-  Atualizado 24/05/2017

Nhoque da fartura

Publicado por: Silvia Oliveira Massas, Receitas
Vinte e nove de setembro. E como todo dia 29, hoje tem nhoque da fartura. Conta a lenda que há muitos e muitos anos na Itália (justamente num dia 29) um andarilho bateu à porta de um casebre pedindo comida. A família que o atendeu era bem pobre e mal tinha o que comer. Mas mesmo assim recebeu o inusitado convidado – chamado Genaro – e dividiram o único alimento que tinham: nhoque. Foram sete pedacinhos para cada um.
.
Depois de saborear a deliciosa massa, o andarilho agradeceu e foi embora. Quando a matriarca foi recolher os pratos descobriu que embaixo de cada um havia notas de dinheiro. Um milagre da abundância e fartura proporcionado pela fé da família e pela gratidão daquele que hoje conhecemos como São Genaro. Após a passagem do santo por aquela vila, toda a população prosperou e a tradição de comer nhoque nos dias 29 virou um ritual: coloque dinheiro embaixo do prato e coma sete bolinhas, com um pedido para cada uma.

Para celebrar a data o Matraca na Cozinha de hoje preparou um Nhoque de Espinafre com Tomate Seco. Arrá! Quem pensa que fiquei enrolando aquela minhoquinha e depois cortando as pelotinhas, está redondamente enganado. Para facilitar a minha vida (e a sua também) eis o segredo: nos supermercados existem várias opções da massa pronta. Vejamos:Receita de nhoque da Matraca

Compre no mercado uma embalagem de 500 gramas de massa pronta de nhoque. Como é pré cozida é só colocar na água fervente e esperar três minutos. Custa em média R$ 3,50 e rende três generosos pratos.

Para o molho (Esse eu fiz. Difíííícil, nem conto.)200 gramas de tomate seco
1/2 cebola bem picadinha
3 colheres de sopa de azeite
Folhas de manjericão
Sal a gosto

Refogue a cebola no azeite. Acrescente as folhas de manjericão também em pedaços miúdos. Junte o tomate seco. Deixe no fogo médio por uns 3 minutos e coloque sal a gosto. Depois é só acrescentar o nhoque e mexer levemente. Está prontíssimo para servir.

Bom apetite e fé nos pedidos!

.

Fotos: Raul Mattar


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


13 Comentários

  1. Os Mudantes

    Comer e fazer pedidos é comigo mesmo! Gostei da dica, já estou indo pra cozinha… rsrs
    Beijos!

    responder
  2. Nair P. Siqueira

    Agradecimento especial!
    Silvia, quero te agradecer muito a dica da Rota dos tropeiros. Fomos na quinta e voltamos sábado. Como já conhecia o canyon, optamos por ficar só em Castro. Sem pestanejar fizemos exatamente o passeio que vc sugeriu e A-DO-RA-MOS. Meu marido me perguntava: putzzz que amiga é essa???? rsrsrs… Foi ótimo mesmo. Fomos a Castrolanda (um sonho!!!), aos Museus, Moinho, comemos feijão tropeiro. Enfim, foi o passeio que estavamos procurando e merecendo.
    Valeu mesmo pela dica. Conhecemos a história, o lugar e a gente daquela região. Obrigada pelo carinho e interesse. Coloquei umas fotos no orkut, depois dá uma olhada.
    Muito mais sucesso é o que desejamos de coração!
    bjs
    Nair e Joel

    responder
  3. Muricando

    Minha esposa fez. Ficou delicioso!

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Nossa, Maquiavélica, você agora está usando seu apelido do mal…! Credoemcruz!

    responder
  5. SÍLVIA OLIVEIRA

    Nair, vi as fotos no Orkut!!! Ah, não, você fez a maior vontade na gente!!! Quero ir de novo! Não canso dessa região… que graça, tudo super fotogênico. E feijão tropeiro…. huuuummmm! Fico feliz que você tenha descansado e trazido ótimas recordações do lugar!!! Bjs!

    responder
  6. SÍLVIA OLIVEIRA

    Então, Murica, no próximo dia 29, que vai fazer o agrado para a esposa será você!!! (Mandei bem, né, Sirlene!)

    responder
  7. ERICA BIAZOTTO

    Eu não sei fazer nhoque!!!

    Graças a DEUS que inventaram uma coisa que se chama MERCADO!!!

    E que história é essa de orkut.
    Ah, não sabia que tinha.

    Um grande beijo

    responder
  8. Sirlene

    Obrigada pelo apoio, Sílvia. Se não for através dessa "pressão" pública… o meu nhoque não sai!

    responder
  9. De Cordeiro

    bom dia! adorei teu nhoque tanto que usei a foto como ilustração em meu blog e gostaria muito de receber sua visita e tb teu comentário, caso positivo, de liberação do uso da imagem. gostei muito do teu trabalho,parabéns! vou colocar como link no meu Mirepoix e visitar sempre que me der fome!!!! e querendo participe do desafio desse mês, sera uma honra…abraços…

    responder
  10. SÍLVIA OLIVEIRA

    Olá De Cordeiro!
    Obrigada pela visita! Pode usar a foto, sim, desde que dê crédito ao fotógrafo! 😉

    Não consigo acessar seu blog, ao clicar no link do seu nome dá "perfil indisponível". Você tem de tornar o perfil "disponível" lá nas configurações do seu blog! Abraços!

    responder
  11. Alex Miranda

    Olá Silvia! Crédito adicionado no http://www.misturaperfeita.blogspot.com
    Obrigado!

    responder
  12. DAMIÃO SILVA

    Faço curso de renda de bilros em Arraial do Cabo – RJ, gostaria de aprender a preparar os ¨”piques” , que são os desenhos para a renda, bem como comprar os bilros usados em Raposa, será possível ajudar?
    Obrigado
    Damião Silva
    Rio das Ostras – RJ

    responder
    • Silvia Oliveira

      Damião! Entre em contato diretamente com o município de Raposas. Abs!

      responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar