sábado, 18 de setembro de 2010

Angu Cremoso com Bacon à moda Matraca

Quando voltei de Minas decretei: jupurdeus, não quero ver comida mineira tão cedo. Mas há coisas que são atávicas e fazem parte da nossa essência. Angu é uma delas. Rá! Com esta receita facinnn, você tem uma entradinha – ou acompanhamento – para ficar na sua história de vida. Papel e caneta na mão:

Ingredientes

1 litro de caldo de legumes (descuRpa, mas eu usei dois tabletes de caldo de legumes Knorr dissolvidos na água)
1 xícara e ½ (chá) de fubá
1 colher (sopa) manteiga ou margarina
200 g de bacon cortadinnn em cubos
Sal a gosto 

Modo de preparo

Coloque o caldo de legumes em uma panela e quando começar a ferver (antes de borbulhar) vá acrescentando aos poucos o fubá. Acrescente a manteiga  (ou margarina) e mexa sem parar até engrossar. Acerte o sal. Frite o bacon numa frigideira até dourar e reserve.   IMPORTANTE: o angu deve ficar mole e cremoso, não espere virar um purê. Quando ele amornar ganha um pouco mais de consistência. Sirva em uma travessa com o bacon por cima.

Dicas da Matraca

1. Eu, particularmente, não tenho mão boa na hora de despejar o  fubá, por mais que eu mexa fica encaroçado. Então, depois de uns 15 minutos mexendo eu tiro da panela, entorno o angu no liquidificador e bato até ficar homogêneo. Depois volto o angu para a panela e mexo mais um pouco em fogo baixo.

2. Você pode servir em uma forma refratária grande ou em travessinhas individuais, como um consomê, por exemplo. Fica uma charmosa e saborosíssima entrada.

Foto: Raul Mattar

Share