quinta-feira, 03 de novembro de 2011

Mini Cuscuz Paulista: entradinha-chic

O cuscuz paulista é uma das receitas mais versáteis do cardápio brasileiro. Pode ser servido como prato principal, acompanhamento e, com a onda do finger food, já virou entradinha e petisco de uma bocada só.

Há tempos esta receita em tamanho mini tem sido carro-chefe nos meus almoços e happy hours lá em casa. Coloco em forminhas de empada e depois em recipientes próprios para este tipo de comidinha. Veja como é facílimo preparar!

+ Leitor do Matraqueando tem 15% de desconto no seguro de viagem e ainda dá para dividir em até 6 vezes!

Ingredientes

2 latas de sardinha
½ lata de ervilha
½ xícara (chá) de azeitona picada
2 ovos cozidos picados
½ vidro de palmito (opcional)
Uma cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 copos de água quente (400 ml)
3 copos de farinha de milho amarela em flocos
2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha
Sal e pimenta a gosto
Ovo de codorna para decorar

Modo de Preparo

Numa panela média, refogue o alho e a cebola no azeite. Cuidado para não deixar queimar. Em seguida acrescente a sardinha, a ervilha, a azeitona, o palmito e a pimenta a gosto. Mexa devagar em fogo baixo. Coloque a água e, se necessário, ajuste o sal. Vá despejando a farinha aos poucos. Algumas marcas de farinha exigem três copos para esta receita. Com outras, dois são suficientes. Assim que a massa do cuscuz tomar consistência (nem muito seca nem muito molhada) acrescente os ovos picadinhos, a salsinha e a cebolinha e mexe suavemente.

+ Hotel bom e barato no Brasil e no mundo: sem taxa de reserva e cancelamento grátis

Quando começar a desgrudar da panela (é rápido, menos de cinco minutos depois de acrescentar a farinha) desligue o fogo. Coloque nas forminhas, pressionando com uma colher. Não é necessário untar. Deixe esfriar e desenforme na hora de servir. Corte delicadamente os ovinhos de codorna em rodelas e colque por cima do mini cuscuz. Você pode comer o cuscuz frio, mas eu prefiro quentinho. Se for o seu caso é só levar 30 segundos ao micro-ondas. Essa entradinha pode ser feita um dia antes do seu evento. Deixe na geladeira coberta com plástico filme para não ressecar.

Dica da Matraca

Você pode substituir sardinha por atum ou camarão. Caso queira um cuscuz vegetariano tire os ingredientes de origem animal e acrescentar 1 tomate  grande picado e 1 cenoura ralada. Em vez do ovo de codorna você pode usar  pimenta biquinho para decorar os cuscuzinhos!

No meu brogue-mulherzinha, 0 SilviaOliveira.com.br, você encontra mais receitas, dicas de festas e receber bem. Corre lá!

Leia também

Tagliatelle com camarão ao vinho branco

Salmão com erva finas

Verrine de salada tropical

Leia também

Brigadeiro de copinho: luxo de chocolate 

Pavê de morango e suspiro

Verrine de cheesecake com goiabada

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.

Share