqueando há poucos meses, mas já virei fã.

      responder
      • Cláudia e Thais, sabem que eu já até fiz um rascunho de post sobre como montar uma mala pequena. Mas antes acho que teria que tratar sobre “libertação emocional” ou escrever algo como ” as sete leis do desapego”. Hahaha! Montar uma mala enxuta vai muito do nosso estilo e exige realmente sacrifício. Nunca é fácil, eu mesma sempre sofro também. E não acho que a gente consiga fazer isso da noite pro dia, de uma viagem para outra. Mas já estou pensando em como abordar o tema aqui… Bjs! 😉

        responder
  7. Virginia Lucia

    Caramba! Em alguns itens somos basicamente iguais (4, 5 e 9, sendo que sou evangelica). Admiro demais você, seu empreendedorismo, garra, generosidade. Que privilégio estar entre os 500! Beijo.

    responder
    • Virginia, você é quase minha sócia! Alegria ter você entre meus leitores e amigos! Bjs!

      responder
  8. Regina Bittencourt

    Parabéns por não visitar zoológicos ou qualquer atração que trabalhe com os animais.

    responder
    • Não é uma decisão fácil, principalmente para quem viaja com crianças. Acho que até existem alguns centros abertos à visitação que são destinados a resgate de animais e tals. Mas tem que ter olho crítico para não contribuir mais com esse tipo de exploração! Bjs!

      responder
  9. Muitas vezes é legal ler esse tipo de relato, para ter um alcance diferente do que se imagina por um primeiro contato, abre novos planos. Gostei e percebi que temos algumas coisas em comum, além de sermos empreendedoras: nasci velha e acho que jamais vou adolescer, além de não entender as razões pelas quais as pessoas emitem sons antes das 10h. BjO!

    responder
    • Paula, olha que interessante. Aqui e lá nos comentários deste post no facebook muitas pessoas dizem que se identificaram comigo. Logo eu que sou tão fora da casinha, nível desajustada mesmo! 😀 😀 😀 E percebo que, sim, devemos ter muitas incompatibilidades com as pessoas, mas são sempre as afinidades que nos unem (mais até dos que as diferenças que nos separam!) Bjs!

      responder
  10. Cristiane

    Sílvia, que delícia saber um pouquinho mais sobre você. O site é leitura obrigatória e suas dicas já me levou a alguns lugares.

    responder
  11. Demais conhecer um pouco mais você. Alguns itens eu já sabia, mas admirei muito outros tantos.

    responder
    • Você é comparsa nesta longa caminhada, Flora! Daquelas pessoas queridas que a gente tem a oportunidade de conhecer pessoalmente. Obrigada por matraquear com a gente! Bjs!

      responder
  12. Faltou uma coisa. Quando começa a conversar, o papo não acaba mais!!!!kkkkkk

    responder
    • Uai, eu achei que esse segredo havia sido revelado com o nome do brogue! 😀 😀 😀

      responder
  13. Andrea Oliveira

    Silvia, acompanho seu trabalho pelo blog há algum tempo. Foi e é uma grande inspiração para fazermos nossos próprios roteiros e investirmos nesse bem tão valioso que é viajar. Parabéns pelos dez anos!! Que Deus abençoe você e sua família e que sempre haja novos sonhos para realizar! Obrigada porque já me ajudou inumeras vezes, nem faz ideia! abraços!!

    responder
    • Andrea, fico tão feliz em saber que uma viagem ou outra minha pode ter inspirado alguém. Sei lá, às vezes acho que aquilo que estou escrevendo só interessa a mim. Meu leque de destinos não é muito grande, sempre estou repetindo cidades. Acabo sendo repetitiva. Mas, enfim, bom ter você por aqui. Apareça sempre! 😉

      responder
  14. Silvia,
    Preciso dizer que, “por culpa do” Matraqueando, estive em Portugal (ago/2016). Maravilhoso!
    Já tô me coçando por causa da República Tcheca.
    Obrigada
    Dalva

    responder
  15. Elaine Alves

    Silvia, desde que conheci o Matraqueando em 2013, nas pesquisas da viagem pro Chile, acompanho seu trabalho e qto mais conheço, mais admiro. E agora conhecendo um pouco sobre sua história, virei mais fã…!!! Estou esmiuçando o roteiro Portugal, meu próximo destino para as férias 2017 em fevereiro. Parabéns!!! É mto bom ver uma colega de profissão fazendo oq tanto gosta e ajudando a tantas pessoas a realizarem seus sonhos…Siga sempre em frente!!! Tamo junto….

    responder
    • Jura que você vai para Portugal, Elaine? Ai, já me cocei toda aqui. 😀
      Por favor, volte para contar as novidades de lá! Bjs!

      responder
  16. Lindo apanhado de peculiaridades 🙂
    Adorei!
    Parabéns pelos 10 anos, que venham 20, 30, 40 …
    Fazer o que gosta é uma benção, não é?
    Grande abraço!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Obrigada, Gabi! Trabalhar com aquilo que nos dá um imenso prazer também pode ser muito cansativo, mas eu escolhi estar aqui. Tenho que dar graças e seguir adiante. 😉

      responder
      • É isso aí, e sempre se manter otimista com o futuro!
        Sucesso, querida!
        Beijos

        responder
  17. Fernanda Leitão

    Já acompanho seu blog há alguns anos e adorei poder te ” conhecer” melhor! Você e o Ricardo Freire são meus gurus de viagens. Me identifiquei com você sobre ” morar em um apartamento pequeno e organizado”… já que não tenho ” ajudante” é mais prático para minha família também.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Fernanda! Pois é, aqui não temos essa profissional há alguns anos. Se você não cria um estilo de vida que se adapte a essa realidade não faz mais nada na vida a não ser limpar janela, banheiro e passar roupa! 🙂

      responder
  18. Carmen

    “O patrimônio que eu busco, isso você sabe, nenhuma moeda pode comprar”… Genial!
    Adorei!

    responder
  19. Adorei ler um poquinho mais sobre você. Também não suporto ervilhas e há 2 anos descobri sobre a crueldade que envolve o entretenimento com animais, como zoos, áquarios, etc. Hoje, tento seguir uma dieta vegetariana e atrações com animais, nunca mais.

    O Matrequeando é um blog muito querido e foi através do seus posts que montei meu roteiro para Buenos Aries. Feliz aniversário do site 🙂

    responder
    • Obrigada, Josiane! Eu não sou vegetariana, mas já adotamos a segunda sem carne. Não quero parecer incoerente, mas o que posso fazer no momento é não estimular a visitação a estes lugares, nem andar de charrete puxada por animais, voltinha em cavalo, essas coisas. Beijos!

      responder
  20. Maria Fernanda

    Silvia, adoro seu blog e fiquei feliz de te conhecer um pouco mais. Toda vez que sonho em viajar te visito, foi com a ajuda de seu blog que fiz meu próprio roteiro para conhecer Santiago e o Atacama. Também tenho paixão por viajar, diferente de você gosto de fazer trilhas e subir montanhas. Trilhas urbanas também me encantam, conhecer lugares pitorescos a pé é muito bom.
    Parabéns pelos 10 anos do Matraqueando.

    responder
    • Obrigada, Maria Fernanda! Trilhas urbanas são meu forte. Nunca havia pensado nesse nome exatamente… “trilhas urbanas”. Em qualquer cidade, não precisa nem ser pitoresca, pode ser São Paulo ou Tiradentes. Passo o dia em pé, caminhando 6, 9, 10 quilômetros que nem vejo passar. Meu problema é com o mato, o silêncio e as muriçocas mesmo! 😀

      responder
  21. Viva os 10 anos do Matraqueando. Adorei saber mais sobre você Silvia. Sou sua fã e acompanho seu trabalho desde que naveguei pela primeira vez no Matraqueando.
    Empreendedora, já havia percebido, agora, essa de Bailarina foi surpresa.
    Olha, parabéns e que Deus continue iluminando todos os dias de sua vida, Paz, Saúde e Felicidade para você e sua família.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Muito obrigada, Walter! Bjs!

      responder
  22. Tão bom confirmar aquilo que o nosso feeling já diz: que a gente nos faz gostar de uma pessoa – mesmo sem conhecê-la pessoalmente – é o fato de sermos tão parecidos.
    Já cansei de te dizer, mas repito. Por todas essas coisas que você revelou e por outras também, sou seu fã de carteirinha. E tenho maior orgulho de ter rompido a barreira virtual e me considerar “amigo pessoal” da Silvia (inclusive, já esnobei muita gente falando isso! eheheh).
    Vida longa ao Matraqueando!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Hahahaha! Saudades de você, Tiago! Obrigada pelo carinho. É totalmente recíproco! Bjs!

      responder
  23. Andréa

    Olá! adorei seu perfil, seu blog! Conheci agora, é a primeira vez que estou acessando. Ótimas dicas de viagem, de economia com hospedagem! Estou adorando. Parabéns pelo blog!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Que legal, Andréa! Obrigada por matraquear com a gente. Volte sempre! 😉

      responder
    • Silvia Oliveira

      Que legal, Andréa! Obrigada por matraquear com a gente. Volte sempre! 😉

      responder
  24. Fernanda

    Muito prazer em te conhecer! Acabei de ser apresentada ao seu blog e já me sinto em casa. Bom trabalho!!!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Valeu, Fernanda! Volte sempre! 😉

      responder
  25. Lyzia

    Olá, Silvia!
    “Trilha só se for plana e com menos de um quilômetro”, me representa! Rs! E gostaria taaaaanto de conseguir viajar “somente com mala de bordo”…
    Adorei o post! Sucesso! Mais e mais! Bjs, Lyzia

    responder
    • Silvia Oliveira

      Brigadão, Lyzia! 😉

      responder
  26. Adorei, Silvia! “O patrimônio que eu busco, isso você sabe, nenhuma moeda pode comprar.”

    Sempre um prazer e muito aprendizado ler seus relatos. Por mais produtores de conteúdo assim! beijos e sucesso sempre!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Obrigada, Mariana! Apareça mais vezes! 😉

      responder
  27. Silvia, que legal!! Passando aqui para desejar um feliz natal encontrei esse post e adorei conhecer mais um pouco de vc 🙂
    Parabéns pelo blog por mais esse ano!! E que 2017 seja repleto de saúde e de viagens maravilhosas! Feliz Natal para toda família! Bjus!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Valeu, Guta! Feliz 2017 para você e sua família! Bjs! 😉

      responder
  28. Carlos Torrado Menesez

    En primer lugar; un Feliz Año Nuevo a ti y tu flía. lo mejor para Uds.
    Y ahora mis sinceras felicitaciones por estos 10 jovenes años de Matraqueando y que destacar el importante trabajo y labor que tú has venido realizando durante estos años.
    Tanto a mi como a Graciela mi señora siempre ha sido muy útil tus recomendaciones dos viajes a Bahía; Porto Alegre; Gramada, Canela y algunos lugares mas y te cuento que ya estamos preparando lo que hemos decidido llamar el viaje mas osado y mas caro económicamente hablando y que recíen lo realizaremos allá por Setiembre de 2018 que pensames hacerlo los dos solos ya que a nosotros nos acostumbramos a viajar por nuestra cuenta y no dependiendo de los grupos de viaje ni agencias que nos marcan el tiempo y lo que debemos de hacer.
    Yo dentro de 3 meses cumplo 65 años y Graciela cumple 64 el 27 de este mes y nos sentimos con ganas de andar de “pata parada” y sino salimos mas es por razones de orden econömico.
    Y me fui del tema; a nosotros lo que tu realizas tiene un valor muy importante; esos comentarios de esas cosas pequeñas como movernos de un lado al otro de marcar los lugares que van mas allá de esas cosas que nos quieren mostrar las grandes corporaciones turisticas, como se aprende andando e a pie, como cambia muchas veces pequeños hechos que personas que no conocemos nos dicen donde bajarnos y como seguir para llegar a un lado u otro; buscando un lugarcito donde comer bueno y barato y aunque tu quizas no te des cuenta cuanto sirve tus consejos por eso tus 10 años valen por 20.
    Se que no nos hemos podido encontrar por diversas razones, pero siempre estas en nuestro corazón porque ademas se que ahora volveremos a consultar todos los comentarios y soluciones para que nos des una mano para poder llegar a Barcelona a finales del 18; falta todavía pero seguimos contando contigo.
    Y si tenes algun librito que nos de una mano y nos lo puedas enviar para ir viendo te digo que nosotros tenemos tarjeta Master Card o quizas te enviariamos el dinero por la Western; vos escrbinos cuando puedas y vemos que hacemos.
    Ahora no te molestamos más MUCHAS FELICIDADES AMIGA Y ALZAMOS LA COPA JUNTOS POR MUCHOS 10 AÑOS MAS; y como decimos los uruguayos Vamó pa delante que se puede todavía; salú Un gran abrazo de Carlos y Graciela desde Montevideo, Uruguay

    responder
  29. Oi!

    Puxa vida… muitas coisas em comum… estamos em 2017 e é a primeira vez que acesso este site.

    1. Meu corpo e minha mente se encontram as 10 da manhã, antes disso sou uma especie de zumbi.

    2. Estou há 25 anos com minha esposa. Casado há 17. Dessa história nasceu a Isis, hoje com 12 anos, que esteve em Buenos Aires antes de ir na Disney (que está fora de moda)

    3. zero

    4. Sou católico. Rezo todas as noites.

    5. Durmo tarde, Sou velho desde criança. Não tenho Facebook, nem zapzap…

    6. Tenho caráter empreendedor. Estou no meu 10o CNPJ…

    7. Tem que arrumar: difrentes

    Escrevi um livro e estou no segundo… tudo on-line em http://www.mundodeisis.com.br

    responder
    • Silvia Oliveira

      Hahaha! Somos quase gêmeos separados no nascimento. 😀

      responder
  30. Lilian

    Adorei seu perfil…rss
    No item 2 e 9 parece que voce esta me descrevendo!
    Me identifiquei tanto que acabei tirando um peso das minhas costas, sempre achei que era a chata da parada…rss por não gostar de por minha vida em risco(item 9)
    Parabens pelo site!

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar