sexta-feira, 02 de março de 2012

Petit Verre: bombom de morango no copinho

Esse delicado copinho – na foto não parece, mas ele é bem pequeno – foi a sobremesa que fiz no Natal. Verre em francês significa “copo”. Por isso, petit verre!

É mais uma daquelas tendências da cozinha internacional na linha do finger-food: alimentos pequenos acomodados em microrrecipientes. Uma união entre sabor e beleza, um conceito antigo da alta gastronomia – que sempre aliou o paladar ao visual do prato.

Mas esta receita não tem n-a-d-a de alta gastronomia. Trata-se de um simples bombom de travessa, só que no copo! Poderia ser até numa taça, caso quisesse fazer em porções maiores. Mão à obra, então:

+ Leitor do Matraqueando tem 15% de desconto no seguro de viagem da Mondial e ainda dá para dividir em até 6 vezes! 

Ingredientes

2 caixas de morango
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 gemas de ovo
2 barras de chocolate meio amargo
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena)

Modo de Preparo

Lave bem os morangos e corte-os em rodelas ou em pedaços pequenos. Reserve. Misture o leite condensado com o leite (deixe um pouco do leite para dissolver a Maizena) e as gemas e leve ao fogo brando, mexendo sempre. Quando começar a ferver acrescente o amido de milho dissolvido no leite. Abaixe o fogo e continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo e reserve o creme.

Para fazer o (ou “a” ganahche, nunca sei) ganache derreta as barras de chocolate em banho maria ou no micro-ondas. (Eu derreti no micro. Coloco de 30 em 30 segundos e vou mexendo até derreter tudo.) Acrescente o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo. Reserve. Quando o creme e o chocolate estiverem mornos comece a montar os copinhos. Coloque um pouco do creme branco, acrescente os morangos picados e finalize com o chocolate. Leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas – coberto com filme plástico. Pouco antes de servir decore com fatias de morango. Chelept!

+ Hotel bom e barato? Clique aqui! Sem taxa de reserva e com cancelamento grátis! 😉

Posts relacionados

Brigadeiro de copinho: luxo de chocolate 

Pavê de morango e suspiro

Verrine de cheesecake com goiabada

Leia também

Escondidinho de camarão com queijo coalho

Bobó de camarão na mini moranga 

Salada de frutos do mar

Picadinho de carne ao molho de cerveja preta

Minicuscuz paulista: entradinha chic

Espetinho gourmet com tomate cereja e manjericão

Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.

Share