-  Atualizado 16/08/2015

Curitiba: faça da cidade seu melhor destino de inverno

Publicado por: Silvia Oliveira Curitiba

Não há com que discordar: de fato, o inverno – com suas noites gélidas – pode desanimar. O que muitos querem é poder ficar em casa, debaixo do edredom, vendo filminho e comendo pipoca. Não nego que muitas vezes acabo me incluindo neste grupo. O que a gente tem que coincidir é que Curitiba não se contenta apenas com o título de capital mais fria do Brasil.

Nessa época do ano, a cidade aproveita para se transformar em um dos destinos de inverno mais atrativos do país. O que acaba por trucidar aquela velha ladainha de que não há muito que fazer por aqui nos dias em que queremos fuzilar os termômetros.

jardim botanico curitiba 03

Comece pelo básico: observe o pôr do sol. A estação, apesar de congelante, promove entardeceres deslumbrantes. São várias nuances no céu que vão dos rosáceos, passando pelos tons de violeta até chegar ao laranja. Em Curitiba, você poderá presenciar um lindo poente no Parque Tanguá ou no Jardim Botânico, dois dos principais pontos turísticos da cidade com entrada livre!

Certo, não existe melhor dia ou mês para se ler um bom livro. Mas no aconchego do inverno você poderá circular pelas grandes livrarias de Curitiba em busca de sua literatura preferida. Tudo acompanhado de uma reconfortante bebida quente. Muitas destas lojas, como a FNAC (Shopping Barigui), a Livraria Saraiva (Shopping Cristal) e a Livraria Cultura (Shopping Curitiba) oferecem uma variedade exorbitante de títulos ao lado de cafeterias próprias.


Quentão: bebida típica e reconfortante para o inverno.

Para quem gosta de bugiganga e penduricalho – dignamente escoltados por um delicioso bolo de milho e quentão – deve visitar as tradicionais Feiras de Inverno. Tratam-se de feiras populares com dezenas de barraquinhas que oferecem de produtos artesanais a comida típica do inverno brasileiro, como o pinhão. As feiras vão até 10 de julho e acontecem, simultaneamente, nas Praças Osório (todos os dias) e Santos Andrade (de seg. a sáb.).

Se você está disposto a investir em uma noite memorável, não existe melhor estação do que esta, para provar um delicioso fondue. O prato suíço — servido normalmente em réchauds — tem a cara do inverno. Não importa se a pedida é fondue de queijo ou chocolate. Você poderá encontrar no Restaurante Petit Château e o Château de Gazon algumas das casas de fondues mais tradicionais (e caras!) de Curitiba. Aposte também em risotos ou batata suíça. São comidinhas aconchegantes que compõem o cardápio de vários restaurantes da cidade.

Mas nada com mais cara de inverno curitibano do que as infinitas cafeterias ou casas de sopas da cidade. Para uma imersão cultural, conheça o café do Museu Oscar Niemeyer ou Café do Paço (Paço da Liberdade), ambos forrados de novidades contemporâneas – ao lado de grandes nomes artísticos. Se você gosta do clássico, vá ao Hoo Café.

O gracioso estabelecimento oferece uma ampla carta de cafés, dos mais elaborados aos mais conhecidos como o ristretto. Já no Lucca Cafés Especiais deguste um dos melhores espressos da cidade. Novidade mesmo fica por conta do Terra Verdi, a primeira cafeteria orgânica do Brasil onde seu espresso ou capuccino será feito com grãos 100% orgânicos. Se seu fascínio é sopa, deve bater ponto nos restaurantes Acrótona, Manjhericão ou Dona Ambrosina – endereços onde as calorias valerão cada centavo.

Inspirado nos bairros SoHos de Londres, Nova York e Buenos Aires, o Batel SoHo é a região da cidade que agrega um circuito mais do que apropriado ao clima padrão de Curitiba. Ainda que possa ser visitado em qualquer época do ano, o Batel SoHo reúne em dois ou três quarteirões uma infinidade de lojas de decoração, design, cafés, bares e galerias.

Locais que acabam se convertendo em abrigos charmosos e envolventes na hora do vento cortante. O foco de atrativos da região está ao redor da Praça da Espanha que, especialmente aos sábados, oferece uma ampla programação cultural juntamente com uma Feira de Antiguidades.

Se para você não resta outra conclusão a não ser a de que passar o inverno na capital paranaense vai lhe render uns quilinhos a mais, fica a dica: agasalhe-se bem e aproveite para caminhar bem cedinho pelos parques de Curitiba. O Parque Barigui, por exemplo, – com seu enorme lago – promove um belo espetáculo durante todo o dia.

Mas é no amanhecer, quando névoa e sol nascendo vão deixar na sua memória algo que não se pode comprar em nenhuma moeda: as lembranças de um inverno intenso e absolutamente bem-sucedido !

Posts relacionados

Linha Turismo Curitiba: veja como aproveitar o city tour oficial da cidade

Cinco atrações grátis e estreladas em Curitiba

23 motivos para você conhecer e se apaixonar por Curitiba

Como ir da rodoviária de Curitiba ao centro da cidade

Como ir do aeroporto de Curitiba ao centro da cidade

Leia também

Quintana Restaurante e Café: gastronomia responsável e estrelada que cabe no seu bolso

Guia de Hospedagem em Curitiba: opções para as classes alta, média e muquirana

Hospedagem boa e barata em Curitiba

Bate e volta desde Curitiba

Vila Velha, Paraná: sítio geológico de 300 milhões de anos está a uma hora de Curitiba

Lapa: como organizar um bate e volta perfeito saindo de Curitiba

Colônia Witmarsum: café colonial, história alemã menonita e descanso ao lado de Curitiba

Cidades Históricas, Serra do Mar e Estrada da Graciosa: quando ir?

Estrada da Graciosa

Passeio de trem pela Serra do Mar

Antonina

Morretes

Ilha do Mel

________________________

Fotos: Raul Mattar (menos a primeira, que pertence à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Curitiba)



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


15 comentários

  1. Leia
    Comentário do dia 08/7/2011 às 19:22

    Curitiba é uma delícia. A gente reclama desse frio lazarento, mas a cidade é ótima para curtir esta estação… Adoro Curitiba! Adorei as dicas!

    (Responder)

  2. Sirlene
    Comentário do dia 08/7/2011 às 20:45

    Como sempre, um show! É sempre bom ver Curitiba com outros “olhos” nesse período de frio intenso, quando a vontade da gente é sair correndo daqui. rsrsrsrsrs!

    (Responder)

  3. Comentário do dia 09/7/2011 às 09:24

    Olá Silvia!
    Eu ainda não conheço muito bem o Paraná, embora tenha morando em Guaíra uma parte de minha ….Mas Curitiba está no topo da minha listinha de sonhos próximos! Tuas dicas são ótimas, já anotei tudo!!!
    beijinhos
    Bia
    http://www.biaviagemambiental.blogspot.com

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Venha mesmo, Beatriz! 🙂

    (Responder)

  4. Comentário do dia 09/7/2011 às 15:29

    Sílvia, se aqui no Rio já está um frio de lascar (acabaram os aquecedores nas lojas, acredita????), imagino aí em Curitiba, tem que tomar muito quentão mesmo.
    Abs!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Nem me fale, Arthur! Li que fez 7 graus aí no Rio. Socorro… sinal dos tempos! 🙂

    (Responder)

  5. Virginia Lucia
    Comentário do dia 09/7/2011 às 21:58

    Sílvia, quanta poesia pra falar de Curitiba e do inverno! Fiquei com vontade de voltar correndo para aí… Garanto que até aqueles que detestam frios ficaram tentados depois deste post! Beijão.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Virginia, poesia? Eu? Nanã! Trata-se de um esforço particular para ser feliz num invernão rigoroso como esse! 😀

    (Responder)

  6. Comentário do dia 11/7/2011 às 23:25

    Gostamos muito de Curitiba. É uma cidade linda, aconchegante, apesar de ser a Capital do Estado. Há inúmeras opções para todos os gostos. Também suas dicas dos lugares comerciais a visitar são muito boas, parabéns.
    http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/

    (Responder)

  7. Comentário do dia 13/7/2011 às 18:11

    Silvia, ja posso comecar a chorar? Q saudades da minha amada curitiba!

    (Responder)

  8. Comentário do dia 14/7/2011 às 00:37

    silvia, ja posso comecar a chorar? q saudades da minha amada e bela curitiba!

    (Responder)

  9. Manuela
    Comentário do dia 30/8/2011 às 17:54

    Oi Silvia,
    Estarei em Curitiba nos dias 17 e 18 de setembro e gostaria de saber onde posso encontrar a programação de shows e espetáculos que acontecerão na cidade neste fim de semana. Existe algum site que reuna o que acontece de bom na cidade? Se não exisitir, você pode me informar quais são as casas de espetáculo que você recomenda? Pra facilitar, já vou dizer o que me interessa: espetáculos de dança, exposições em geral, shows de MPB/ samba /jazz…
    Desde já, muito obrigada pela ajuda.
    Bjs
    Manuela

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Manuela! Você pode acessar este site: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
    Abs!

    (Responder)

    Resposta de Manuela

    Oba! Obrigada, Silvia! 🙂 Beijos

    (Responder)

  10. Cristiane
    Comentário do dia 02/7/2012 às 17:08

    Oi Silvia, fiquei com muita vontade de conhecer Curitiba. Você me indica algum hotel bacana para ficar? Abraços

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    O Ibis Shopping é novíssimo, foi inaugurado há poucos meses! Localização ótima! 🙂

    (Responder)

  11. Cristiane
    Comentário do dia 02/7/2012 às 22:09

    Silvia, muito obrigada pela pronta resposta.. Ah, a propósito, hoje meu jantar foi o picadinho de carne com cerveja cuja receita esta no seu blog.. Já é a segunda vez que eu faço e todos adoram aqui em casa! Abraços

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Aiii, que vontade! Faz tempo que não como este picadinho! 🙂

    (Responder)

  12. Sonia Pompermaier
    Comentário do dia 08/8/2012 às 06:25

    Silvia
    Adoro o Matraqueando que junto com o VnV foi consulta diária”..m
    Depois de um ano na França estamos voltando para casa e você posta isto!!!
    Ah que saudade!! De tudo das feiras, dos parques, os cafés, o pastel na feira….o Largo da Ordem,na muvuca do domingo ou na serenidade da semana. As araucárias no ceu azul de inverno!! Saudade e fichinha!!!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Bem-vinda novamente! 🙂

    (Responder)

  13. Rebeca Souza
    Comentário do dia 13/4/2013 às 17:40

    Olá,

    Sou de Recife e simplesmente sou apaixonada por Curitiba, só a conheço no inverno e adoro, é ótimo fugir do calor daqui rsrsrs! Queria saber se já foi informado o período das feiras de inverno em 2013, na praça Osório? Estou indo para Curitiba em junho dia 13 e queria saber se vou conseguir pegar esse ano.

    (Responder)

  14. luciana
    Comentário do dia 21/4/2015 às 00:34

    silvia, sempre leio seu blog antes das minhas viagens! super interessante! ! vou a Curitiba pela 1x. vou ficar hospedada no ibis batel. oq vc acha da localização? e qual o melhor fondue dai ? desde já obrigada!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Ótima localização. Mas o Ibis Shopping é mais novo e está mais próximo do centro. O fondue mais famosos (e caro) da cidade é o Chalet Suisse . Chalet Suisse. Rua Francisco Dallalibera 1428 | Santa Felicidade. 41 3364-7889. Abs!

    (Responder)

  15. Núbia
    Comentário do dia 01/11/2015 às 23:03

    Oii, boa noite. Cheguei ontem de Curitiba com minha mãe e prima. Fizemos excelente viagem, graças a muitas de suas dicas. Infelizmente não pegamos o tempo muito bom no início, mas nos 4 últimos dias o sol tentou e finalmente apareceu, bem quente até. Adoramos a Cidade. Eu, principalmente, gostei muito. Da limpeza, da educação das pessoas com os outros mas principalmente a educação em manter o que público, limpo, florido e organizado. Gostei dos Parques, o Barigui mais ainda, pois é bem estruturado e muito funcional. Infelizmente não consegui ver toda a beleza do Parque Tanguá, pois como cariocas, vítimas da violência que assombra nosso Estado, ficamos muito receosas em descer aquela ladeira e explorar o túnel e ver a cascata. Na vdd achei pouco policiado, e restrito; pois uma pessoa mais velha, fica incapacitada de descer, tendo em vista a dificuldade para subir depois. Seria bem válido, se tivesse um carrinho pequeno, para levar alguns turistas lá. Almoçamos no Velho Madalosso, (maravilhoso) tomamos café no MON (que delícia) !!! Fui às compras na Feira do Largo da Ordem. Que local agradável ! Compramos de tudo: biscoitos amanteigados, pimenta , incenso artesanal, chaveiro, chapéu para frio…Muito boa a feira. Limpa e organizada.Utilizamos o ônibus do aeroporto, que é excelente. Com paradas estratégicas, não tem o que temer. Como turistas, nos sentimos muito seguras. Como me hospedei no Centro, estava perto de tudo, e fiz muitos dos passeios à pé ou de ônibus, pois os pontos de parada são sempre bem próximos. Fizemos tb o passeio de trem, num dia de sol, mas infelizmente na Serra, o tempo sempre muda. Tinha muita neblina, no entanto foi muito bom. Morretes é uma graça. Não deu vontade nenhuma de voltar. Pena que não deu para conhecer tudo. Certamente teremos que voltar ! Valeu pelas dicas, foram muito valiosas !

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar