segunda-feira, 07 de janeiro de 2013

Museu Oscar Niemeyer completa 10 anos como a atração mais visitada de Curitiba

Se você pensava que o Jardim Botânico — cartão postal clássico da capital paranaense — era o ponto turístico mais visitado de Curitiba, errou! Fiquei surpresa também. No ano passado, o Museu Oscar Niemeyer (MON) bateu todos os recordes de visitação, recebendo mais de 30 mil pessoas num único mês.

Numa pesquisa realizada pelo site TripAdvisor, o museu ficou em primeiro lugar na preferência do visitante entre as 48 atrações turísticas de Curitiba. Sem contar que já havia sido eleito pelo site norte-americano Flavorwire um dos 20 museus mais bonitos do mundo. O complexo acaba de completar 10 anos e ajudou a colocar o Paraná na rota das grandes exposições internacionais.

O MON, conhecido também como Museu do Olho por causa da arquitetura frontal da construção, tem mais de dois mil itens no acervo — que não é permanente (o que gera uma espécie de crise de identidade artística, segundo os críticos do ramo).

Já para os leigos como nós resta absorver os 17 mil metros quadrados de área de exposição. Por aqui já passaram obras de Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Antoní Tàpies, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Frida Kahlo, Marc Riboud BrassaÏ, entre outros artistas célebres.

MON Museu Oscar Niemeyer Museu do Olho Curitiba ESpaco Niemeyer

O primeiro piso tem nove salas de exposições, já o subsolo abriga o Espaço Niemeyer, uma exposição permanente de projetos, vídeos, maquetes e fotos das principais obras do arquiteto que também deu forma ao museu que leva seu nome.

MON Museu Oscar Niemeyer Museu do Olho Curitiba Espaco Niemeyer 1

Nesta área também estão o Pátio das Esculturas, um Laboratório de Conservação e Restauro e uma enorme sala onde são realizados cursos e oficinas. No primeiro domingo do mês, além da entrada do museu ser gratuita, as oficinas que acontecem neste dia também são abertas à comunidade sem custo.

Para participar é necessário retirar seu ingresso na bilheteria pelo menos uma hora antes do início porque os cursos lotam rápido.

Daqui você tem acesso por um corredor-túnel (mais-niemeyer-impossível) que leva ao Salão Principal do Olho. O local geralmente acolhe exposições de grande porte. Atualmente, o “olho” recebe a exposição “Múltiplo Leminski” – a maior mostra do Brasil sobre o escritor paranaense.

Interativa e lúdica, a mostra vai além dos haicais (estilo literário que consagrou o poeta) e revela Leminski por inteiro: o publicitário, o tradutor, o fã de histórias em quadrinhos, o pai de família. (Em cartaz até 31 de março de 2013.)

De volta ao térreo — por onde você entrou — estão o Café do MON (caríssimo e com atendimento a desejar nas duas últimas vezes em que estive lá) e a lojinha com livros de arte, catálogos, objetos de decoração, camisetas, bolsas, bloquinhos, agendas… enfim, todas aquelas coisinhas fofas que parecem existir só entre os souvenires de museus!

SERVIÇO

MON – Museu Oscar Niemeyer

Localização: Rua Marechal Hermes, nº 999 | Centro Cívico | Curitiba-PR

Telefone: (41) 3350.4440

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h. (Venda de ingresso até às 17h30)

Entrada: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Grátis para menores de 12 anos e maiores de 60 anos. Entrada franca para todos no primeiro domingo de cada mês.

Horário especial: toda primeira quinta-feira do mês o museu fica aberto até às 20h e, neste dia, das 18h às 20h a entrada é gratuita.

Utilidades: o museu tem fraldário, local para amamentação e disponibiliza  carrinho de bebê e cadeira de rodas. (Disponibilidade sujeita às unidades existentes e de acordo com a ordem de chegada dos visitantes).

Como chegar ao Museu Oscar Niemeyer: veja aqui (Fica próximo do Shopping Muller).

Faça uma visita virtual em 3D sobre as exposições que já vieram para cá!

Dica da Matraca: a Linha Turismo passa por aqui, mas deixe para usar seus tíquetes em atrações em que a visita demore menos. Para vir ao museu, prefira o táxi ou o transporte público e dedique uma tarde inteira ao MON.

Posts relacionados

Linha Turismo Curitiba: veja como aproveitar o city tour oficial da cidade

Cinco atrações grátis e estreladas em Curitiba

23 motivos para você conhecer e se apaixonar por Curitiba

Como ir da rodoviária de Curitiba ao centro da cidade

Como ir do aeroporto de Curitiba ao centro da cidade

Leia também

Quintana Restaurante e Café: gastronomia responsável e estrelada que cabe no seu bolso

Guia de Hospedagem em Curitiba: opções para as classes alta, média e muquirana

Hospedagem boa e barata em Curitiba

Bate e volta desde Curitiba

Vila Velha, Paraná: sítio geológico de 300 milhões de anos está a uma hora de Curitiba

Lapa: como organizar um bate e volta perfeito saindo de Curitiba

Colônia Witmarsum: café colonial, história alemã menonita e descanso ao lado de Curitiba

Cidades Históricas, Serra do Mar e Estrada da Graciosa: quando ir?

Estrada da Graciosa

Passeio de trem pela Serra do Mar

Antonina

Morretes

Ilha do Mel

________________

Fotos: Raul Mattar e Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados. ra

Share