-  Atualizado 13/02/2015

Chile, para começar…

Publicado por: Silvia Oliveira Chile

chile 04 copy

Nem precisa de passaporte para ir até lá. Uma viagem rápida. No lugar do oceano, você cruza a Cordilheira dos Andes. Ir ao Chile é desembarcar num país conservador – só em 2004 autorizou a lei do divórcio –  mas que cresce sem parar.

E não foi só. Elegeu Michelle Bachelet (divorciada!) e declaradamente agnóstica (num país católico) para presidente da república. A quarta mulher a subir ao poder pelo voto direto na América Latina.

chile 01 copy

O país é uma tripa, estreito (tem largura máxima de 175 quilômetros) e quase 4300 quilômetros de comprimento. Isso rendeu ao Chile paisagens insólitas, passando pelo deserto mais seco do mundo no norte a geleiras e fiordes no sul.

Banhado pelo gelado Pacífico, tem uma variedade incrível de frutos do mar – alguns não existem em nenhum outro lugar do mundo. De exóticos a saborosos, cada um tem o seu. Sem falar nas empanadas, fritas ou assadas. Para fazer de qualquer momento mão-de-vaca-muquirana um banquete!

– E-book | O Barato de Santiago —> Baixe o seu agora mesmo!

chile 05

Da pior ditadura aos vinhos célebres, o Chile também teve seu 11 de setembro. O ano era 1973. O general Pinochet chefiou o golpe militar que levou o então presidente socialista, Salvador Allende, a fazer seu último discurso de dentro do Palácio La Moneda. “Esta será, seguramente, la última oportunidad en que me pueda dirigir a ustedes. (…) Mis palabras no tienen amargura, sino decepción, y serán ellas el castigo moral para los que han traicionado el juramento que hicieron. (…) Éstas son mis últimas palabras, teniendo la certeza de que el sacrificio no será en vano. Tengo la certeza de que, por lo menos, habrá una sanción moral que castigará la felonía, la cobardía y la traición.”

Em seguida, Salvador Allende  se suicidou!

Foram 17 anos de ditadura. Pinochet chegou a ser preso. Respondeu por crimes de genocídio, tortura e terrorismo. Foi condenado, depois absolvido. Morreu em 2006 aos 91 anos, sem nunca pagar pelas barbaridades que cometeu.

chile 02 copy

Nesse meio tempo, o Chile renasceu. Cultura, arte, política e economia passaram por diversas transformações que revelam um país adorável, surpreendente, inesgotável.

A luta contra a violência doméstica – um problema crônico – está por todas as ruas, nas estações de metrô e na televisão. Resultado da força e da influência feminina de Bachelet.

chile 06

Nem saberia dizer quantas viagens eu teria que fazer à terra do poeta Pablo Neruda para dar conta de conhecer todo o universo que inspirou da cantora Violeta Parra à escritora Gabriela Mistral.

Do formidável romancista Roberto Bolaño à best-seller Isabel Allende que, ao contrário do que imaginam, é apenas filha de um primo do presidente falecido.

– E-book | O Barato de Santiago —> Baixe o seu agora mesmo!

Fotos: Sílvia Oliveira (menos a última que é do Raul Mattar)

Leia também:

SANTIAGO

ATACAMA



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


100 Comentários

  1. Murica

    Que legal, boa introdução para gente entender o “espírito da coisa”. Quero fazer uma viagem de uns 20 dias pelo Chile, pegando Norte e Sul, será que dá tempo?

    responder
  2. Após uma introdução como essa, já vi que você está inspirada! 😉 O Chile tá no topo da minha listinha faz tempo, não vejo a hora de conhecer pelo menos um pouquinho desse país tão fascinante!

    responder
  3. Sirlene

    Liga não, Silvinha. O Murilo tá surtado! Concordo com a Camila… imagine o que vem por aí! Beijos!

    responder
  4. Karina Bettega

    Oi Silvia!
    Meu nome é Karina, fui aluna da Patricia Camrgo no curso de Turismo, e através do Turomaquia, acabei descobrindo o Matraqueando, e sempre dou uma espiadinha.
    Parabéns pelo blog! Com certeza é uma super referência para quem está indo viajar para um dos destinos postados!
    Bjs

    responder
  5. ANINHA

    Oi Silviaaaa!!!! Que saudade!!! Estou sempre de olho no blog que AmoOoOoOo…assim fico por dentro de tuuudo e me sinto mais proxima!!! besos guapa…desde Barcelona ihullllllll…

    responder
  6. marco antonio

    realmente o chile e tudo de bom, pessoas educadas, avenidas bonitas, limpas e extensas.vc. se sente seguro. vale a pena conhece-lo. Um centro de comercio bastante pungente e uma arquitetura belissima.um pais que merece ser visitado mais de uma vez. obrigado pelas dicas… passei dez dias com minha mulher, sogra e uma amiga, foi realmente surpreendente. recomendo.

    responder
  7. Luana

    Oi, meu marido e eu planejamos ir ao Chile em Julho.
    Já temos uma noçao da nossa programa;cao (obg pelas dicas) mas queriamos fechar com uma agencia de lá antes mesmo de viajarmos.
    Vc tem alguma dica?
    Grata,
    Luana

    responder
    • Não conheço nenhuma agência local (chilena). Caso queira fechar pacotes estando ainda no Brasil, procure uma agência de viagens aqui que eles vão ajudar! Abs!

      responder
  8. Shirley Safira

    Oi Silvia!
    Gostei muito do blog mas tenho uma dúvida com relação ao Chile, qual é a moeda usada para compras, pagamentos de despesas, e que devemos levar, é o dólar ou peso? Deve-se levar visa travel money?

    responder
    • Sempre Pesos ! Embora no Atacama o dólar seja bem aceito, você perde na hora de fazer a conversão. Já a opção de levar o Visa Travel Money é sua. É bem aceito, porque você carrega o cartão e paga as compras como se fosse um cartão de débito. Abs!

      responder
      • Shirley Safira

        Vende pesos nas lojas de câmbio (RJ), pq VTM só pode ser carregado em dólar, euro ou rand, não é isso?

        responder
        • Sim, qualquer loja de câmbio vende pesos. Em algumas é necessário reservar, porque às vezes eles não têm a quantia exata. O VTM você carrega em dólar mas na hora de sacar sai em Pesos, porque você saca na moeda local e na hora de pagar, paga em Pesos. Ou seja, se você carrega com 100 dólares, são mais ou menos 50 mil pesos. Daí é só ir fazendo os cálculos!

          responder
  9. Thaís

    Gostaria da saber o que vc sabe sobre o salar de Uyuni. Se é possível fazer em um dia, a partir do deserto de Atacama.
    Onde posso acompanhar o clima nessa região.

    responder
    • Não sei nada sobre o salar de Uyuni… mas todos os pacotes que eu via para lá, saindo de San Pedro, duravam três dias. Não é pertinho, não, para fazer um bate-e-volta de um dia!

      responder
  10. Olá Silvia. Muito obrigado por todas essas dicas! Foram muito valiosas. Eu irei em abril participar da maratona de Santiago, e provavelmente vou me hospedar no flat que você ficou. Eu fiquei com uma dúvida com relação a quantidade de dias para passar em Santiago. Eu pensei em 5, desconsiderando o dia da maratona. O que você acha? Estou pensando em ir também em Valparaíso e fazer o passeio de bicicleta pelas vinículas. É tempo suficiente? Obrigado!

    responder
    • Quatro dia inteiros em Santiago: excelente! Acho que um dia inteiro em Valparaíso também está ótimo, mas não saberia informar sobre este passeio de bicicleta entre as vinícolas, se precisaria de mais um dia por lá…

      responder
  11. Flávia Vasconcelos

    Olá Silvia! Muito útil e divertido o seu blog.
    Vou com meu marido e as crianças (gemeos de 11 anos) para Santiago em junho (Corpus Christi). Qual bairro acha que seria o ideal para nos hospedarmos? Pensei em ficar perto do metro, porque acho que agilizaria os passeios. Além do mais, criança sempre acaba reclamando “ficar andando sem parar” rsrsrsrs. O que me recomenda?

    Obrigada

    responder
  12. Ju Augusta

    Oi, Silvia!

    Sou fã do seu site. Leio e indico a todas as minhas amigas.

    Gostaria só de fazer uma observação.

    Há controvérsias quanto ao suicídio de Allende. Muitos defendem que ele foi assassinado pelos militares, que a estória de ele ter se matado foi inventada pelas Forças Armadas do Chile.

    Enfim, só um pouquinho de História.

    A primeira vez que fui ao Chile, fui lendo Inês de Minh’Alma, de Isabel Allende, e foi muito interessante, pois este romance conta a história da tomada de Santiago. Me caiu muito bem, pois ia reconhecendo os lugares e os nomes pela cidade.

    Abraços e sucesso!

    responder
  13. É verdade, Ju! Há duas versões. Uma delas é de que ele teria sido assassinado, inclusive a escritora Isabel Allende acredita nessa. Já a própria filha do Allende, a senadora que também se chama Isabel Allende, assim como os livros e investigações oficiais acreditam que ele realmente se matou. Acredito que a versão do assassinato é uma das tantas teorias conspiratórias que cercou o golpe militar de Pinochet! O livro “Fórmula para o Caos: a Derrubada de Salvador Allende” (Ed. Civilização Brasileira, 2008) de Luis Alberto Bandeira – fartamente documentado – é bem interessante para entender esse momento histórico importantíssmo da história chilena! Um abraço e obrigada por contribuir! beijão! 😀

    responder
  14. Linda Kurita

    Olá Sílvia!
    Estou pensando em viajar para o Chile em agosto. Pretendo ir conhecer Santiago, Atacama (obrigatórios) e, se der, Valle Nevado.
    Quanto vocês gastaram por pessoa na época, entre passagens, hospedagens, passeios e alimentação?
    Adorei seu blog! As fotos do Atacama estão incríveis!
    Obrigada desde já pela ajuda! =)
    Linda

    responder
    • Silvia Oliveira

      Sinceramente? Não me lembro… até porque eu viajei com milhas. Mas meu orçamento não serev muito como base: não como em restaurantes caros (apenas para omomento extravagância), não bebemos alcool e não somos viciados em compras. Mas calcule, para uma viagem bacana sem gastar muito, uns US$ 100 por dia e por pessoa, SEM a passagem aérea. Abs!

      responder
  15. Rejane Correa

    Será que podería me ajudar a encontrar bolsa prada em Santiago, por um preço amigo?Pois vou para Santiago agora em junho.
    Desde já lhe agradeço,

    Rejane Correa

    responder
    • Difícil encontrar preço amigo em Santiago! Em relação à Prada, não faço a menor ideia!

      responder
  16. Felipe Brognoli

    Olá, primeiramente parabens pelo blog, está otimo!
    Estou planejando a viajem para julho a Santiago, porem, tenho muita votande de conhecer alguma estação de sky. Soube que são proximas de Santiago, cerca de 30, 50km. É viavel ficar em santiago e visitar estaçoes de sky (transporte, tarifas)?

    Grato!

    responder
  17. Gustavo Malta

    Olá Silvia!
    Realmente muito bom e útil o site, parabéns!
    Aproveito para perguntar se você ou alguém sabe se vale a pena alugar um carro em Santiago. Principalmente pensando na ida às Viniculas e a Valparaíso.
    Muito obrigado!
    Gustavo

    responder
    • Circular em Santiago com carro não vale à pena, porque se trata de uma metrópole com todos os probelmas de trânisto que as grandes cidades oferecem. Mas se você quiser percorrer diversas vinícolas e gosta de dirigir, talvez valha à pena, sim! Para Valparaíso é possível ir de ônibus, um hora e meia de viagem. Por que lá, você vai acabar circulando a pé,mesmo! 🙂

      responder
      • Gustavo Malta

        Silvia, obrigado pelas dicas!

        responder
  18. joelma

    Olá, Silvia
    Adorei as dicas e pretendo passar tres dias em Santiago, agora em junho, como a minha filha quer ver a neve de perto, pensei no Vale nevado que é perto de Santiago, vc sabe alguma dica de como chegar lá, e se dá para passar um dia?

    responder
  19. nemer

    Silvia, olá.

    Estou indo para Santiago, pela primeira vez, no proximo dia 29, onde vou ficar uma semana. Nesta época do ano, vale a pena visitar Valparaiso? O melhor é ir de onibus ou alugar carro? E para visitar locais como Valle Nevado, onibus nou carro?

    abraços

    responder
    • Silvia Oliveira

      Sim, acho que vale a pena visitar Valparaíso. No inverno os dias são frios, mas costumam ser ensolarados na região de Santiago! Acho que vale à pena ir de ônubus a Valpo… é bem perto (1h30 de viagem). De carro, você chega lá, estaciona o dito cujo e sai para andar a pé. Eu também iria de ônibus (ou van das agências de turismo) ao Valle Nevado. Abraços e boa viagem!

      responder
      • nemer

        Obrigado pela informação

        responder
  20. Cíntia Scarpa

    Ola, iremoa a Santiago no fim de julho eu e meu marido. “Fucei” bastante seu blo e outros tambem!!!
    Escolhemos ficar no bairro da Bella Vista, no apart hotel Monteverde, bem ao lado da Constituicion mesmo. Acha bacana??Somos animados e optamos por la porque pensamos q assim a noite estaríamos mais perto da muvuca…acertamos, ou acha q devemos mudar??
    Grata,
    Bjnho

    responder
    • Silvia Oliveira

      Se vocês gostam de sair à noite, mais muvuca… fiquem por lá mesmo! Abraços e boa viagem!

      responder
  21. Yris

    Olá Silvia,

    Virei fã do seu blog, fui para o Chile semana passada e utilizei todas as suas dicas!
    Foi ótimo, agora tenho que planejar as próximas férias que serão na Itália, já estou indo ler os posts da Europa!!!

    Grande abraço.
    Parabéns pelo blog.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Fique à vontade, Yris. A casa é sua! 😉

      responder
  22. K3diego

    Matraca e matraqueiros, tirem minha dúvida, por favor… Nunca levei meu notebook em viagens de aviao (seja internacional ou nacional mesmo), por puro medo medo de dar qualquer problema com documentação e tal (pois perdi a nota fiscal); só que desta vez, para aproveitar bem a viagem ao chile, acho melhor levá-lo. Assim, gostaria de saber com vocês se, mesmo sem a nota fiscal, consigo transportá-lo como bagagem de mão, e se não puder, posso despachá-lo na mala?
    Valeu pessoal!!

    *** Se puderem me dar essa resposta ficaria muito feliz, pois minha viagem é amanha, rs

    responder
    • Pode levar sem problema algum! Este item – o notebook – entra como artigo pessoal, assim como o celular e máquina fotográfica! Eu levo meu note em todas as viagens e meu marido uma parafernalha de equipamentos fotográficos! Mas está claro que é tudo para nosso uso! Abs e boa viagem!

      responder
      • k3diego

        E não pedem nota fiscal, neh?! Li alguma coisa sobre ter que apresentar o notebook na policia federal do aeroporto antes…
        Bjaum

        responder
        • Antigamente a gente tinha que fazer o registro dos equipamentos na Polícia Federal do aeroporto, hoje não tem mais nem o posto da polícia para isso! Vá tranquilo! Boa viagem!

          responder
        • k3diego

          Brigadaum mais uma vez, Matraca. E fico mais agradecido ainda por ter me passado as informaçoes a tempo de embarcar… Muito obrigado meeesmo…

          responder
  23. Gustavo Oliveira

    Olá Silvia ,
    Antes de tudo , parabéns pelo site , está sendo muito útil .Vou para Santiago no final de dezembro e gostaria de saber se vc conhece algum bar , restaurante ou local para se passar o Reveillon . Soube que muitos chilenos vão para Vina del Mar nessa época deixando a capital meio deserta na virada do ano .Não sou tão animado para esses tipos de festas mas passar dia 31 no hotel , definitivamente , não esta nos meus planos !
    Grande abraço
    Gustavo

    responder
    • Silvia Oliveira

      Vixe Gustavo, vou ficar te devendo. Tente colocar no google “reveillon santiago chile”… talvez apareçam opções e relatos de quem já foi! Abs!

      responder
  24. k3diego

    Olá Matraca!!!!

    Voltamos de viagem!!!!! Muito obrigado por todas as dicas… Agora, só para complementar todas as tuas informaçoes, tenho 3 dicas:
    – as passagens rodoviarias para quaquer lugar (Valparaiso, Vina del Mar ou mesmo Mendoza) tanto são compradas qto partem da estação Universidad de SANTIAGO (e não Universidad de Chile ou Universidad Catolica)
    – a conversão mais apropriada dos pesos chilenos para o real é cortar os tres ultimos zeros e multiplicar por 4
    – e por fim, para quem tiver celular com Android, recomendo baixar o programa Currency Calculator, que converte na hora….

    Bjaum

    responder
    • Silvia Oliveira

      Valeu pelas dicas, k3diego! 🙂

      responder
  25. Tomíris

    Silvia,

    excelente site, estou planejando uma viagem semlhante e queria saber o que vc acha da época de abril!! Obrigada

    responder
    • Silvia Oliveira

      Boa época, baixa temporada, mais friozinho em Santiago e menos quente no Atacama! 🙂

      responder
      • Tomíris

        =) Muito obrigada!!! Espero conseguir planejar tudo, o site com certeza está ajudando muito!!!!

        responder
  26. Adriana

    Olá Silvia!
    Gostaria de uma ajuda, vou ficar 8 dias inteiros em Santiago no final de março, e queria algumas dicas do que conhecer, onde comer, além de Viña del Mar, Valparaíso, qual cidade dá para conhecer? Quantos dias deixo para conhecer Santiago, Viña e Valparíso? tenho medo de ver tudo muito rápido e não ter mais o que fazer depois.
    Como é o clima neste mês?
    Obrigada.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Adriana! Neste post tem tudo o que já escrevi sobre santiago, incluindo um roteiro de 3 dias por lá: https://www.matraqueando.com.br/chile-santiago-e-atacama-post-indice Seriam no mínimo três dias inteiros para Santiago e um (caso queira fazer um bate e volta) para Viña del Mar, que fica a 1h da capital. Março é calor ameno, mas as noites podem ser frescas. Abs!

      responder
  27. Claudia Henriques

    Oi Silvia! sempre venho bisbilhotar o seu blog, mas hoje passei para fazer uma pergunta. Vou para Gramado e para o Chile este ano (Gramado em junho e Chile em setembro) e gostaria que vc me contasse como vc fez pra trazer garrafas de vinho desses destinos.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Eu trago pouca bebida. Geralmente umas cinco garrafas para presentear, porque eu mesma não bebo nada. Embalo bem as garrafas no meio das roupas e despacho na mala. Abs!

      responder
  28. Graça Luongo

    Silvia!!!!!!!!! Parabéns! Estou encantada com o blog. Tbém assisti a entrevista. És muito simpática! Adorei! Estou indo à Santiago com meu esposo e um grupo de amigos correr a meia maratona no dia 1º de abril. Depois seguiremos para Calama em busca de aventura. Alugamos dois jipes 4×4 para explorar a belissima região do Salar de Uyuni e o Deserto de Atacama. Um forte abraço.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Uau, Graça! Que bacana seu passeio! ótima viagem para vocês! Bjs! 🙂

      responder
  29. Ivan Cavalier Vitral

    Suas dicas para viagem ao chili – Atacama – me será muito útil. Estarei indo dia 03 de abril. fuiiiii……Forte abraço.

    responder
    • Ivan Cavalier Vitral

      minha situação de saude não me permitiu fazer essa viagem. Lamentei muito

      responder
  30. Loíde

    Olá!!!! Preciso da ajuda dos leitores e de vc minha cara, para montar a viagem da minha vida. Finalmente farei uma viagem para fora do Brasil , e confesso estou morrendo de medo, pois irei com meu esposa e meus dois filhos, sendo que um terá oito meses na época da viagem e a outra quatro anos e não sei o que esperar. Estamos planejando ir em maio e devemos passar uns seis dias, por isso me ajudem a forma um roteiro legal em família com hospedagem não muito cara e si tem comida para criança, se é fácil comprar leite, danone, essas coisa de crianças .

    responder
    • Qual o destino? Chile?
      De qualquer maneira, fique tranquilo, em qualquer lugar do mundo tem criança e as necessidades delas sempre são as mesmas que as das nossas! 😉

      responder
  31. Amanda Lins

    Oi Silvia, parabéns pelo seu Blog, tão completo e sempre atualizado! Pretendo viajar para Santiago e Viña del Mar em Julho / 2012 , com meu esposo e minha filha de 3 anos. Sobre o clima nessa época , qual a sua opinião ? Obrigada e sucesso sempre !!!!!!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Frio intenso! Eu não gosto, mas cabe a vocês decidirem! 😉

      responder
  32. Adorei o conjunto de posts sobre o Chile. Tem toda a informação necessária para visitar esse país. Abraço.

    responder
  33. Luciana

    Ola Matraqueando, li todos os seus relatos e dicas sobre a viagem ao deserto do Atacama. Estou indo para lá em agosto. Eu nao quero levar muita roupa, entao eu gostaria de saber se em San Pedro existe lavanderias automatica? Obrigada pelas dicas! Um abraco, Luciana

    responder
    • Adriana

      Estive há duas semanas no Chile. Fiquei encantada com a cidade. Estive em Valparaíso e Viña Del Mar. Fui a casa e praça do poeta. Bem legal tudo, só uma pena que o cartão postal de Viña estava quebrado por motivo de um bêbado chileno quebrar o relógio, coisa que não deixou a beleza afastada, pelo contrário, eu adorei tudo.
      Indico a qualquer pessoa. Eu que sou asmática, estive também na cordilheira, uma emoção só, e digo que nos mais de 2000 de altura não senti nada, e muito menos vi pessoas passando mal. Gente, vá ao Chile! bsitos!

      responder
  34. Janaiara novo

    Estou indo agora em agosto, poderia ,se possível, descrever sobrenome clima?… Parabéns pelo blog, e muito obrigada pelas dicas,, bju,

    responder
  35. Janaiara novo

    Como esta o clima em agosto em Santiago? Vale a pena comprar roupa de frio lá ?
    Grata Sandra nadal

    responder
    • Silvia Oliveira

      Muito frio em agosto. Eu acho roupa de frio mais barata aqui, mas eu vivo no sul dp Brasil.

      responder
  36. Andrea

    Vou com a minha prole para Santiago em Outubro/12, e gostaria de sbaer como é o clima por lá nesta época. Estou nos preparativos de que roupa levar.
    Obrigada
    Andrea

    responder
    • Silvia Oliveira

      Calor de dia, fresco à noite! Abs! 🙂

      responder
  37. Sergio

    Estarei indo em outubro também, será que ainda tem neve ?

    responder
    • Silvia Oliveira

      Não dá para saber, mas geralmente não há mais nessa época.

      responder
  38. Tatiana

    Quando riqueza de informações! Adoreeeeeeeeeeeeei ter lido o que está posto aqui. Me ajudou bastante!!! Parabéns Silvia!!!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Obrigada, Tatiana! 🙂

      responder
  39. Vanessa de Paula

    Adorei o blog, parabéns… estamos com a viagem para Santiago agendada para janeiro/2013 e encontrei seu blog e amei as dicas!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Valeu, Vanessa! Volte sempre! 🙂

      responder
  40. Vanessa Cabral

    Boa tarde, Sílvia,

    Parabéns pelo blog! No que diz respeito à viagens, um dos mais completos na minha opinião.
    Estou indo ao Chile em dezembro e todas as suas dicas e descrições me ajudaram imensamente. Não sou consumista e a maior parte dos blogs que encontro fazem relatos sobre os melhores shoppings e locais de compras. No entanto, o que quero é ver lugares, andar, passear, visitar e fotografar tudo com os meus olhos, e, claro, ter umas boas noites de boemia.

    Como disse seu blog é bastante detalhista, no entanto, gostaria apenas de mais uma informação, quanto à hospedagem. Também pretendo ficar no centro, me parece a ideia mais acertada, mas não saberia onde encontrar um bom e recomendado hotel. Poderia me ajudar?

    Agradeço muitíssimo e, mais uma vez, parabéns.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Vanessa! Você viu esse meu post sobre hospedagem em Santiago? https://www.matraqueando.com.br/hospedagem-em-santiago-do-chile
      Abs!

      responder
    • Heloísa

      Olá Silvia,

      Também gostaria de te parabenizar pelos textos tão interessantes.
      O que mais me encanta é que você não é mesmo super consumista, e eu também não quero saber sobre o melhore shopping de lugar algum.
      Estou indo para Santiago no começo de janeiro e ficarei por dez dias.
      Pretendo conhecer outras cidades neste período e o seu blog está sendo de grande ajuda para escolher os destinos.
      Gostaria de fazer uma pergunta:
      Você sabe algo sobre as festas populares/folclóricas em Santiago?

      Obrigada.

      responder
      • Silvia Oliveira

        Ish, vou ficar devendo sobre festas folclóricas em Santiago! Boa viagem! 🙂

        responder
  41. Marcia

    Oi, Sílvia e demais parceiros viajantes. Também sou de Porto Alegre e estou planejando uma viagem para o Chile, provavelmente em maio do ano que vem. Eu gostaria de ir para o Atacama, mas minha parceira de viagem tem sonho de conhecer o sul, mais precisamente o Parque Torres del Paine, então, acho que vou mudar o meu destino. Afinal, também acho que essa região deve ser linda! Tu chegaste a ir pra lá? Tens algumas dicas pra quem pretende ir?
    Grande abraço e parabéns pelo blog, já incluí entre meus saites favoritos. 😉

    Marcia

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Marcia! Nunca visitei o Torres del Paine! Abs!

      responder
  42. Suzan

    Olá, td bem? Estou tentando comprar pesos chilenos aqui no Brasil (moro em Campinas/SP), no entanto as casas de câmbio só trabalham com motas de 10.000 pesos, vc poderia me indicar algum lugar que eu consiga notas de menor valor? Vou chegar em 08/12 é feriado em Santiago, será que as casas de câmbio estarão abertas? Grata!
    Suzan

    responder
  43. Mônica

    Olá, Sílvia! Encontrei passagem promocional de ida e volta da minha cidade (Fortaleza) para Santiago por R$ 806 pela Tam e achei bem em conta. Ocorre que a data da viagem seria de 1 a 11 de fevereiro/2013 e estou em dúvida se vale a pena em função do clima de verão, já que o Chile geralmente é visitado no frio, não é? Qual é a sua opinião sobre o clima em fevereiro? Tira o brilho da viagem? Faz sol escaldante tipo o do verão europeu? Obrigada!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Eu fui no verão uma vez, em novembro. Achei o máximo. O inverno é para quem quer esquiar, se não for seu caso, vá em fereiro sem problemas! 🙂

      responder
  44. natallie

    Olá Silvia, vamos para o chile no final de fevereiro e não paramos de ler o seu blog (rsrs).
    Tenho ainda algumas dúvidas com relação ao roteiro! Vamos passar cerca de 8 dias por lá (tirando os dias de ida e voltá) . Iremos ficar cerca de 4 dias em Santiago e dividir os outros dias para Valparaiso e vina dele mar ! Em relação a hospedagem , devemos nos hospedar em cada uma dessas cidades ou de uma popodemos ir e voltar pra conhecer as outras?
    Brigadao pela ajuda!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Natallie, eu acho que você pode fixar base em Santiago e fazer um bate e volta para Viña e Valparaíso. Você pode ir a Valparaíso e de lá pegar um metrô (isso mesmo, um metrô) até Viña. E voltar de Viña para Santiago! Abs!

      responder
  45. Daniel Fagundes Garcia

    Silvia, escrevo para contribuir a todos que vão ou pretende ir ao Chile.
    Em Buenos Aires ficamos atentos pois tem muito dinheiro falso circulando. Porém em Santiago nunca tinhamos visto nenhum comentario s/este tema. Pois bem, na 6a feira (dia 11/01/2012), saquei pesos chilenos num caixa eletronico no Patio Bella Vista (o banco no qual tenho conta permite esta transação direto da conta em reais). Para resumir: saquei o dinheiro e não conferimos. Ontem fomos pagar o jantar e uma das notas de 10000 era falsa! Então cuidado e sempre conferir quando pegar troco, sacar dinheiro, trocar moeda. O dinheiro em circulação no Chile na sua maioria são notas novas (até agora não vimos dinheiro “velho e sujo” como em Bs Aires). Boa sorte e uma abraço.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Nossa, nunca ouvi falar disso também por lá! Obrigadão pelo alerta, Daniel! 🙂

      responder
  46. Mauricio Freitas - Santos-SP

    Olá,
    Achei o site através do google e já salvei em meus favoritos.
    Obrigado por incentivar o projeto de uma viagem ao Chile em setembro.
    Foi o primeiro site e fotos dos lugares que ví… maravilhoso!
    Pergunta: os valores são de que época a sua viagem?

    Obrigado
    Mauricio
    Santos-SP

    responder
  47. Sacha Fernandes

    Ola, vou em Maio a Santiago e gostaria de passo 1 dia no Vale Nevado, gostaria de saber qual a melhor forma de transporte para qm n vai ta de carro, como podemos chegar até la, no caso, e tb se vc acha necessário a compra (se for o caro de comprar algum ticket) com antecedencia aq no brasil ou la mesmo resolvemos com ajuda do pessoal do hotel??
    obrigada 😉

    responder
  48. Lorena

    Silvia,

    Li todos teus posts de santiago + atacama e me apaixonei! Gosto de viajar do mesmo jeito.
    Em que época você foi? Tava pensando de ir no fim de agosto, mas fiquei com medo do frio no atacama… Obrigada!

    Lorena

    responder
    • Silvia Oliveira

      Fui em agosto! 😉

      responder
  49. Lucas Pugliese

    Olá! Parabéns pelo belo e competente trabalho, Silvia e equipe!

    Estou planejando ir ao Chile pela primeira vez e, com certeza, vou levar em consideração 100% das dicas aqui apresentadas.

    Só tenho uma sugestão que acho que seria complementar: fazer um resumo de quanto se gasta em uma viagem dessas. Os valores podem até ser classificados em categorias como viagem curta, media ou loga, com subitens relacionando os subtotais dos valores gastos com alimentação, hospedagem, transporte, etc.

    Pra marinheiros de primeira viagem, como eu, este resumo com os custos da viagem seria muito bom, principalmente para o planejamento financeiro.

    Muito obrigado e sucesso!

    responder
  50. LENA CAMPOS

    Estive no Chile de 01 a 08/12/14. Suas dicas foram perfeitas. O calor estava de matar, 38 °C. O transfer para o centro pela transvip foi sem agendamento (6400 pesos) e foi OK e a volta de ônibus Centropuerto (1500 pesos) também. O hostel Los Andes foi fiel aos que buscam economia com um mínimo de conforto (U$25, quarto para 04 pessoas reservado com antecedência). Fiz um walk tour (pago por tips=gorgetas) e foi maravilhoso, conheci todos os pontos importantes para uma primeira viagem, conforme suas indicações. O câmbio estava em 1 Real = 230 pesos na rua Agostinas. Os preços em geral eu achei um pouco altos, não dá para grandes estragos, somente umas coisinhas básicas. Conhecer o Atacama também foi maravilhoso, indescritível. Fiquei hospedada na Quinta Adela, lugar simples mas muito aconchegante. O proprietário, Sr. Miguel, fez o impossível para nos sentirmos em casa, e conseguiu. Recomendo. Espero ter ajudado.

    responder
  51. Disse tudo! O Chile é mesmo encantador, um ótimo país para conhecer! =)
    Comecei um blog com duas amigas esse ano e meu primeiro post foi do Chile.

    Adoro o blog de vocês, com certeza é fonte de inspiração para várias viagens. =)

    Beijão!

    responder
  52. Mariana Zumpichiatti

    Silva, estou planejando as minhas ferias com meu namorado e vamos para o Chile, já até comprei o seu livro. Só gostaria de uma dica, quantos dias seria interessante passar la, não considerando os em viagem. Queremos passear por Santiga, Atacama, Viniculas, VInhã Del Mar e Val Parais. Obrigada!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Mariana!
      Faça assim: 4 dias em Santiago (nesse tempo dá para fazer duas vinícolas, Concha y Toro e Cousiño Macul), um dia em Valparaíso e Viña del Mar (as duas cidades geralmente são visitadas no mesmo dia, com mais tempo durma em alguma delas e visite o Valle de Casablanca que fica em direção a Valparaíso) e 5 dias no Atacama. Sem contar, obviamente, com o período/dias em trânsito. Boa viagem! 😉

      responder
  53. Leticia

    Olá Silvia, acabei de conhecer o seu site e já estou amando! Pretendo começar a planejar uma viagem ao Chile e gostaria de informações a respeito de Cambio e moeda. Você sabe me dizer se em Santiago aceitam real ou dólar ou apenas a moeda local e neste ultimo caso qual a melhor forma de realizar o cambio? Existem casas de cambio cuja cotação valha a pena? Obrigada e parabéns!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Olá, Letícia! Aceitam PESOS CHILENOS, basicamente. No hotel onde fiquei nas últimas duas viagens aceitavam dólar também. Mas no comércio em geral só o dinheiro deles mesmo. Na agência AFEX (várias unidades na cidade) do Shopping Plaza Alameda (metrô Estación Central) o Real está bem cotado e na Cambios Santiago (metrô Pedro de Valdivia). Abs!

      responder
  54. regiane

    Que delícia de texto!!! Parabéns!!!
    Chegou dia 21/10 à tarde a Viña del Mar, fico até 23/10 pela manhã e depois fico em Santiago até 27/10. Em Viña o que mais me atraiu foi o cassino. Porém vendo sua resposta para a Mariana, fiquei pensando: é possível na volta de Viña a Santiago pedir ao transfer para fazer um caminho passando pelo Valle Casablanca? Porque depois, voltar novamente de Santiago à Casablanca seria perder tempo não?
    E quanto ao cassino? Conheceu? pode me dizer alguma coisa sobre moeda aceita, como as pessoas se vestem?
    Muito obrigada desde já! Abraço!

    responder
  55. Isabella

    Olá Sílvia, bom dia! Vou para Santiago em junho do próximo ano com meu marido. Vamos ficar uns 3 ou 4 dias e depois partimos para Bariloche. Tem como irmos de Santiago para Bariloche de ônibus? Quais os passeios devemos priorizar nessas cidades? Me dê umas dicas rsrs obrigada ?

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar