-  Atualizado 05/08/2019

23 motivos para você conhecer e se apaixonar por Curitiba

Publicado por: Silvia Oliveira Curitiba

Parque tangua

1. Curitibanês
Dialeto oficial da cidade. Só aqui você encontra cachorro quente com duas vinas (salsicha), piá (menino) com um penal (estojo) na mão e, claro,diversas variáveis de leitE quentE! Tesão e lazarento, aliás, podem ter o mesmo significado, dependendo do contexto.

2. Poty Lazarotto
Um dos maiores muralistas brasileiros era curitibano. Deixou sua marca em vários trabalhos espalhados pela cidade.

3. Bairro de Santa Felicidade
É a região gastronômica de Curitiba. São quase 350 estabelecimentos, muitos dedicados à cozinha italiana, incluindo o Madalosso – considerado pelo Guinnes Book o maior da América Latina com 4645 lugares. (Evite ir nos fins de semana quando o local fica lotadíssimo e com fila de espera). Lá você encontra também o Vinhos Durigan, uma adega charmosa que oferece degustação de frios, sucos e vinhos grátis. (Relato completo aqui!)

4. Estações-tubo
Um marco do transporte público. Embora o curitibano reclame dos ônibus lotados, as estações-tubo permitem um embarque e desembarque mais rápido.

5. Ópera de Arame
É o teatro mais original de Curitiba. A antiga cratera de uma pedreira desativada deu espaço a um inusitado espaço cultural com estrutura tubular feita em aço e teto transparente. Funciona de ter/dom, 8h às 21h. Visita grátis.

6. Rua Teffé
Considerada a primeira rua temática de calçados do Paraná, oferece grande variedade de sapatos infantis, masculinos e femininos. Vai da ponta de estoque a marcas conhecidas. (Relato completo aqui!)

7. Cafés, chocolaterias e casas de sopa
Para aquecer o corpo na capital mais fria do país temos inúmeros cafés, chocolaterias e casas de sopa. Entre meus buffets preferidos que servem cremes e caldos com acompanhamentos temos o Manjhericão e Dona Ambrosina. Já para o melhor doce e café no centro da cidade eu aposto no Paris Cake House.

8. Paço da Liberdade
É o edifício histórico mais importante da cidade, o único da capital tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Todo restaurado, se transformou num movimentado espaço cultural. Tem um charmoso café, biblioteca e acesso gratuito à internet. Fica na Praça Generoso Marques. Já falamos dele aqui.

DICA ESPERTA | Tá procurando carro para alugar barato no Brasil e no mundo? Eu conto minha experiência aqui! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. 🙂

9. Pinhão
O símbolo das araucárias está por toda a parte, até na faixa de segurança. Fofo!

10. Rua das Flores
Foi o primeiro calçadão do Brasil, inaugurado em 1972. Abriga prédios históricos e movimentado comércio de rua. A via também se transformou em palco para artistas, estátuas vivas e músicos. Com canteiros sempre floridos, é ótimo passeio aos sábados pela manhã.

11. Torre Panorâmica
Tem quase 110 metros de alturas, o mesmo que um prédio de 40 andares. Permite uma visão ímpar de 360º da capital. Funciona de ter/dom, 10h às 19h.

12. Feira do Largo da Ordem
Uma muvuca se forma todos os domingos, das 9h às 14h, no centro histórico de Curitiba para receber as milhares de barracas (e de turistas!) que formam uma das maiores feiras de artesanato do país. Veja o post que fiz lá!

Procurando lugar para ficar em Curitiba? Conheça o Studio Matraqueando! Um apartamento nosso eclusivo para aluguel de temporada todo renovado, ótima localização e excelente custo-benefício. Saiba mais aqui!

13. MON – Museu Oscar Niemeyer
O único museu em formato de olho do mundo. O projeto é de Oscar Niemeyer, arquiteto que dá nome à instituição. Esculturas, quadros, design e artes visuais disputam espaço entre as galerias. Funciona de ter/dom, 10h às 18h. Entrada R$ 4. No primeiro domingo do mês é gratuito. (Relato completo aqui.)

14. Parques

São quase 80 milhões de metros quadrados de área verde preservada, distribuídos por quase 30 parques. Destaque para o Jardim Botânico, Parque Barigui, Tanguá, Memorial Ucraniano, Bosque do Papa e Bosque do Alemão. Veja como conhecer a maioria destes parques utilizando a prática Linha Turismo de Curitiba.

15. Festival de Teatro de Curitiba
Orgulho artístico da cidade. Referência nacional, o festival é um ícone fora do eixo Rio-São Paulo. Este ano o evento completa 20 anos e já conta com quase 3 mil espetáculos apresentados para um público de 1,6 milhão.

16. Batel Soho
Ao redor da Praça da Espanha, um quadrilátero reúne dezenas de estabelecimentos que costumam atrair milhares de visitantes aos fins de semana. Lojas de design e restaurantes bacanas formam duplas perfeitas para quem busca passar o tempo por ali. Aos sábados, uma Feira de Antiguidades e a concentração de carros antigos dão um ar retrô ao local.

17. Igreja do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é de 1946 e tem estilo barroco. A original (demolida em 1931) foi erguida por e para os escravos. Fica no Centro Histórico.

18. Bolinho de aipim com carne seca
Patrimônio imaterial da cidade. Encontrado aos domingos na Feira do Largo da Ordem, na barraquinha que fica na esquina da rua Dr. Muricy.

19. Feira Noturna
Na Praça da Ucrânia, toda sexta feira, a partir das 17h, acontece uma deliciosa feira, cheia de quitutes que variam do yakissoba ao tradicional pierogi (pastel típico polonês). Relato completo aqui.

20. Universidade Livre do Meio Ambiente
Integra arquitetura e meio ambiente, incentiva a discussão sobre ecologia e valoriza a sustentabilidade. A sede foi construída com troncos de eucalipto. Uma rampa em espiral dá acesso a salas de aula e a um mirante de 25 metros. Visitas gratuitas. Relato completo aqui.

21. Teatro Paiol
Antigo depósito de pólvora, o teatro tem apenas 225 lugares, mas recebe grandes nomes da música nacional. Totalmente reformado, reabriu em 2010 com lindas cadeiras assinadas pelo designer Sérgio Rodrigues.

22. Junior Durski
Ele já foi eleito o melhor chef e restaurateur do ano pelo Guia Quatro Rodas. Hoje, Junior Durski toca a famosa rede Madero, especializada em carnes e hambúrgueres.

23. Mercado Municipal
O único mercado do mundo que espalha poesia pelos corredores. Num anexo ao lado fica o Mercado de Orgânicos, o primeiro do gênero no Brasil.

E você, tem um motivo especial para se apaixonar por Curitiba? Coloque aí, pufavô, na caixa de comentários! 😉

DIQUINHA OFF TOPIC | Se você está planejando viajar para fora do Brasil tenho uma ÓTIMA notícia para você. É que leitor do Matraqueando tem até 50% de desconto no seguro internacional da Allianz Travel. Pegue o seu cupom promocional aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, viajante solo, luxo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! Corra, promoção por tempo limitado!

Posts relacionados

Linha Turismo Curitiba: veja como aproveitar o city tour oficial da cidade

Cinco atrações grátis e estreladas em Curitiba

Como ir da rodoviária de Curitiba ao centro da cidade

Como ir do aeroporto de Curitiba ao centro da cidade

Leia também

Paço da Liberdade: o edifício do centro cultural é o único tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em Curitiba

Curitiba ganha primeiro mercado de orgânicos do Brasil

Rua Teffé: a primeira rua temática de calçados de Curitiba

Hospedagem boa e barata em Curitiba

Bate e volta desde Curitiba

Vila Velha, Paraná: sítio geológico de 300 milhões de anos está a uma hora de Curitiba

Lapa: como organizar um bate e volta perfeito saindo de Curitiba

Parque Histórico de Carambeí: espaço temático reproduz um pedaço da Holanda no Paraná

Colônia Witmarsum: café colonial, história alemã menonita e descanso ao lado de Curitiba

Vinícola Família Fardo: arquitetura medieval e degustação grátis nos arredores de Curitiba

Estrada da Graciosa

Passeio de trem pela Serra do Mar

Antonina

Morretes

Ilha do Mel

Política editorial | Pagamos todas as nossas contas de viagem. Não aceitamos convites nem cortesias. Sempre nos hospedamos anonimamente nos hotéis indicados. O Matraqueando não faz post patrocinado. Alguns posts contêm links para programas de afiliados, parceiros comerciais do blog, inseridos espontaneamente pela autora. Por questão de transparência, comunicamos que se você optar por comprar por meio destes links nós recebemos uma pequena comissão. Tudo o que você encontra aqui foi determinado unicamente pelo interesse do leitor, nosso gosto pessoal ou critério particular. Isso é transparência e credibilidade. Pode confiar! Para ajudar a manter o blog sempre com dicas fresquinhas adquira nossos guias na Loja Matraqueando. Desde já agradecemos a preferência! 🙂

Fotos: Raul Mattar e Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


158 Comentários

  1. Clarissa

    ótimas dicas! Já fui algumas vezes para Curitiba, mas nunca para visitar a cidade. Espero conhecer em breve 😉

    responder
  2. Oi, Silvia!
    Eu sou doida pra conhecer Curitiba!!
    Meu marido já foi uma vez participar de um congresso e ficou simplesmente encantado com a cidade, com vontade de morar e tudo mais… 🙂
    Estamos planejando ir nesse ano. Vou consultar suas dicas…
    Abraços e parabéns pelo blog, que está a cada dia melhor!

    responder
    • Ieda

      Sou guia de turismo em Curitiba, quando quiser vir conhecer nossa cidade não deixe de nos procurar, vamos mostrar o que ha de melhor por aqui.
      Abraços

      Ieda

      responder
      • Estou apaixonadissimo por essa cidade linda, sou paulistano e há um ano estou namorando uma curitibana, e constantemente estou na cidade, maravilhosa em seus parques, e quando estou em Curitiba há 3 lugares que não posso deixar de ir e recomendo, são eles:
        Parque Barigui
        Churrascaria La Ventura, na Avenida da Torres
        AU AU

        Em 2013 estarei morando em Curitiba, se Deus assim permitir.

        responder
      • Gilberto Correa Santos

        Estou pensando seriamente ir morar aí em Curitiba,gostaria de saber se a cidade é boa mesmo pra se viver e se é bom pra conseguir emprego.sou apaixonado pela cidade só de ver as fotos e de saber do desenvolvimento,abraços.

        responder
        • Silvia Oliveira

          Olá, Gilberto!
          Eu gosto de Curitiba, mas ela tem problemas como qualquer outra cidade, como violência e trânsito complicado em horário de pico. Sobre trabalho, acho que depende muito da sua área. Abs!

          responder
        • Eliane M Lima

          Olá, Gilberto! A Silvia Oliveira disse quase tudo, mas concluindo, mesmo com os eventuais problemas Curitiba é uma cidade maravilhosa para se viver. Moro aqui há 40 anos, e mesmo tendo vivido em lugares como Londres e Torino não troco Curitiba por nenhum outro lugar no mundo! Abs e boa sorte em seus planos!

          responder
  3. Margareth Bastos

    Oi, Silvia. Faltou o “daí” como pontuação do curitibanês! É por tudo isso e o friozinho europeu que adoro Curitiba!

    responder
  4. Marcia Cristina

    Eu incluiria na lista a Arena da Baixada que, aliás, tem visitas guidada! rsrsrsrsrsrs

    responder
  5. Puxa! Essa estação-tubo é praticamente na frente da minha casa!
    Moro ao lado do Shopping Barigui, que aparece no fundo da foto!
    Belas fotos!
    Adorei os seus motivos pra se apaixonar por Curitiba!

    responder
  6. Só senti falta de uma foto do prédio da federal, na praça Santos Andrade, que é belíssimo. Lembro que uma vez o prédio foi eleito simbolo da cidade (lá pelos 1990 e tantos). A comunidade da UFPR se mobilizou nessa votação, imaginando que viriam mais recursos para a univesidade com esse título.

    De curitibanês, lembro das interjeições clássicas como “pare tudo”, “perda total”, o “cozido”, pra se refererir a quem tomou umas a mais, e o “tesão” para uma coisa muito legal… tipo:

    – E a festa piá, tava boa? Nooossa, tesão, foi perda total! Tava todo mundo cozido! ;o)

    responder
  7. Quando estive em Curitiba ficou bem presente na minha memória as araucárias,o simbolo doParaná.A arvore, gigante, estava por todas as partes! beijos!

    responder
  8. Luana Peterson

    Ruínas de São Francisco, no centro histórico… cheio de misticismo e histórias! 😉

    responder
  9. Obrigada a todos e todas que contribuíram com uma dica sobre Curitiba! Se lembrarem de algo mais, é só colocar aqui! 😀

    responder
    • francis

      boa noite,gostaria de saber o valor médio de um ap de um dormitório ou uma kit para alugar em curitiba

      responder
      • Silvia Oliveira

        Depende do bairro. No Bigorrilho fica em torno de R$ 800 a R$ 1200, dependendo da idade e benfeitorias do prédio. Em bairros mais afastados esse valor cai uns 30%. Abs!

        responder
        • francis

          ola, obrigado pela reposta,poderia me dizer quais os melhores bairros para morar, mas com preços bons de alugueis, procuro uma kit ou ap de 1 dormitório,

          responder
          • Silvia Oliveira

            Bairros Água Verde, Portão, Centro (lugar mais antigo, mas com acesso a tudo), Bigorrilho (também chamado de Champagnat), Santa Quitéria, Vila Izabel, Seminário ou Mercês. Abs!

  10. Marcia Kawabe

    Silvia eu adorei Curitiba e deve ser uma cidade incrível pra se morar, mas eu detestei o Madalosso, hahahaha! (sorry :).

    Mas em compensação, fui ao Barolo que segundo o Trip Advisor é um dos melhores italianos da cidade e com certeza deve ser mesmo. Adorei! Tomara que eu tenha oportunidade de voltar mais vezes 🙂

    responder
    • Silvia Oliveira

      Jura? O que mais incomodou? A comida ou a muvuca? Da comida eu até gosto… mas aquela loucura de gente, às vezes cansa! 🙂

      responder
      • Ah, o Barolo é mesmo excelente, mas só fui lá uma vez!

        responder
      • Marcia Kawabe

        Ai, tudo! Achei a comida muito ruim, o atendimento idem e muito barulhento. Me pareceu uma churrascaria de massas, hehehehe.

        O pior é que era a nossa primeira vez, e deve ser da metada das pessoas que estavam lá, mas eles nem se dão ao trabalho de explicar como a casa funciona. Pedi o cardápio, não trouxeram e só depois fui entender que aquilo era um rodizio de massas. Mas não custava nada perguntar se a gente já conhecia o sistema da casa né? Aqui em SP, muitos lugares ainda fazem isso.

        responder
        • Credo, que horror! Faz muito tempo que não vou ao Madalosso (só vou ao Madalosso Velho, que fica em frente desse Madalosso gigante e é uma delícia… mas é beeem menor). Nesse fim de semana estava pensando em comer lá nesse gigantão… depois eu conto aqui como foi!

          responder
        • STEPHANIE

          Gente, os restaurantes de santa felicidade nem não tudo isso… De qualquer forma, na frente do madalosso tem um restaurante chamado “o velho madalosso”, bem mais calmo, bem mais caprichado… heueuheu

          responder
        • taciana

          Também tive horror ao Madalosso, e pelos mesmos motivos… Não vale a visita por nada, infelizmente. Já o Barolo é incrível!

          responder
    • Também não gostei do Madalosso, nem do velho nem do novo.

      responder
      • Ricardo

        Quem sabe da próxima vez você dê nova chance para os restaurantes de Santa Felicidade, acredito que apreciará o Veneza, depois me conte.

        responder
  11. Silvia

    Eu já tinha ideia que Curitiba era uma cidade linda! A Carol do Travelforever enviou-me um guia da cidade e postais com imagens fantásticas de Curitiba,tal como as suas fotos…
    Estou a pensar que quando voltar ao Brasil vou mesmo voar directo para aí!!
    Beijos

    responder
    • Silvia Oliveira

      Esperamos você! 🙂

      responder
  12. Claudia

    Silvinhaaa…..
    Adoreiiii as dicas que vc fez de Curitiba……
    Nossa cidade é o maximo hein? hehehe….
    Beijo enorme
    Clau

    responder
    • Silvia Oliveira

      Somos forasteiras que sabemos amar nosso lugar!

      responder
  13. Claudia

    Gostei muito de suas fotos e comentários, conhecí seu blog hoje, por sinal vou passar a frequentá-lo mais vezes. Este seu guia é bem completo, seria bacana traduzí-lo para o inglês, para que eventualmente os gringos possam conhecer as belezas de nossa cidade.

    Este fotógrafo é bom mesmo.

    Abraços.
    Bito.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oiê Bito! Bem-vindo! 🙂

      responder
  14. Amei o post Silvia!
    Tenho que começar a escrever sobre Ctba também, tem tantos lugares e tantos gostos diferentes que é bom vermos nossa cidade pelos olhos alheios. A gente começa a prestar atenção a aquilo que é rotineiro…

    Adorei.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Eu tenho feito esse esforço, Carol… não deixar meus olhos “cansados” e investir mais tempo aqui!

      responder
  15. Bernardette Amaral

    Eu fiquei com vontade de conhecer Curitiba depois de ler os posts do Matraqueando, aproveitei o carnaval e fui conferir as dicas, so fiquei triste porque esqueci do bolinho de aipim com carne seca, vou ter de voltar para comê-lo. Achei a cidade linda, bem cuidada e extremamente civilizada. Uma cidade que se pensa e se reinventa. Parabéns para Curitiba e para os curitibanos que fazem da sua cidade um lugar maravilhoso de se viver

    responder
    • Silvia Oliveira

      Que lindo! 😀

      responder
  16. Silvia, eu ja comentei antes aqui, sou da Paraiba, fui pra Inglaterra e nao eh que estou voltando ao Brasil para morar e CASAR em Curitiba? A “culpa” em certa parte eh sua por mostrar tantas fotos lindas e fazer eu e meu noivinho ingles cairmos de amores por Curitiba. Estava tristinha de deixar Cambridge mas me reanimei com seu post, Parana aih vou eu!!!!!! Beijos!

    responder
  17. Dani Meira

    Oi Silvia, Tenho uma amiga carioca que virá para Ctba agora no feríado do dia 21/04, vou fazer um super tour com ela pela cidade com todas as suas dicas preciosas!
    Sou Curitibana e muito orgulhosa da minha cidade!
    Beijinho

    responder
    • jay silva

      Ola , moro em londres e iriei para curitiba e por acaso , gostaria de ser minha guia turistica tambem ?
      podemos marcar algo ?

      jay

      responder
      • Silvia Oliveira

        Olá, Jay! Infelizmente não trabalho como guia turística! Abs!

        responder
  18. Eu adoro Curitiba, é a cidade que eu mais gostaria de morar na vida.
    Algumas coisas que amo fazer em Curitiba:
    – Andar a feirinha do Largo da Ordem todinha e no fim comer aquelas Fogaccias enormes. Na volta, passar no Bar do Alemão só para tomar um submarino (chope com steinhaeger) e trazer mais uma canequinha pra coleção.
    – Nos fins de semana, caminhar pelos parques do centro, parando sempre atrás do MOM, onde há uma espécie de encontro de cachorros (e eu nem tenho cachorros).
    – Em Santa Felicidade, gosto de um restaurante que tem uma pizza muito boa chamada “Casa dos Arcos”.
    – Adoro a comida árabe do Oriente Árabe, no Largo da Ordem. Vou logo no rodízio.
    Curitiba é uma cidade muito rica em opções, pretendo voltar em breve!

    responder
  19. eu gosto da casa dos arcos, do dall’armi, do frio, das flores nas ruas, da limpeza, das boas e baratas opcoes de comida, de sentar em qualquer um dos bancos da xv para ver o movimento e as pessoas, da elegancia no vestuário etc etc etc.
    PS: em 2002 visitei curitiba durante um congresso da universidade e sai dizendo que voltaria para morar. em 2006 voltei de mala e cuia e fiquei 2 anos e meio 🙂

    responder
  20. Oi Silvia,
    Seu blog é um dos únicos que falam de Curitiba! Estou tendo dificuldade de encontrar boas informações sobre a cidade, se bem que por aqui já encontrei quase td!
    Eu queria ver se vc me ajudava numa dúvida: qual o melhor pra se hospedar em Curitiba? Vc acha que vale a pena alugar carro ou andar de taxi pela cidade? Vou passar só um fim de semana lá e quero aproveitar ao máximo!
    Obrigada,
    Yasmine

    responder
    • Táxi (para distâncias mais longas, mas não é barato) ou transporte público, que funciona muito bem e aos domingos a passagem do ônibus custa R$ 1. Hospedagem no Hotel Íbis Batel é bem boa e bem localizada! 🙂 Na minha opinião o trânsito não ajuda muito para alugar,mesmo no fim de semana…

      responder
  21. Conheço Curitiba, mas não cheguei a conhecer nem um 1/3 dessa maravilha e fiquei encantada, Curitiba realmente linda…amei

    Laura de Oliveira

    responder
  22. keli cristina de mattos

    Curitiba é realmente um lugar encantador, organizado e com gostinho de “quero voltar” sempre!! Tem ótimas opções de passeios e restaurantes para todos os gostos e estilos…
    Sou uma Curitibana, “bairrista” mesmo, pois não me canso de falar bem da cidade, mesmo morando há anos longe dela.
    Uma ótima dica de passeio para quem vai, é fazer a descida de trem até Paranaguá, o percurso é deslumbrante. Ir também de carro pela Serra da Graciosa e almoçar em Morretes ou Antonina, cidades históricas a menos de 1 hora de Curitiba é imperdível, vale pena!!!

    responder
    • Gustavo T.

      Oi Keli, gosto desse adjetivo “bairrista”. Sou do Rio de Janeiro, morava em Santa Tereza, um bairro alternativo, de artistas e boêmios. Agora estou morando em Cascavel e estou na dúvida se me mudo para Curitiba. Conheço um pouco a cidade mas só passeando…os problemas do dia a dia que só quem mora conhece eu não sei bem. Como uma bairista, qual bairro você indicaria para morar, de classe média! Oi Silvia, essa pergunta também é para você! Abraço a todos.

      responder
      • Silvia Oliveira

        Oi, Gustavo! Gosto do Ecoville (Mossunguê), Bigorrilho, Cristo Rei, Juvevê e Jardim Social. Tem também o Água Verde. 🙂

        responder
  23. Ieda

    Silvia
    Valeu os comentários, conheço bem Curitiba e adoro os lugares,pois levo turistas para conhece-los e se precisar de ajuda ai nas dicas é só falar e quem quiser conhecer mais a nossa cidade, estamos por aqui para apresenta-la.

    obrigada

    Ieda

    responder
  24. Paloma

    Estou indo para Curitiba em abril comemorar 1 ano de casamento e de surpresa para meu marido. Gostaria de saber se estará frio nesta época, qual o melhor bairro para se hospedar e um hotel que não seja muito caro. Adorei seus comentários.

    responder
    • Conheço o Curitiba Palace e o Tibagi, ambos ao lado da Praça Osório, onde fiquei três e duas vezes respectivamente e fui muito bem atendido. O Curitiba Palace é um pouco mais glamuroso. Uma vez pedi informação num próximo a Rodoferroviária chamado Hotel Europeu e me deu uma ótima impressão. Existe também o Tulip Inn no Batel que me chamou bem a atenção. Porém acredito que na combinação preço e qualidade o Curitiba Palace e o Tibagi seriam os mais recomendados.

      responder
      • Silvia Oliveira

        Olá, Marcos! Atualmente o melhor custo-benefício-localização de Curitiba para hospedagem é o novíssimo Ibis Shopping. Está próximo ao centro, perto do agitado e chique Batel e ao lado do Shopping Curitiba. Além de ter sido inaugurado há poucos meses. Cheira a novo! 🙂

        responder
  25. Bia Cesar

    Sou do interior de Sp, e em Junho me caso e estou indo morar em Curitiba. Suas dicas foram ótimas para em animar a conhecer a nova cidade! Aceito mais dicas! rs

    responder
  26. Jéssica

    Ahhh mas nessa lista faltou o Jardim Botânico!! Passo todos os dias por lá a caminho da faculdade e é lindo sempre, dia, noite, chuva, nublado e sol!

    responder
  27. Além destes 23 motivos eu curto simplesmente andar pela Rua XV , ir a Biblioteca Pública do Paraná, Shopping Mueller, alugar bicicleta e ir ate o Bosque do Alemão…sem falar na Noite Curitibana com opções pra todos os gostos, tem a Layout80 cujo nome já diz qual o seu estilo, na Vox onde toca mais música eletrônica e nos Bailes da Sociedade da Água Verde e do Fascinação. Também tem os sebos pra quem gosta de garimpar livros e cds usados. Amooooo Curitibaaaaaa!

    responder
  28. Já fui e gostei. Escrevi até um post para ajudar outras pessoas. Espero que seja útil 😉

    http://cleversonsacramento.com/2011/05/03/voce-ja-foi-em-curitiba/

    responder
  29. Juanis

    Eu conheci Curitiba em 2009, eu sou mexicana, gostei muito da cidade, agora que olho as fotos da cidade vem a minha mente lembranças e saudades das pessoas que conhecí lá, quero voltar novamente e conhecer um pouco mais…saludos desde México!!!!

    responder
  30. olá silvia que blog lindo e muito completo,estou indo a curitiba no próximo com filha,mãe,para o espetáculo cirque du soleil pretendo ficar no ibis shoping ou tulip inn qual o melhor?

    responder
    • Silvia Oliveira

      Olá, Veronica. O Ibis Shopping está tinindo de novo, foi inaugurado há poucos meses! Bjs!

      responder
  31. Fernando Frey

    Oi Silvia, bem legal mesmo seu blog, e fotos bem estilosas, sou Curitibano desde 58 ja´viu que sou veterano nestas terras, meu coração e minh’alma também o são. Aqui vivi grande parte de minha vida morei em muitos bairros, gosto muito aos sábados da “boca maldita”, com aquele agito de musicos, venda de quadros, e o povo a passar, costumo dizer que “Em Curitiba se transpira cultura”, então essa é minha dica, sem custo um passeio pela XV (para os mais saudosos) ou Rua das Flores para quem preferir, aos sabados pela manhã penso que seja animado e very funny
    Até breve,
    Fernado Frey

    responder
    • Silvia Oliveira

      Fernando, ótima dica! Está faltando aqui um post sobre este sábado na Rua XV! 🙂

      responder
  32. Milene

    Oi. Você tem autorização pra publicar a foto daquela Palhaça ali no item do Festival de Curitiba? Por acaso sou eu!!!!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Que legal, é você!!! Milene, querida, o festival é público, sua apresentação foi em praça pública e eu estava fazendo uma cobertura jornalística. A foto é do fotógrafo que me acompanhou, Raul Mattar. Por certo, este blog é um meio de comunicação. Imagino que você não saiu perguntando para a imprensa que divulga seu trabalho ou o festival se eles tem autorização para publicar sua foto, né?

      responder
    • micheli

      rsss…q groserria

      responder
      • micheli

        não foi grosseria sua Silvia…mas por se tratar de uma pessoa”publica”e q transmite alegria e q tão pouco as vezes é valorizado a Milene deveria agradecer o q vc fez…parabéns pelo blog sou curitibana e amo minha cidade e existe curitibanos e curitibocas…

        responder
  33. Grazi

    Morando em Curitiba há duas semanas, me sinto um caipira vinda do interior, acho tudo taooo lindo, a arquitetura imprensiona e tem lojas especializadas em todas as coisas que se pode sonhar!
    Bom, encontrei um só problema: o frio! Não é a intensidade do frio que me assusta, mas o quanto dura!!! Parece não ter fim!
    Mas, até ele tem me feito feliz, porque não tenho geladeira e a sacada do apto tem me servido como um otimo refrigerador, ali fica o queijo, o iogurte… só estou começando a ficar com medo que daqui uns dias eu tenha que esperar descongelar…

    responder
    • Silvia Oliveira

      Grazi, estou há 12 anos aqui e sou a verdadeira caipira do interior até hoje. Não me acostumo com o frio, apenas tento me adpatar. Mas também amo a cidade e tudo o que ela oferece! 🙂

      responder
  34. Janaina

    Pena que vc naum colocou foto do jd botanico…acho lindo…já fui duas vezes a Curitiba quando cursei técnico em turismo e conheci tdo isso e mais um pouco, era viagem tecnica…mas já faz 11 anos…estou voltando agora no final de setembro…naum vejo a hr…abraços…

    responder
  35. Ana Lucia

    Sou gaúcha e estou em Curitiba para visitar familiares que recentement vieram morar aqui. Hoje, almoçei na Cantina do Délio e vim caminhando pela rua XV até a Praça osório. Surpresa boa: descobrir o lindo prédio das lojas Marisa, era uma antiga casa de tecidos, os lustres, o vitral e a escadaria são espetaculares. surpresa ruim: as péssimas calçadas, piso totalmente irregular de paralelepídos! No calçadão tem pedra portuguesa! Agora entendi pq no vídeo de turismo oficial da cidade ( em inglês), olocutor sempre fala: traga seus tênis! Talvez preparando a cidade para copa, em ruas próximas ao estádio, colocaram uma faixa de asfalto no meio da calçada ruim, para uso compartilhado de pedestres e bicicletas. Em 1999, fiz o Linha Turismo e gostei muito, repeti e achei muito longo, Prefiro o de Porto Alegre que tem uma diversidade maior de paisagem, principalmente na orla do Guaíba! Faz falta uma orla em Curitiba! A cidade ficaria perfeita! Adoro as ramblas de Montevideo!

    responder
  36. Oi, Sílvia. Tudo bem? Adoro o Matraqueando e, inspirada em você, vou conhecer Curitiba na próxima semana.

    No entanto, vi a previsão do tempo e me parece que vai chover em 3 dos 4 dias que terei aí. Estarei com meu marido e filha de 4 meses. O que você recomenda de atrações nos dias de chuva??

    Reservei o Formule 1, pois não havia vaga no Ibis que vc indica. Mas penso em trocar por outro com melhor localização e um restaurante, por conta da chuva. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

    responder
    • Ish, Érica! Sabe que eu nunca consegui escrever um post do tipo “O que fazer em dias de chuva em Curitiba?” Curitiba é uma cidade de parques, praticamente todos os passeios são ao ar livre. Vai restar o Museu Oscar Niemeyer, o Paço da LIberdade (que tem um cafeteria deliciosa) e os restaurantes. Passe uma tarde num café colonial, conheça o Museu Ferroviário no Shopping Estação (nada demais, mas é em recinto fechado). Enfim, restam pouquíssimas opções em dias de chuva, uma vez que os principais atrativos (Jardim Botânico, Ópera de Arame, Bosque do Papa, Setor Histórico) é tudo aberto. Bjs!

      responder
  37. Pois é…saindo um solzinho, aproveito tudo o que der tempo e depois, então, passeio pelos locais indicados, porque ninguém merece ficar trancado no hotel…obrigada, viu. Beijos.

    responder
  38. Marcílio Santos

    Já fui em Curitiba 3 vezes e sempre quero ir mais e mais, é uma cidade interessante que gosto muito…
    Quero muito fazer o que não deu como ir no Madalosso, Lapa, Vila Velha, Ilha do Mel, litoral do PR, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá e Estrada da Graciosa, lindo e amado Paraná.

    responder
  39. Marcelo

    E a antipatia do povo curitibano ? Um povo extremamente antipático, mal educado e arrogante ! Curitiba é uma cidade com uma estrutura ótima, o que estraga é o povo preconceituoso e fechado.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Um psicólogo poderia lhe ajudar…

      responder
      • Oi Silvia! Bela resposta. Dentre tantos os comentários este foi o único pejorativo. Estive em Curitiba em 2012 de lua de mel foi maravilhoso ficamos quatro dias na Capital depois conhecemos Paranaguá. Há tem uma coisa chata sim!! Eu quero voltar e morar ai, porém ainda não deu certo. Tenho fé que vai chegar a hora certa de irmos. Parabéns pelo blog Curitiba é tudo isso e muito mais algumas pessoas daqui que foram ai tem esse tipo de comentário sobre o humor do curitibano, particularmente não vi e nem senti isso fomos bem recebidos desde o aeroporto, hotel, táxi, restaurantes, lojas. Enfim, amei, amo e sinto saudades quero voltar pra morar. Abraço!

        responder
        • Silvia Oliveira

          Obrigada pela visita! 😉

          responder
    • Alessandra

      Olá querido, como curitibana não posso deixar te te dar uma resposta…
      preconceituoso é você que fala mal de nós, é como dizer que carioca é malandro, que baiano é preguiçoso…abra a sua mente …viaje, conheça melhor os lugares, as pessoas pra depois sair por aí sendo “mal educado”

      responder
  40. josilane

    Primeiro parabéns pelo blog, adoreiiiii.
    Já estive em Curitiba duas vezes e amei esta cidade, recomendo à todos pois são vários os pontos turísticos.

    responder
  41. Flávio

    Sou do litoral catarinense, e a minha capital preferida é Curitiba. Sempre que posso vou passear lá, e adoro os seus parques, o sistema de transporte (só falta metrô), a cultura, os restaurantes de Santa Felicidade, o agito noturno do Batel, enfim Curitiba mora no meu coração.

    responder
  42. Flávio

    É isso mesmo, amo e vivo Floripa, Balneário Camboriú e Itajaí, que são cidades limpas e organizadas, e claro de belíssimas e famosas praias, mas se tratando de uma metrópole interiorana, a minha preferida sempre será Curitiba.

    responder
  43. Valquiria

    Olá! Amei as dicas. Quero conhecer a cidade ainda este mês. Qual seria o melhor bairro para se hospedar?

    responder
    • Silvia Oliveira

      Batel ou centro, perto da Rua das Flores (calçadão). Abs!

      responder
  44. Jean De Souza Pires

    Oi,
    Moro em São Paulo acho a cidade fantástica! Porém muitas pessoas daqui da minha cidade dizem que os curitibanos são um povo racista (O que eu ach mentira)…Enfim, eu sou negro e apesar de ter uma boa condição financeira, tenho medo de ser discriminado. Você confirma a afirmação destas pessoas ou não? Alias, fora o Madalossor(Que algumas pessoas acima falaram mal), Qual outro restaurante Curitiba você me indica? E referente ás pessoas são simpaticas?

    responder
    • Débora

      Bom Dia Jean
      O povo de Curitiba não é nem um pouco racista, nós temos um coração grande que pode caber pessoas de todos os lugares. O restaurante Velho Madalosso é muito bom(apesar de ser muito caro) e outros por Santa Felicidade… Aqui em Curitiba somos quase todos muitos simpáticos e não de incomode se alguém te tratar mal…
      abraços
      Débora

      responder
    • Ana

      Eu aconselho a não ir no madalosso de jeito nenhum. Passe somente na porta e tire uma foto. A comida é horrível, de verdade. Foi uma decepção. A comida estava fria e sem sabor. Não gostamos de absolutamente nada daquele restaurante. Este certamente será o Conselho que darei a todos os meus amigos: não vá ao madalosso.

      responder
      • Silvia Oliveira

        Eu gosto do Madalosso. Mas ele só vale a pena durante a semana, aos fins de semana é absolutamente dispensável. Recebe dezenas de ônibus de excursão. Um horror mesmo! 😀

        responder
  45. Jean De Souza Pires

    Descupe-me por alguns erros de ortografía, é que eu estava com muita pressa e nem reparei!

    responder
  46. Maria

    Olá Silvia!
    Amei as dicas e a forma como você escreve!Vou virar leitora assídua por aqui…
    Estou de mudança pra Curitiba a trabalho. Meu namorado é engenheiro mecânico em São Paulo e está muito disposto a se mudar para Curitiba para começarmos a vida aí. Sei que não tem nada a ver com os assuntos do seu blog, mas você sabe como anda o mercado de trabalho pra engenheiros em Curitiba?Estamos perdidos tentando encontrar alguma coisa!
    Obrigada!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Uia, Maria, não saberia informar. Mas, pelo que sei, o mercado para engenheiros (de diversas áreas) está aquecido no país todo, não? Desejo boa sorte! 😉

      responder
  47. Maria

    Parabéns pelo seu trabalho!

    responder
  48. @vivacamboriu

    Além de toda a beleza das paisagens e da organização da cidade, o que já foi comentado por muitas pessoas neste post, Curitiba tem algo muito importante que é uma vida cultural intensa. Sempre que se sente a falta de respirar um pouco de cultura Curitiba é uma boa opção, e dai a gente aproveita para passear e saborear a boa e diversificada culinária……………………………………………………………………………………. E para quem reclamou que a cidade não tem praia eu acho que tem si, só precisa se deslocar um pouco mais para descer a serra até Balneário Camboriu, que é reconhecidamente a praia preferida dos curitibanos. E isto pode ser facilmente comprovado através da quantidade de horários das linhas de ônibus que fazem a ligação entre as duas cidades.

    responder
  49. Marilia

    Sou carioca em em Julho pretendo ir 4 dias a Curitiba. Ficar hospedada no Centro é uma boa opção? Me de dicas. Bjs!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Sim, é uma boa opção! Mas como todo centro de cidade grande, evite circular sozinha à noite pela região! Abs!

      responder
  50. erica

    Vou em novembro.. pretendo ficar 05 dias.. nao conheço ainda.. Preciso de dicas de hospedagem que sejam mais em conta..prefiro gastar dinheiro com outras coisas na cidade..rs
    Quem pode me ajudar? Viagem turistica, eu e minha mae..qual melhor lugar pra ficar?? Sugestoes?? Obg 🙂

    responder
  51. José Bento

    Depois de várias idas a Curitiba (várias mesmo), no último final de semana fui de fato conhecer a cidade. Falo isso porque das outras muitas vezes sempre fui a trabalho. Desse vez fui fazer turismo. Li e reli todas as dicas da Silvia e possa garantir, me dei bem. Fui com a esposa, filho (10 anos), cunhado, cunhada e afilhada. O primeiro passo foi escolher o hotel, ficamos no IBIS Budget (custo benefício fantástico), baita economia. Almoçamos em um restaurante super bacana (Mamão e mel), comida boa e preço justo, sem contar a ótima localização. Fiquei impressionado com a cidade, muita limpa, bem sinalizada, e ainda contando com varias atrações para os muquiranas de plantão (meu caso). Vou listar os lugares visitados e dar a minha nota.

    Feirinha do Lago – 10 (Bem que a Silvia avisou para não levar dinheiro, rsrsrsrs). Dei a sorte de assitir a um teatro ao ar livre que uma comphania estava encenando em um espaço logo atrás de uma geleria de arte.
    Memorial Ucraniano – 7
    Jardim Botânico – 10
    Museu Oscar Niemayer – 7
    Torre Panorâmica – 8,5
    Parque João Paulo II – 8
    Parque Barigui – 10 – No melhor estilo muquirana, abri mão do almoço de domingo em restaurante para fazer um picnic no parque, foi muito bom.

    Com tantas atrações, terei que fazer uma outra visita a essa cidade. Fica aqui a minha dica, siga as recomendações da Silvinha que vocês se darão bem!!!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Uhu, que legal, José! Obrigada pelo seu feedback e dicas! Apareça sempre! 🙂

      responder
      • marcelo

        o silvia so do interior de São Paulo,e gostaria de saber como ta o mercado de trabalho ai em Curitiba.na parte da logistica,motorista,ja qwe estou desempregado aqwi qweria tentar a sorte ai, deste ja obrigado.

        responder
        • Silvia Oliveira

          Sou jornalista, não saberia dizer como está o mercado na sua área! Abs!

          responder
  52. Carolina Ribas

    Adorei as dicas Silvia! Fui apenas uma vez para Curitiba e um primo me mostrou vários pontos turisticos; fiquei encantada com a cidade por ser moderna, mas preservar a natureza. Nesse final de semana, eu vou com uma colega e tentaremos passear sozinhas, um super desafio. Espero que tudo ocorra bem para que eu possa me surpreender muito mais.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Aproveitem bastante! 🙂

      responder
  53. Ariane

    Excelente lista. As dicas são ótimas. Fora o Madalosso, que é terrível. Atendimento péssimo, ambiente insuportável e comida muito ruim.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Ariane, os turistas têm uma relação de amor e ódio com o Madalosso. Hahaha! Eu já fui várias vezes, gosto da comida… mas muita gente só quer/pode ir nos fins de semana ou feriados, aí já viu, imagine aquilo com 4 mil pessoas, não tem como dar certo (o que eu acho que não é desculpa do restaurante para cair na qualidade, uma vez que o marketing deles é justamente ser “o maior restaurante da América Latina”). A última vez em que estive lá foi há dois meses, numa segunda-feira, estava vazio e comemos moooito bem! 😉

      responder
  54. ANA PAULA RAMALHO

    Oi Silvia,
    Adorei seu site, te curti no face…
    Na verdade adoro viajar também!
    Estou indo para Curitiba esse fim de semana, e estou muito empolgada.
    Anotei todas as duas dicas, e vou tentar realizar uma boa parte delas.
    Minha única dúvida e com relação ao tempo…
    Essa época faz frio por ai?
    Beijos

    responder
  55. adoreeeeeeeeeeeeeeeei a cidade de curitiba

    responder
  56. Sebastian Rodriguez

    Visitei Curitiba/PR, é uma cidade muito bonita, clima excelente, onde impera a natureza e a cidade é mto limpa e organizada. Adorei espero ir outras vezes.

    responder
  57. Midori

    Vou passar o Carnaval 2014 em Curitiba. Alguém sabe como é o clima nessa época lá? Faz calor durante o dia e friozinho à noite, talvez? Chove? Sou do rio, então estou acostumada com o calorão de matar rs

    Em 2013 passei o Carnaval em Foz do Iguaçu e vi as cataratas sob chuva. São lindas ainda assim, mas a chuva sempre me segue 🙁

    Obrigada. Beijos!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Midori! Em março o clima já está mais friozinho em Curitiba e pode chover, sim! Mas para saber certinho só tendo uma bola de cristal, mesmo! 😉

      responder
  58. Sheila G Fittipaldi

    Adoro Curitiba, sou de SP, mas me sinto em casa qdo estou ai! É a cidade dos meus sonhos!! Adorei as pessoas (a gentileza e educação), o clima, os parques… Planejo mudar-me em 2014 para Curitiba, se Deus permitir! E que os anjos digam amém!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Será bem-vinda, Sheila! 😉

      responder
  59. Amei Curitiba vou me organizar pra ir morar ai no proximo ano, fiquei encantada com as pessoas e o lugar. so preciso de uma escola de preferencia pequena com pessoas simpaticas para o meu filho de 7 anos o de 13 vai para escola suiça mas o pequeno eu quero botar em uma escola brasileira super simpatica com contacto com a natureza perto de Pinhais. E gostaria se possivel uma informaçao para o meu filho de 23 anos ele é quimico formado na suiça é facil encontrar trabalho nessa area ai ? muito obrigada e fiquei muito feliz com o seu site

    responder
  60. Paula

    PARABÉNS pelo blog.
    Bem escrito, ótimas fotos, mtas dicas!
    Nasci e moro em Ctba! A cidade ficou melhor do que eu a conheço no seu blog! rsrsrsrsrs
    Acho que faltou um ponto: a rua XV – eu a adoro!
    Continuem com o excelente trabalho!

    responder
  61. Ronaldo

    Estive ontem no shopping center mais bonito do Brasil, o Pátio Batel, refinado, limpo, com uma varanda externa sensacional, bela arquitetura, vale demais a visita. Quem se dispuser a perder um tempinho ( afinal, ir a Curitiba para conhecer shopping não deve ser a praia da maioria) vai se encantar com o Pátio Batel.

    responder
  62. Aline

    Uma cidade mais do que especial! =)

    responder
  63. Soeli

    Sou curitibana e amo minha cidade! Nos demais comentários há várias sugestões para incluir e eu sugiro a correção de uma informação, veja o link http://www.curitiba-parana.net/patrimonio/igreja-rosario.htm

    responder
  64. Norton Stadler

    Sugiro incluir na lista a igreja luterana Christuskirche (Igreja de Cristo) que estará comemorando 101 anos no dia 26 de janeiro. Situa-se no bairro São Francisco na rua Inacio Lustosa, 309 (a meia quadra do Shopping Mueller). Funcionou nas suas dependencias o primeiro jardim de infancia de Curitiba.
    Cultos aos domingos (9:00 as 10:00 em lingua alemã e das 10:30 as 11:30 em lingua portuguesa).

    responder
  65. MRegina

    Gostaria de saber se vale a pena passear em Curitiba no carnaval?

    responder
    • Josenildo

      Só se quiser bastante paz e tranquilidade, porque não costuma ter muito agito por lá. Já passei e descansei muito rs

      responder
  66. silvana

    Oi!!! Parabéns seu blog é muito bom para conhecimetos turisticos de várias cidades,tirou muitas dúvidas minhae claro ajudou bastante pois sou agente de viagens,sempre muito bom conhecer principais pontos turíticos.E Curitiba será minha próxima viagem 🙂

    responder
  67. emiliano

    S
    estou com proposta de salario de 4000R$ + casa+carro, nao conheco o custo da vida. Da para viver com esposa e uma filha de 6 anos? Agora estou em MG
    Obrigado pela ajuda

    responder
    • Silvia Oliveira

      Olá, Emiliano! Com casa e carro incluídos, acho que você poderá se virar bem em Curitiba com R$ 4 mil, sem grandes extravagâncias. De uma maneira geral o custo de vida é mais baixo que outras capitais brasileiras, mas o aluguel está encarecendo muito. Mas se você terá casa… um gasto a menos para você! 😉

      responder
      • emiliano

        Obrigado pela resposta e pela ajuda

        responder
  68. Josenildo

    Eu sou apaixonado por Curitiba ! Meus tios moram em Curitiba e eu visito eles desde que tinha uns 12 anos (tenho 23 agora) todo ano pelo menos uma vez hahaha. Passava as ferias escolares quase todas por la até que meu pai me mandava voltar haha.
    Agora estou querendo ir em definitivo, termino a faculdade no meio do ano e partir para novos desafios e novos ares (mais gelados que os do Rio, por favor! rs)

    Eu amo ir ao botânico ! caminhar, fazer piquenique, ler um livro, qualquer coisa ! Botânico pra mim é o que eu mais amo fazer em Curitiba. Ah, amo o Madero também ! E morria de medo de atravessar a ponte da opera de arame quando era menor ! hahaha

    Vou ali comprar minhas passagens pra Curitiba depois desse post ! Saudades !

    responder
  69. Edivaneide

    Silvia quero ir a Curitiba próx. mês abril; provavelmente irei só, me da maiores dicas…minha primeira vez ai e viajando só! rs Obrigada

    responder
  70. Olá Silvia!
    Vou a Curitiba em julho pela segunda vez. Já anotei mil dicas que vi por aqui, mas gostaria de saber, se possível, se o cinema IMAX faz sucesso por ai? Esse cinema tem em poucas cidades brasileiras, logo, pensei em aproveitar a oportunidade para ir.
    Grata,
    Thaís.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Sim, é famoso por aqui! 😉

      responder
  71. PAULA

    Boa noite Silvia Oliveira,

    Sou paulistana e gostaria muito de morar em Curitiba, mas tenho uma dúvida como está o mercado de trabalho para Técnico em Segurança do Trabalho e qual valor médio dos apartamentos e casas em São José dos Pinhais. Ah! propósito São José dos Pinhais realmente é um bom lugar para morar em termos de educação, saúde, mercado de trabalho, segurança?

    Obrigada!

    Paula

    responder
    • Marina

      Paula, eu não sou da sua área, mas pelo que eu sei tem campo de trabalho nessa área sim.
      Quando a São José dos Pinhais, eu te aconselharia a morar em Curitiba mesmo, que tem mais oportunidade de escolas boas, postos de saúde e hospitais.
      O problema é que Curitiba não é uma cidade muito barata para moradias, tente entrar em sites de locação de casa e faça uma pesquisa, poque muda muito o valor de um bairro para outro.
      😉

      responder
  72. Nivaldo Duarte

    Conheço o Brasil de “canto a canto”, e busquei um lugar especial para morar. E Curitiba de fato, foi a que mais me atraiu! Amo o clima de Curitiba, os bosques/parques, a cidade sempre limpa e de uma beleza sem igual. O povo Curitibano se destaca pela sua elegância e cultura… que difere de outras cidades do Brasil. O Curitibano é do tipo que não se mete em vida alheia, fica na dele! E isso, me agrada e muito! Se preserva em palavras, não é de ficar falando “pelos cotovelos” e dificilmente se mete em confusões. São ponderados… de pouca conversa, e quando falam, evitam a alteração na voz. A maioria prefere o silêncio que desrespeitar a privacidade dos outros. Vi e ouvi, tanto barulho em algumas cidades, que Curitiba passou a ser o meu foco principal para viver. Amo ira aos Shoppings, o que é uma prática constante dos Curitibanos. Escolhi viver aqui por vários motivos…. e viver em Curitiba é a melhor escolha que fiz. E como escritor amo essa cidade que é toda CULTURA…

    responder
  73. Edson Guimarães

    Sou de São José dos Campos já morei em “Joinville”mas queria conhecer Curitiba como faço pra chegar e me hospedar em algum hotel barato e bom,pois pretendo ir de ônibus tenho 62 anos.

    responder
    • Haroldo

      Além dos hotéis indicados aqui, veja os da rede Íbis, que têm diversas localizações na cidade, conforme o seu interesse, e excelente custo benefício. Aproveite a linha Turismo, que passa por locais muito bonitos e dá para ter uma boa noção real da cidade. Boa viagem!!!

      responder
    • Silvia Oliveira

      Edson, perto da rodoviária de Curitiba tem o Ibis Budget.

      responder
  74. Haroldo

    A Primeira Igreja Batista de Curitiba, recentemente, se tornou um ponto turístico oficial da cidade, reconhecida pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Visite-a porque vale à pena!!!

    responder
  75. Samara

    Olá. Adorei o seu texto! No próximo mês nos mudaremos pra Curitiba. Meu marido irá trabalhar na av. das Araucárias, em Araucária. Vc poderia, por gentileza, nos indicar bairros próximos. Grata

    responder
    • Haroldo

      Cic(2 km), Capão Raso(3 km), Portão(4 km) e Água Verde(7 km), em ordem de distância aproximada à partir da Av. das Araucárias. Também na ordem crescente de valores(compra/aluguel) dos imóveis. Congestionamentos há em todos os bairros nos horários(manhã e tarde) de pico. Distância dos bairros ao centro da cidade é inversamente proporcional ao informado aqui, ou seja, Cic(7 km), Capão Raso(4 km), Portão(3 Km) e Água Verde(2 km). Transporte público abrange bem a todos os bairros, em todos os sentidos. Boa vinda!!!

      responder
  76. Marina

    Eu sei que foi escrito faz tempo, mas como só conheci o blog agora é quando estou comentando….
    Antes um parentese…. ADOREI o Blog e sua abordagem!!!!
    Maaas farei uma correção de curitibana chata… No item 11 – rua das flores, apenas a “galeria” que vende flores em frente ao paço da liberdade é a rua das flores… O calçadão que você descreve é o calçadão da XV.
    Bom , eu sou suspeita para falar de Curitiba pq a AMO mais do que tudo, no entanto para as pessoas que ficarão mais tempo vale muuito a pena conhecer a região metropolitana de Curitiba, tem acesso pelo transporte publico e possui turismo rural, museus e cafés coloniais ótimos, alem de cachoeiras.
    Outro ponto bem bacana é o Largo da Ordem no fim de tarde, com o Bar do Alemão, o atendimento não é muito bom e o preço mais salgadinho, mas a carne de onça e o submarino valem a pena.
    Enfim é uma cidade linda!!!!

    responder
  77. Haroldo

    Churrascaria Castell Bianco (Av. São José, 1.240 – Cristo Rei / Fone: 41 3044-7778). Vale à pena conhecer. Criada à pouco tempo, mas com o DNA de uma família tradicional há décadas no ramo de churrascaria. Custo-benefício excelente!!!

    responder
  78. Amei Curitiba!
    Estou amando um Curitibano e pretendo voltar novamente …. espero que com isso eu possa voltar mais vezes.. vamos ver esse namoro se engrena mesmo….
    Anotei todas as dicas aqui apresentadas…
    O que gostei muito foi de uma feirinhas em frente a Faculdade que saboreava toda tarde um pastel eita mas que pastel… sem leite e sem gluten e sem ovo… vê se pode!
    Amei Curitiba. Quem sabe um dia morar vou morar também?
    Beijos e parabéns !

    responder
  79. Marcella Silva

    Sou de Fortaleza e pretendo morar em Curitiba, sou contabilista, gostaria de saber dicas de vocês quanto a encontrar emprego nessa área administrativa. Abraços.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Marcella! O Matraqueando é um blog de viagem.

      responder
  80. Ilca

    Silvia, estou indo pra Curitiba agora em junho… vou passar 4 noites no Íbis Batel e minha cachorrinha Yorkshire vai comigo. Acha que poderei entrar com ela na maioria dos lugares? Como é Curitiba em relação aos animais? Tipo ônibus de turismo, ônibus municipal e até naquele passeio de trem… será que consigo ir com ela? Alguma dica?

    responder
  81. Silvia Miranda

    Olá Silvia!
    Vamos a Curitiba no próximo mês e estou adorando todas suas dicas.
    Adoro seu blog.
    Só estou preocupada com quantos quilos a mais vou voltar desse lugar com tantas dicas deliciosas…rsrsrsrs
    Bjs

    responder
    • Silvia Oliveira

      Silvia, sabe o que eu faço quando viajo para destinos engordativos? Dieta umas duas semanas antes para tentar perder pelo menos uns dois quilos… que serão devolvidos gentilmente durante a viagem! 😀

      responder
  82. Ana Nascimento

    Olá Sílvia, adorei seu blog!
    Sou de Belém, Pará e futuramente irei morar aí em Curitiba. Que diferença, não!
    Gostaria de uma dica: seria melhor eu morar inicialmente em uma pensão e conhecer melhor a cidade até me adaptar ou ir atrás de um imóvel para me estabelecer de vez? Não conheço muito os bairros aí. Irei trabalhar no CHC da UFPR.
    Agradeço se retornar!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Ana!

      Se tiver a possibilidade de ficar em uma pensão antes, acho que seria o ideal. Alugar um imóvel sem entender muito bem a dinâmica da região escolhida é difícil! Boa sorte! Abs!

      responder
      • Ana

        Olá, Sílvia!
        Obrigada pela dica. Em breve estarei por aí! Acredito que irei gostar muito dessa Cidade!
        Renovação!
        Abs!

        responder
  83. Ricardo

    Bem interessante como um post de 2011 traz dicas bem atuais e ainda tem a atenção e as respostas de que o publicou. Parabéns pelo blog! Bom, eu estive em Curitiba no início desse ano por conta de um congresso, fiquei hospedado no Centro e pude conhecer o suficiente da cidade pra me convencer de que é pra Curitiba que pretendo me mudar. Estou vendo as possibilidades de emprego e sei que não é o foco da publicação, mas tenho uma duvida: com um salário de R$ 3,000 da pra se virar em Curitiba? E se possível, gostaria de sugestões de bairros onde poderia morar com essa renda. (Sou solteiro e não tenho filhos).

    responder
  84. Fidelis de Paula

    é seguro passear por curitiba????????????

    responder
  85. Sou carioca mas tive o privilegio de conhecer Curitiba, realmente é um lugar maravilhoso, curti muito a Igreja do Rosario e o MON que me fez lembrar muito o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC Niterói.

    responder
  86. Eric

    Boa noite Silvia.
    Primeiro parabéns pelo blog, fantástico!
    Queria um conselho seu: conheço muito pouco Curitiba, na verdade sempre fui a passeio e fiquei poucos dias no Batel, prox ao Shopping Curitiba.
    Mês que vem estarei morando aí perto da Presidente Venceslau Braz… Fui transferido pela empresa e vou ter 1 mês em um hotel para alugar um apto simples (sou solteiro e vou sozinho); Você poderia me indicar bairros próximos para que eu inicie a minha jornada ?? Vou atrás de um aluguel (ap ou quitinete) de no máximo 1.000,00 …
    Ficaria muito grato se puder aconselhar pois gostaria de morar proximo.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Eric! Conheço muito pouco da região da Avenida Pres. Wenceslau Braz. Os bairros próximos são periféricos e pouco turísticos, portanto não saberia dizer onde é melhor morar. Mais ou menos naquela região (não exatamente grudados na Wenceslau) estão os bairros Portão, Novo Mundo e Capão Raso. Sugiro que você entre em contato com as imobiliárias da cidade para que possam te ajudar. Boa sorte! 😉

      responder
  87. Valeska Caroline

    Nossa amei as fotos e mesmo sem conhecer pessoalmente Curitiba já estou apaixonada, se Deus quiser estarei indo em janeiro para morar aí, é o lugar onde eu encontrei vários cursos especializados na área de Cinema e é isto que estou procurando e com essa cidade linda o que não vai faltar é inspiração. Obrigada por essas informações, amei o blog. ??

    responder
    • Silvia Oliveira

      Seja bem-vinda, Valeska! 😉

      responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar